Como otimizar tempo no treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Como otimizar tempo no treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Escrito por Roberto Gil Espinha

06 set 2018

4 min de leitura

Ter capital humano qualificado é muito importante para que a organização entregue o melhor produto ao cliente, equilibrando entregas no prazo e um trabalho de valor. Por isso é fundamental investir nas práticas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de pessoas: elas garantem que os colaboradores sejam capacitados para desempenharem seu papel na empresa com efetividade, desenvolvendo aspectos comportamentais e profissionais durante todo o tempo em que estiverem na organização.

Apesar de ser tão essencial, muitas empresas sentem dificuldade em fazer a gestão do tempo dos colaboradores no Treinamento e Desenvolvimento por esbarrarem em fatores como: repetição do mesmo treinamento, deslocamento de equipes e paralisação de setores para participarem do T&D.

Quer saber como driblar essas dificuldades e, consequentemente, otimizar a gestão do tempo? Pegue caneta e papel (ou alguma ferramenta tecnológica de sua preferência) e acompanhe o nosso texto!

4 dicas para otimizar tempo no Treinamento e Desenvolvimento de pessoas

A Pesquisa O Panorama do Treinamento no Brasil traz alguns dados sobre tempo em dinheiro gastos com T&D no país no ano passado:

Como podemos observar, o tempo que as empresas gastam com T&D ainda é bastante pequeno se levarmos em conta que a maioria dos colaboradores tem uma jornada de trabalho de 8 horas diárias. É como se no ano todo os colaboradores fossem treinados por menos de três dias.

Esse tempo é inferior, por exemplo, ao tempo anual gasto com treinamentos nos Estados Unidos: 33 horas.

Por isso, é importante aproveitar ao máximo o tempo que os colaboradores e a empresa têm disponível para fazer as práticas de T&D.

Para te ajudar com isso preparamos 4 dicas de metodologias e ferramentas que podem ser adotadas para otimizar a gestão do tempo no Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores:

Microlearning

O Microlearning é uma abordagem de ensino que transmite conhecimento através de pequenas doses (geralmente de poucos minutos). Esse tipo de treinamento é ideal para passar conteúdos de contextualização – importantes para introduzir um novo conteúdo aos funcionários – ou conteúdo de conexão – pequenos conceitos que são necessários para os colaboradores exercerem seu trabalho.

Esse tipo de treinamento pode ser mais informal, como pequenas conversas de alinhamento. É muito eficaz para resolver dúvidas e alinhar propostas em poucos minutos, sem precisar parar toda uma equipe para isso.

Blended Learning

O Blended Learning (ensino híbrido) é uma modalidade de ensino que mescla o EAD (Ensino a Distância) com o presencial. Ele pode ser muito útil para a otimização de tempo porque permite que o seu colaborador adiante conteúdos no modo a distância para socializar e tirar dúvidas presencialmente.

Nossa recomendação sobre o Treinamento e Desenvolvimento através do Blended Learning é contar com conteúdos e atividades diversificadas, para contemplar diferentes estilos de aprendizagem. Promova discussões em equipe e interações presenciais, utilize materiais como vídeos, e-Books e infográficos.

E-learning

O e-learning (ou ensino eletrônico) é uma modalidade de ensino totalmente a distância que precisa de uma plataforma de aprendizagem online para existir.

Esse tipo de aprendizagem é uma ótima forma de otimizar o tempo dos seus colaboradores porque ele não precisa de encontros presenciais, todos os conteúdos podem ser disponibilizados na Plataforma EAD e atividades como provas e discussões podem ser feitas através dela também.

Ainda segundo a Pesquisa “O Panorama do Treinamento no Brasil”, 77% das empresas utilizam e-learning para o T&D de colaboradores, por isso confie no que já está dando certo e aposte sem medo.

Gestão de Tarefas

Para garantir que os treinamentos sejam incorporados definitivamente ao cotidiano dos colaboradores é importante integrar as atividades de T&D às tarefas que eles devem executar dentro da empresa, para que eles definam prioridades e equilibrem os melhores momentos para fazer o treinamento, assim não ficam sobrecarregados nem com tempo ocioso.

Aliando as ferramentas e abordagens corretas acreditamos que você conseguirá otimizar tempo no Treinamento e Desenvolvimento de seus colaboradores. Para obter ainda mais dicas para aprimorar o T&D na sua organização, veja também nosso post sobre Quando e Como Organizar Treinamentos para sua Equipe. Boa leitura!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.