Entenda como delegar tarefas de maneira eficaz

Entenda como delegar tarefas de maneira eficaz

Escrito por Roberto Gil Espinha

01 jul 2015

3 min de leitura

Saber delegar tarefas é uma característica fundamental para um bom líder. Afinal, pessoas que possuem grandes responsabilidades dificilmente conseguem fazer tudo sozinhas. Sendo assim, delegar tarefas significa passar a ter mais tempo para as atividades que não podem ser feitas por outras pessoas e poder trabalhar de forma mais estratégica.

Nesse sentido, saber quem deve ser o responsável por cada atividade é um diferencial na gestão de projetos. Imagine por exemplo pedir para uma pessoa que não tem domínio de idiomas para traduzir textos. Talvez a tarefa pode até ser feita, porém não com a qualidade necessária.

Quer saber como delegar tarefas de maneira eficaz e obter resultados satisfatórios? Continue acompanhando o nosso artigo de hoje!

Aumente a produtividade da equipe com a delegação de tarefas

Um bom gestor consegue tirar o máximo de proveito de sua equipe e fazer com que a sua produtividade aumente. Para isso, defina as atividades da equipe e escolha as pessoas certas para se responsabilizarem por cada ofício.

Atenção, escolher o colaborador errado pode lhe custar muito. É preciso ter a certeza de que o funcionário escolhido é capaz de concluir aquela atividade com eficiência.

Além disso, explique como a tarefa deve ser feita de forma clara, para evitar transtornos futuros. É importante se certificar de que a pessoa entendeu todos os detalhes. Porém, demonstre que está aberto à sugestões.

Estabeleça indicadores de desempenho

É essencial que o gestor acompanhe a tarefa e verifique se ela está sendo realizada da forma correta. Sendo assim, crie indicadores de desempenho para checar a qualidade do trabalho realizado e checar se todas as etapas foram concluídas.

Por meio dos KPIs é possível observar possíveis erros ou pontos que podem ser aprimorados.

Determine em quanto tempo a tarefa deve ser feita

O gestor também deve determinar um tempo hábil para que a atividade seja realizada, observando a capacidade do profissional em realizá-la. Isso porque, quanto mais inexperiente for o colaborador, mais tempo ele precisará para concluir a tarefa e vice-versa.

Acompanhe o andamento do trabalho

É preciso que o responsável pelo projeto tenha liberdade para controlá-lo. Por isso, é de suma importância que o gestor acompanhe o andamento do trabalho, principalmente para conferir se ele será entregue dentro do prazo estabelecido.

Para fazer isso da melhor forma, peça para que o colaborador faça um plano de ação sobre as ações necessárias. Assim, ficará fácil acompanhar como está o desenvolvimento do projeto.

Uma opção interessante para ajudar nesse processo é fazer o gerenciamento de tarefas online, através de um software específico para isso.

Existem diversas formas de se delegar ações, entretanto, o importante é fazer um bom gerenciamento das tarefas e de quem irá fazê-las, a fim de otimizar o tempo de todos os envolvidos e ainda aproveitar os profissionais e suas competências da melhor forma.

Muitas vezes, as empresas possuem colaboradores qualificados, mas que são desperdiçados ou mal aproveitados, fazendo com que eles acabem produzindo menos do que são capazes ou ficam limitados a executar tarefas simples devido à falta de confiança do gestor.

Quer aumentar a produtividade, a competitividade e os resultados de sua equipe, mas tem dificuldade no processo de delegar tarefas? Compartilhe com a gente as suas dúvidas. Nós podemos te ajudar!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (3)

Seu e-mail não será publicado.