Análise SWOT (FOFA): o que é, 3 passos para fazer e modelo

Análise SWOT (FOFA): o que é, 3 passos para fazer e modelo

Escrito por Roberto Gil Espinha

18 mar 2024

9 min de leitura

Atualizado em 15/03/2024

Provavelmente você já ouviu falar da análise SWOT em algum momento, porque ela é uma ferramenta clássica da administração que permite às empresas melhorar a sua atuação.

Então, se você busca uma ferramenta com eficácia comprovada para melhorar o seu negócio, mas ainda não sabe muito sobre a SWOT nem como utilizá-la, este texto é para você!

Nesse artigo você verá:

O que é análise SWOT (FOFA)?

SWOT é uma sigla para: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Ou, em português, FOFA: Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças. Isso significa que ela é uma ferramenta utilizada para analisar cenários e contextos de uma organização antes da tomada de decisões.

Ela analisa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para trazer uma base de conhecimento sobre o mercado e garantir mais segurança nas ações implementadas.

Por que fazer uma análise SWOT?

Uma empresa desenvolve novos projetos para alcançar suas metas. Mas, em meio a muitas ideias, é preciso avaliar e priorizar aqueles que fazem mais sentido e trazem mais retorno. Ou seja, é preciso ter um planejamento estratégico do que será feito, porquê, como e quando.

E é aí que entra a análise SWOT!

O planejamento estratégico é dividido em algumas etapas, sendo a primeira delas justamente a análise de ambientes. Assim, a SWOT tem um papel fundamental para compreender o contexto da organização e dar direcionamento sobre os objetivos mais prioritários e o modo de desenvolvimento dos planos de ação.

| Leia também: 6 passos para fazer um planejamento estratégico que gera resultados

E a análise FOFA não para por aí! Veja mais alguns benefícios que essa super ferramenta proporciona:

Quais as principais vantagens da análise SWOT?

Compreensão do mercado

A análise SWOT permite que a organização compreenda como os elementos internos e externos atuam em conjunto e quais seus impactos para os negócios.

Apoio à estratégia da organização

Através dos dados organizacionais levantados, a análise SWOT facilita ajustes nas ações da empresa, formulando estratégias que aproveitem as oportunidades e diminuam as fraquezas e ameaças.

Melhoria dos produtos e serviços

Ao identificar as forças e fraquezas das entregas, a análise SWOT permite que a organização aprimore seus produtos e serviços.

Tomada de decisão assertiva

A análise SWOT fornece embasamento para que os líderes considerem todos os aspectos relevantes do ambiente interno e externo antes de tomar uma decisão.

Priorização de projetos

A análise SWOT ajuda na priorização de projetos, concentrando os recursos da organização em áreas onde há oportunidades significativas de mercado.

Agora que você já sabe o que é a análise SWOT e porque ela é tão importante, aprenda a como fazê-la na prática! 

Como fazer uma análise SWOT?

A análise SWOT tem como objetivo entender o contexto organizacional. Por isso, ela irá avaliar o ambiente interno da organização (forças e fraquezas) e o ambiente externo (oportunidades e ameaças).

Então, para fazê-la, não tem segredo! São três passos simples:

  1. Análise do ambiente interno
  2. Análise do ambiente externo
  3. Análise dos dados em conjunto

1. Análise do ambiente interno

O ambiente interno se refere aos elementos que a organização tem um certo controle, como: infraestrutura, cultura organizacional, equipamentos, colaboradores, competências, produtos, serviços etc.

Nesta análise, então, você irá considerar: as forças, que são as habilidades e competências diferenciais que destacam a sua empresa do mercado; e as fraquezas, que são as limitações do negócio.

Forças

  • Qual o principal diferencial dos produtos e serviços entregues?
  • Qual vantagem competitiva a empresa tem frente aos concorrentes?
  • Quais elementos da empresa são bem-vistos pelos clientes?
  • Quais habilidades e competências são destaque na equipe?

Fraquezas

  • A empresa está perdendo clientes? Por quê?
  • Sua equipe consegue suprir as necessidades dos clientes?
  • Quais processos e/ou setores tem um desempenho mais baixo?
  • Quais os gargalos da operação?
  • Quais elementos diminuem a reputação da marca no mercado?

2. Análise do ambiente externo

O ambiente externo se refere aos elementos que não dependem da empresa, mas podem afetar seus resultados, como: legislação, mercado financeiro, condições climáticas, questões políticas, entre outros.

Aqui, deve ser considerado: as oportunidades, que são os fatores externos benéficos para a organização; e as ameaças, que são os riscos e desafios que podem comprometer as entregas.

Oportunidades

  • Existe algum nicho de mercado não atendido que a empresa pode explorar?
  • Houve aumento de alguma demanda que a empresa pode atender?
  • Quais tendências do mercado podem ser aproveitadas?
  • Existem parcerias estratégicas que podem ser benéficas?

Ameaças

  • A produção da empresa pode ser impactada por questões climáticas?
  • Há o uso de tecnologias que estão sujeitos à ataques cibernéticos?
  • Como a variação monetária afeta seu negócio?
  • Há escassez de mão de obra na sua área?
  • Há novos concorrentes com soluções melhores?
  • Há mudanças no comportamento do consumidor que podem afetar negativamente a organização?

3. Análise dos dados em conjunto

Depois de reunir todas as informações, é importante fazer uma análise de todos os dados, pensando em: reduzir as ameaças, eliminar as fraquezas, aproveitar as oportunidades e potencializar as forças.

Uma forma interessante de fazer isso, é utilizar a chamada “análise SWOT cruzada”, em que se une os pontos negativos e positivos a fim de ter conclusões mais palpáveis:

  • Pontos fortes x oportunidades: busca estratégias para potencializar o que a empresa tem de melhor.
  • Pontos fortes x ameaças: busca entender como as forças podem combater as ameaças do negócio.
  • Pontos fracos x oportunidades: busca entender quais oportunidades podem fortalecer os pontos fracos do negócio.
  • Pontos fracos e ameaças: busca estratégias para reduzir as fragilidades da empresa

Após esse processo analítico a empresa tem os insumos suficientes para construir planos de ação mais realistas e voltados à estratégia do negócio.

Exemplos de análise SWOT

Empresa de Desenvolvimento de Software

FORÇAS
Equipe de desenvolvedores altamente qualificada e experiente.Cultura de inovação e foco na qualidade. Capacidade de personalizar soluções de software para atender às necessidades específicas dos clientes.  
FRAQUEZAS
Dependência de ferramentas e tecnologias que podem se tornar obsoletas rapidamente.Dificuldade em reter talentos devido à concorrência no setor de tecnologia.Limitações de orçamento para pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.Falta de experiência em marketing e vendas para expandir a marca.
OPORTUNIDADES
Crescimento acelerado do mercado de software. Parcerias estratégicas com empresas de tecnologia para expandir o alcance do mercado.Potencial para oferecer serviços de consultoria em tecnologia junto com o desenvolvimento de software.
AMEAÇAS
Rápida obsolescência de tecnologias e mudanças frequentes nas necessidades dos clientes. Vulnerabilidade a ataques cibernéticos e violações de segurança.Concorrência acirrada por parte de grandes empresas.

Empresa de Consultoria

FORÇAS
Profissionais altamente especializados na área de negócios e estratégia.Forte rede de relacionamentos com clientes de longo prazo.Metodologia de trabalho eficaz.Reputação sólida e histórico de sucesso em projetos anteriores.  
FRAQUEZAS
Dependência excessiva de número limitado de clientes no setor industrial.Limitações de alcance geográfico devido à falta de adaptação a um modelo remoto ou híbrido de trabalho.Altas taxas de serviço.Falta de atuação especializada em áreas de finanças e recursos humanos.
OPORTUNIDADES
Crescente demanda por consultoria em estratégia e transformação organizacional.Parcerias estratégicas com empresas de tecnologia para oferecer soluções integradas aos clientes.Surgimento de novos nichos de mercado.Participação em projetos governamentais ou iniciativas de desenvolvimento econômico.
AMEAÇAS
Concorrência intensa de grandes empresas de consultoria e empresas de tecnologia que estão expandindo para o setor de consultoria.Recessões econômicas que podem levar os clientes a reduzirem os gastos com consultoria.Impacto da automação e inteligência artificial na demanda por serviços de consultoria tradicionais. Mudanças regulatórias que afetam as indústrias-alvo da consultoria.

Empresa de Construção Civil:

FORÇAS
Histórico comprovado de conclusão de projetos dentro do prazo e do orçamento.Relacionamentos sólidos com fornecedores, empreiteiros e autoridades reguladoras.Parcerias com fornecedores confiáveis.Equipamentos modernos e bem conservados.  
FRAQUEZAS
Dependência excessiva de contratos governamentais para a maioria dos projetos.Falta de diversificação de serviços além da construção tradicional.Alto investimento inicial em equipamentos e materiais.Dificuldades na gestão de custos devido a imprevistos nas obras.  
OPORTUNIDADES
Crescente demanda por construção sustentável e ecologicamente correta.Expansão para novos mercados, como construção modular ou renovação de edifícios antigos.Participação em projetos de infraestrutura financiados pelo governo ou parcerias público-privadas.
AMEAÇAS
Riscos associados à segurança no local de trabalho.Impacto de eventos climáticos na conclusão oportuna de projetos de construção. Mudanças nas leis e regulamentações.Flutuações nos preços de materiais de construção e volatilidade nos mercados financeiros.

Modelo gratuito de Canvas de Projeto

Agora que você já sabe montar a sua análise SWOT, dê um passo além e comece a planejar os projetos e iniciativas que irão ajudar você a potencializar suas forças e reduzir o impacto das ameaças do seu negócio. Baixe agora o modelo gratuito!

02. Template - Canvas de Projeto

Dúvidas frequentes sobre Análise SWOT

O que é análise SWOT?

A análise SWOT é uma ferramenta de análise dos ambientes internos e externos de uma empresa, que ajuda a compreender o contexto organizacional e permite um planejamento mais estratégico.

Para que serve análise SWOT?

A análise SWOT serve para analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização.

Como fazer análise SWOT

Para fazer a análise SWOT você precisa seguir 3 passos: 1. Analisar o ambiente externo; 2. Analisar o ambiente interno; 3. Analisar os dados em conjunto.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.