Entenda como funciona a análise SWOT na gestão de projeto
Se você acompanha o nosso blog, sabe a importância que a gestão de projetos tem para o sucesso de uma empresa. Graças a ela, é possível aumentar a produtividade da equipe, controlar a realização das atividades com mais eficiência e reduzir os riscos em suas operações.
Como o mercado consumidor é muito concorrido e exigente, é fundamental utilizar técnicas e estratégias que atendam às necessidades dos clientes. A análise SWOT na gestão de projeto é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade no mercado.
Ao fornecer um diagnóstico completo sobre a situação da empresa, ela pode ser a ferramenta de gestão que você tanto procura. Dessa forma, você vai aprender um pouco mais sobre esse conceito e sobre qual é o seu funcionamento com a leitura deste post. Além disso, citamos as suas principais vantagens. Tenha muita atenção e aproveite!
O que é a análise SWOT?
Um recurso amplamente utilizado para análise de projetos é a matriz FOFA — também conhecida como análise SWOT, ou strengths, weaknesses, opportunities e threats; em tradução direta: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
A ferramenta funciona como uma espécie de “raio X” para um projeto e identifica, como o próprio termo já diz, quais são as suas vantagens e deficiências. Entenda melhor cada uma das etapas da análise SWOT:
- strenghts/forças: nesse ponto da análise, verifica-se os fatores positivos de seu projeto em relação aos outros oferecidos no mercado;
- weaknesses/fraquezas: aqui, os pontos que precisam ser melhorados são identificados;
- opportunities/oportunidades: o ambiente no qual a sua empresa está inserida tem influência direta no sucesso de seus projetos, dessa forma, os fatores relacionados a isso devem ser analisados;
- threats/ameaças: a realidade e o ambiente no qual a empresa se localiza também podem afetar sua performance. Logo, deve-se prever e analisar onde os seus concorrentes conseguem se sobressair.
Como ela funciona?
A análise SWOT na gestão de projeto deve ser utilizada para conhecer o seu potencial estratégico. Ela permite um conhecimento aprofundado das potencialidades e dos limites do produto.
Primeiramente, é necessário identificar os pontos positivos que fazem com que seu projeto se destaque no mercado, por exemplo:
- localização privilegiada;
- potencial de consumo no mercado;
- uso de novas tecnologias;
- tamanho e união da equipe de trabalho;
- quantidade de ativos, de equipamentos e de capital de giro.
Cada tipo de empreendimento vai ter suas características especiais que o diferenciam dos demais. Após conhecê-las, você deve montar um plano de ações, a fim de maximizar as potencialidades do projeto. Se a sua equipe já está engajada, procure por novas maneiras de aumentar ainda mais essa qualidade, por exemplo.
As fraquezas são elementos internos que atrapalham o desempenho das atividades. Elas estão presentes em todos os tipos de negócios e devem ser encontradas e solucionadas o quanto antes. As situações que melhor exemplificam esse pensamento são a ausência de recursos e de matérias-primas, a falta de qualidade na equipe, o uso de técnicas obsoletas e o descumprimento dos prazos de entrega
O próximo passo está relacionado às oportunidades que o mercado oferece. Na maioria dos casos, elas estão fora do seu controle e precisam ser analisadas e aproveitadas com muita eficiência. Qualquer deslize ou erro pode abrir uma brecha para seus concorrentes. Todos os seus projetos devem ser planejados e executados para suprir essa demanda e fazer com que o mercado aceite seu produto da melhor maneira possível.
As ameaças são os fatores externos à empresa e que devem ser superados em sua rotina de trabalho. A entrada de um novo concorrente ou a mudança de uma legislação podem ameaçar seus projetos.
Em todas as situações, o planejamento estratégico garante a obtenção de resultados positivos e garante mais segurança e autonomia para tomar decisões.
Quais são as suas vantagens?
Após descobrir o que é a análise SWOT na gestão de projeto e como ela deve ser aplicada, chegou o momento de conhecer os seus benefícios.
Redução de riscos
Todos projetos de uma empresa estão sujeitos a vários tipos de riscos. Como dito anteriormente, a técnica SWOT faz com que um profissional da tecnologia da informação conheça toda a sua infraestrutura de trabalho e todo o mercado ao seu redor. Dessa forma, ele consegue encontrar os gargalos operacionais e financeiros que não favorecem o crescimento dos projetos.
Essa metodologia cria dispositivos e oportunidades para a elaboração de um planejamento estratégico, visando à redução dos riscos e ao aumento de produtividade. Isso acontece porque você utiliza um ponto de vista diferenciado sobre aquilo que ocorre no negócio.
Integração das equipes
Para que a análise SWOT na gestão de projeto alcance seus objetivos, é fundamental que haja a integração e a cooperação entre todos os funcionários envolvidos. Seus participantes devem analisar e opinar sobre as ideias e os conceitos a serem implementados nos projetos.
Como eles lidam diariamente com os problemas em suas rotinas de trabalho, é possível encontrar soluções palpáveis e práticas de serem implementadas. Ela também fomenta o compartilhamento de informações e faz com que os colaboradores sejam mais engajados e alinhados aos objetivos estabelecidos.
Conhecimento sobre o mercado
O mercado consumidor é instável e pode surpreender um profissional muito experiente. Desse modo, a análise SWOT na gestão de projeto facilita o entendimento das relações existentes entre empresas, concorrentes e clientes. Então quem a aplica pode criar um planejamento adequado às suas necessidades e que esteja de acordo com às exigências dos projetos.
A gestão de projetos já não é um diferencial para uma empresa que quer se destacar. Ela é um conceito básico para a melhoria dos processos produtivos e o aumento de produtividade. Portanto, suas técnicas devem guiar o dia a dia de trabalho de um profissional que deseja estar atualizado com as melhores práticas do mercado.
A análise SWOT na gestão de projeto faz com que você tome decisões mais eficientes. Ao utilizá-la em sua empresa, você melhora a quantificação de resultados e cumpre os prazos de entrega com facilidade.
E então, gostou do nosso conteúdo? Quer aprender mais sobre o assunto? Veja como a gestão de projetos deve ser aplicada na tecnologia da informação!