Curva em S: descubra tudo sobre o gráfico de acompanhamento do projeto

Curva em S: descubra tudo sobre o gráfico de acompanhamento do projeto

Escrito por Roberto Gil Espinha

24 Feb 2023

4 min de leitura

A gestão de projeto envolve muitas ações de planejamento e tomada de decisão. Mas, nada disso adianta sem o monitoramento do progresso do projeto, certo?

Uma das maneiras mais eficientes de fazer esse acompanhamento é por meio da curva em S , uma ferramenta que compara o planejamento com a realidade do projeto.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste texto você vai aprender:

  • O que é curva em S?
  • Por que é importante utilizar a curva em S?
  • Como funciona a curva em S do projeto?
  • Acompanhamento completo dos projetos: como fazer?

O que é curva em S?

A curva em S é uma representação gráfica que relaciona a quantidade de trabalho investida ao longo do tempo.

Assim, nesse gráfico, o eixo vertical (y) corresponde à baseline de custos e trabalho, enquanto o eixo horizontal (x) corresponde ao tempo de andamento do projeto.
exemplo de curva s

Aí você pode se perguntar: mas porque curva em S?

Geralmente a etapa do ciclo de vida do projeto em que há mais gastos é a execução. Então, ao comparar as despesas ao longo do tempo, o projeto inicia com menos custo, há uma ascendência nos gastos e, ao final, há uma estabilização financeira.

Dessa forma, a curva do gráfico assemelha-se muito a letra “S” , por isso, o nome “curva em S”.

 

 

Por que é importante utilizar a curva em S?

A curva em S apresenta a quantidade de trabalho investida e o tempo de duas maneiras: o que foi estimado no planejamento e o que foi realizado, o que permite comparar e analisar o projeto.

Com isso, ela evidencia os desvios, sendo uma importante aliada para:

  • Identificar a saúde do projeto;
  • Evitar riscos negativos;
  • Tomar decisões mais assertivas;
  • Melhor utilização dos recursos;
  • Implementar melhorias durante o andamento;
  • Garantir o sucesso do projeto.

Agora que você já os benefícios que ela traz para a execução do projeto, entenda como ela pode ser utilizada no dia a dia dos gestores:

Como funciona a curva em S do projeto?

Como a curva em S leva em consideração as estimativas de custo e esforço, o primeiro passo para construí-la é justamente estabelecer a linha de base do projeto.

Se você quiser aprender mais sobre o que é a baseline do projeto e como montá-la, nós temos um webinar completo sobre o tema. Não deixe de conferir!

Com a linha de base estruturada, o gráfico pode ser montado conforme as atividades forem avançando. Normalmente, esses dados são atualizados mês a mês, mas nada impede que eles sejam acumulados por trimestre, semestre ou por ano, dependendo da necessidade do projeto.

Ainda confuso? Então confira um exemplo de como a curva S funciona e como interpretar seus resultados:

Exemplo de curva em S do projeto

Exemplo ilustrativo de uma curva em S
Confira esse conteúdo completo: o que é curva em S do projeto e como aplicar em seus projetos

Mas, atenção!

A curva em S é uma das maneiras mais eficientes de acompanhar o projeto, mas, ela sozinha não é suficiente para otimizar a execução e ter os melhores resultados possíveis. Por isso, é importante combiná-la com outros elementos, veja só:

Acompanhamento completo dos projetos: como fazer?

Monitorar o projeto pode parecer uma atividade simples, de apenas mediar as atividades que estão ocorrendo. Porém, para que isso seja bem-feito e tenha impacto sobre o projeto, é preciso considerar muitos dados e utilizar os mecanismos corretos.

Por isso, por abranger várias estimativas e processos, um acompanhamento eficaz deve implementar a utilização de gráficos, relatórios e sistemas que auxiliem a ter uma percepção fácil de tudo isso.

Então, é interessante que você combine a curva em S com a análise do status report, acompanhamento de horas gastas e esforço total do projeto, por exemplo.

Se você quiser mais sobre como acompanhar os projetos da melhor maneira possível, nós temos um e-book gratuito sobre o assunto: acompanhamento de projetos – o guia completo para o sucesso. Confira!

Além disso, para facilitar ainda mais o monitoramento dos seus projetos, você também pode baixar a nossa planilha de gerenciamento de projetos. Com ela, você pode controlar as horas gastas no seu projeto por meio da timesheet e estruturar o cronograma de modo muito mais fácil.

 

 

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (3)
  • Quero falar aqui que sua matéria me foi de muita ajuda e informação valiosa por ser de muita qualidade e bom conhecimento. São poucos sites que tem esse apreço pelo leitor. OBG

  • Seus artigos são bem informativos, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.

  • Olá, boa noite.
    Eu sou o Hamilton Riva, escrevo a partir de Portugal. Gostei do artigo, muito bom mesmo. No entanto, gostaria de saber qual o ano de publicação do artigo. Obrigado!

Seu e-mail não será publicado.