Panorama GP: estatísticas de gerenciamento de projetos para 2024

Panorama GP: estatísticas de gerenciamento de projetos para 2024

Escrito por Roberto Gil Espinha

30 jan 2024

16 min de leitura

Você costuma acompanhar estatísticas de gerenciamento de projetos para tomar as decisões certas para os seus objetivos?

O gerenciamento de projetos não é apenas uma tarefa administrativa, mas sim um investimento estratégico para alinhar as iniciativas organizacionais e concretizar objetivos de negócio.   

Organizações que usam práticas de gerenciamento de projetos de forma consistente têm uma taxa de sucesso de 92% no cumprimento dos objetivos do projeto 

(PMI) 

A perspectiva positiva da taxa de sucesso associada ao gerenciamento de projetos destaca a sua capacidade de criar um ambiente propício à inovação e ao crescimento. Em um mundo cada vez mais complexo e volátil, é importante contar com as ferramentas e técnicas necessárias que ajudam a tomar decisões mais informadas e a se adaptar às mudanças. 

Um caminho promissor, mas ainda cheio de desafios…  

Um dos principais desafios enfrentados pelas organizações é a falta de compreensão do valor do gerenciamento de projetos. De acordo com uma pesquisa do Project Management Institute (PMI), 58% das organizações admitem abertamente não compreender o valor do gerenciamento de projetos. 

Com base nisso, podemos perceber que, apesar da relevância da gestão de projetos no contexto atual, muitas empresas ainda estão em um processo embrionário de implementá-la.  

52% estão insatisfeitos com o nível atual de maturidade de gestão de projetos na sua organização 

(Wellingtone) 

Por isso, se o seu objetivo é aprimorar a gestão de projetos e elevar a maturidade da sua empresa neste quesito, separamos uma lista de estatísticas para que você saiba por onde começar. Afinal, decisões assertivas são tomadas com base em dados, não é?  

Estatísticas de gerenciamento de projetos: cenário atual do mercado

O gerenciamento de projetos envolve uma série de requisitos, como metodologias, práticas e ferramentas que você deve escolher ao aplicá-lo. Por isso, para que suas escolhas sejam assertivas e você saiba analisar o que faz mais sentido para sua realidade, o primeiro passo é entender o contexto atual de gerenciamento e como os projetos têm se comportado.   

Da pandemia do Covid-19 ao mundo VUCA e BANI 

Com as evoluções tecnológicas e meios de consumo mais imediatos, a gestão de projetos passa por transformações. O modelo preditivo deixa de ser tão usual e, cada vez mais, práticas ágeis começam a ser implementadas nos processos.  

Essa mudança vinha acontecendo de forma lenta e gradual desde o final do século XX. Porém, com a pandemia do Covid-19, as empresas tiveram que se adaptar rapidamente a novos modelos de trabalho e produção, o que acelerou essa transição e trouxe impactos mais significativos.  

58% dos respondentes indicam um impacto moderado ou significativo da Covid-19 na gestão de projetos e programas, levando-os à falha 

(KPMG) 

De acordo com a KPMG, mais da metade das empresas viu seus projetos darem errado porque não estavam preparadas para uma mudança abrupta. Isso abriu os olhos dos gestores para a importância de desenvolver projetos que sobrevivam à incerteza e à instabilidade do mercado.  

estatística de gp - mundo vuca VS mundo bani

 

Assim, após a pandemia, o mundo deixa de ser VUCA e passa a ser BANI, exigindo uma mudança organizacional em todos os âmbitos, áreas e setores. Segundo o PMI:  

“O que estamos vendo é uma mudança fundamental na forma como as organizações planejam e executam iniciativas. Elas são chamadas empresas dinâmicas: estão focadas em resultados, e não em processos.  

As empresas dinâmicas vão além de reagir ou adotar mudanças, elas capacitam as pessoas para fazer mudanças acontecerem.” 

– Pulse of Profession (2021) 

Primeiro indício de um novo gerenciamento de projetos: o PMBOK 7 

Após a pandemia do Covid-19 o foco do gerenciamento de projetos deixa de ser os processos e passa a ser os resultados. A maior evidência dessa mudança é a reformulação do PMBOK, maior guia de gestão de projetos existente.  

O PMBOK é atualizado a cada cerca de quatro anos para incluir novas ferramentas e métodos de gestão. Porém, até a sétima versão, ele nunca havia sido reformulado!  

Sua versão mais atualizada contém uma estrutura completamente nova e todo o conteúdo é embasado em um novo conceito: o Tailoring (método de adaptação dos processos aos novos cenários). 

|Quer saber tudo sobre o novo PMBOK? Baixe nosso e-book completo!  

Contexto atual – quais as tendências?  

Se o novo foco é a capacidade de se adaptar, o gerenciamento de projetos atual fala muito mais sobre PESSOAS do que mecanismos de gestão!  

  • Até 2027, a economia global exigirá 87,7 milhões de funções de gerenciamento de projetos (PMI) 
  • Empresas que valorizam habilidades profissionais têm maior agilidade organizacional e maiores taxas de sucesso nos projetos (PMI) 
  • 96% dos líderes de RH estão mais preocupados com o bem-estar dos funcionários hoje do que estavam antes da pandemia (Gartner)  
estatística de gp - pesquisa global anual do PMI

E essas habilidades profissionais acompanham outra grande tendência desta era: a transformação digital.  

  • Até 2026, a adição de tecnologias avançadas aumentará consideravelmente, com destaque para a Inteligência Artificial, que crescerá de 21% para 49% (PMI) 
  • Para 67% das empresas, a transformação digital está relacionada à visão estratégica e futura do negócio (PWC)  

Estatísticas sobre o planejamento dos projetos 

O planejamento do projeto é muito importante para direcionar como os objetivos serão alcançados e garantir a viabilidade das iniciativas. Segundo a Wellingtone, 52% das empresas consideram a construção do escopo do projeto como parte deste planejamento.  

Isso demonstra que, mesmo em um contexto incerto, delimitar dados básicos do projeto e criar planos de ação continuam sendo relevantes. Mas, agora, sob um olhar mais maleável: 

67% das organizações realizam formalmente atividades de gerenciamento de mudanças organizacionais durante o ciclo de vida do projeto 

(KPMG) 

Ou seja, há planejamento de iniciativas, mas de forma aberta a alterações. Nesse contexto, as metodologias ágeis ganham destaque: 

A agilidade está em alta, mas o presente é HÍBRIDO!  

No Brasil, um terço dos CEOs não acredita que suas empresas serão economicamente viáveis em uma década, caso mantenham os rumos atuais 

(PWC) 

Ou seja, a natureza flexível do ágil tem demonstrado ser uma resposta eficaz aos desafios complexos e dinâmicos dos projetos modernos, mas, nada é fixo e definitivo.  

Estatísticas sobre as equipes e profissionais de projetos 

A perspectiva para os profissionais de projetos é promissora. De acordo com o “Job Growth and Talent Gap” (PMI), estima-se que até 2027 os empregadores precisarão de 87,7 milhões de pessoas trabalhando em funções orientadas para o gerenciamento de projetos. 

Mas, por que essa demanda é tão alta? 

Apesar da importância da gestão de projetos para os negócios, as empresas começaram apenas recentemente a valorizar estes profissionais.  

Mais de 80% dos entrevistados disseram que o gerenciamento de projetos está sendo feito, pelo menos às vezes, por alguém cujo título não contém “gerenciamento de projetos” 

(Smartsheet) 

Ou seja, as empresas verificam a necessidade de um profissional que execute e gerencie os projetos, mas acaba alocando seu próprio pessoal, o que gera uma forma de gestão improvisada e imatura.  

  • 65% dizem que adotam responsabilidades de gerenciamento de projetos porque ninguém mais assume a função de PM. (Smartsheet) 
  • 45% dos gerentes de projetos cidadãos (não especializados) dizem que gerenciam projetos simplesmente porque seu supervisor pediu.  (Smartsheet) 

Se essa lacuna é percebida, por que as empresas não contratam profissionais especializados? 

A resposta não é tão simples! 51% das organizações esperam que seus gerentes de projeto tenham algum tipo de certificação para sua função (PMI), mas há lacunas no mercado como um todo.  

Apenas 11,7% das empresas dizem não sentir falta de habilidades ou competências em seus colaboradores 

(GPTW) 

Isso significa que a maioria das organizações não tem profissionais devidamente qualificados para suas funções, tanto em quesitos técnicos quanto comportamentais.  

estatística de gp - lacuna no desenvolvimento de habilidades - fonte GPTW

Fonte: (GPTW) 

E esse gap não é percebido apenas em relação aos gerentes de projetos, mas se estende às equipes. 

Equipes de projeto 

Se há falta de profissionais especializados, a tendência é manter equipes pequenas em projetos.  

Apenas 30,5% das equipes de projetos têm mais de 10 funcionários  

(PMI) 

Isso não necessariamente seria um gap. Equipes pequenas podem focar e concluir projetos com excelência. Porém, segundo as pesquisas, isso tem se mostrado um problema.  

  • 20% dos líderes executivos sentem que as equipes de projeto geralmente têm falta de pessoal (Smartsheet) 
  • 43% das pessoas que participam das equipes dizem que falta pessoas (Smartsheet) 

E o que as empresas estão fazendo para contornar essa situação?  

Para lidar com essa realidade, as empresas têm investido no treinamento de seus colaboradores. 

  • 61% das organizações oferecem alguma forma de treinamento em gerenciamento de projetos (PMI) 
  • 47% das organizações fazem um esforço extra para desenvolver carreiras de PM (PMI) 

Diversidade das equipes de projeto 

A diversidade tem se mostrado um caminho promissor. Segundo o PMI, 88% dos profissionais concordam que ter equipes diversificadas aumenta o valor gerado, mas ainda existem barreiras a serem superadas. 

  • 20% das mulheres estão em nível de gestão de projetos, em comparação com 23% dos homens. Parece pouco, mas deve-se considerar a disparidade de volume total de homens e mulheres na área. A expectativa é que a proporção seja de 3 em 1 para os homens. 
  • As mulheres ganham cerca de 20% menos do que os homens por trabalho de igual valor, segundo as Nações Unidas. Para as mulheres gestoras de projetos a disparidade salarial na maioria dos países é inferior à média global, mas ainda bem significativa. 

Estatísticas sobre falhas na gestão de projetos 

Segundo pesquisa da Wellingtone, os principais desafios em projetos estão relacionados com a falta de preparo para lidar com a complexidade atual. Dentre os itens elencados como mais frequentes, destacam-se: o baixo treinamento dos profissionais, a necessidade de gerenciar múltiplos projetos e a falta de recursos. 

Fonte: (Wellingtone) 

Com base nisso, poderíamos concluir que boa parte das falhas de gerenciamento se dão pela falta de uma estrutura apropriada para gerenciar os projetos. Mas, o curioso é que, nesta mesma pesquisa, 82% das organizações afirmam ter ao menos um PMO 

Ou seja, o real problema não está na estrutura ou no entendimento acerca dos projetos, mas na maturidade das empresas para lidar com eles. Mais da metade das organizações têm escritórios específicos para gerenciar projetos, mas não conseguem pôr em prática as melhores ferramentas e métodos para fazê-lo.  

Um dado que comprova isso é o de que:  

47% dos respondentes dizem não ter acesso a KPIs de projeto em tempo real e 50% gastam 1 ou mais dias agrupando manualmente relatórios de projetos 

(Wellingtone) 

Com tantas tecnologias disponíveis, ver dados como esse é muito preocupante, porque representa um desperdício enorme de tempo e dinheiro nas organizações. 

como implantar PMO escritório de projetos

 

Estatísticas sobre o uso de softwares de gerenciamento de projetos 

A tecnologia tem sido a maior responsável pelas otimizações organizacionais e melhorias de eficiência. Um estudo recente da McKinsey mostra que as tecnologias em nuvem podem gerar US$ 3 trilhões com redução de custos, ganhos na produtividade e, principalmente, na geração de novos modelos de negócios até 2030. 

O impacto dos softwares no gerenciamento de projetos  

A atualização para um software moderno de gerenciamento de projetos pode aumentar a produtividade em até 50% e economizar até 20% nos custos do projeto 

(PMI) 

Assim, implementar tecnologias específicas da área, representa uma enorme oportunidade para organizações, que podem economizar tempo, dinheiro e recursos ao implementá-las. Além disso, fatores pessoais, de saúde mental e felicidade no trabalho, também podem ser associados à essa tecnologia:  

  • 78% dos profissionais que usam software específico de gerenciamento de projetos dizem que a abordagem de sua empresa oferece equilíbrio entre vida pessoal e profissional (Smartsheet) 

Então, quando falamos de gestão de projetos, concluímos que os softwares deveriam ser amplamente utilizados dados seus benefícios. Porém, aqui, novamente a falta de maturidade se mostra presente.  

A presença dos softwares no gerenciamento de projetos nas empresas atuais 

Apenas 1 em cada 4 organizações usam algum tipo de software de gerenciamento de projetos 

(Wellingtone) 

Os softwares de gerenciamento de projetos são projetados para dar apoio as tarefas e facilitar o desenvolvimento dos projetos, mas, infelizmente: 

  • Apenas 35% dos entrevistados relatam usar essas ferramentas para fazer seu trabalho (Smartsheet) 
  • Entre os gerentes de projetos cidadãos (não especializados), apenas 11% usam software de gerenciamento de projetos (Smartsheet) 

| Leia também: 7 melhores softwares de gestão de projetos do mercado  

Estatísticas sobre maturidade e desempenho dos projetos 

O desempenho nos projetos está amplamente relacionado ao nível de maturidade de gerenciamento. Empresas com maior maturidade, tendem a alcançar metas com muito mais sucesso, ficando dentro do orçamento e prazos estipulados.  

estatística de gp - maturidade e performance em gestão de projetos - fonte Pulse of Profession

Fonte: (Pulse of Profession)  

Nesse contexto, podemos questionar o desempenho atual dos projetos, visto que mais da metade das organizações está insatisfeita com sua maturidade de gerenciamento.  

  • Apenas 43% das empresas relataram que, na maioria das vezes, concluem seus projetos dentro do orçamento estabelecido (Wellingtone) 
  • Em média, 11,4% do investimento é desperdiçado devido ao mau desempenho dos projetos (PMI) 
  • 78% dos projetos ultrapassam o orçamento ou sofrem atrasos nos prazos (PMI) 

Frente a isso, vem o questionamento: o que fazer para elevar essa maturidade?  

Próximos passos… 

A resposta para o sucesso é investir em práticas sólidas de gerenciamento de projetos, que não sejam apenas meras formalidades e elevem de fato a maturidade das empresas.  

O final do artigo de tendências de 2022, do PMI, encerra-se com a seguinte frase:  

“O futuro não é algo que você fica esperando. O futuro é a realidade que você decide criar” 

(PMI) 

Então, se o seu objetivo é melhorar as práticas de gerenciamento, em resumo, isso depende de você. Leia, analise, procure soluções completas e, acima tudo, coloque em prática!   

Quer uma ajuda de por onde começar? Aqui vão algumas indicações:  

[MASTERCLASS] Como aplicar IA na gestão de projetos: passo a passo, ferramentas e prompts 

Conheça o artia! A solução para elevar a maturidade da gestão de projetos  

Você viu que organizações que usam softwares avançados para gerenciamento de projetos conseguem melhorar a produtividade, reduzir custos e realizar uma gestão de mudanças mais efetiva, né?  

O artia é o software nacional mais completo para gestão de projetos, tarefas e equipes, com mais de 30 ferramentas para o planejamento, execução e acompanhamento.  

Inicie agora sua jornada rumo a alta maturidade com um teste grátis de 10 dias da nossa solução! 

Referências 

DIGITAL.AI. Annual State Of Agile Report. Disponível em: <https://info.digital.ai/rs/981-LQX-968/images/AR-SA-2022-16th-Annual-State-Of-Agile-Report.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2024. 

DIGITAL.AI. Annual State Of Agile Report. Disponível em: < RE-SA-17th-Annual-State-Of-Agile-Report.pdf (digital.ai) >. Acesso em: 23 jan. 2024.  

GARTNER. Futuro do Trabalho. Disponível em <https://www.gartner.com.br/pt-br/insights/futuro-do-trabalho>. Acesso em: 23 jan. 2024.  

GPTW. Relatório Tendências 2023. Disponível em: <https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms%2Ffiles%2F2705%2F1679517849Great_People_GPTW_Relatorio_Tendencias_2023_final_compressed.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2024.  

KPMG. Project Delivery Performance in Australia. Disponível em: < https://assets.kpmg.com/content/dam/kpmg/au/pdf/2020/aipm-australian-project-delivery-performance-survey-2020.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2024.  

PMI. Forging Future Focused Culture. Disponível em: <https://www.pmi.org/learning/library/forging-future-focused-culture-11908>. Acesso em: 23 jan. 2024.  

PMI. Megatrends 2022. Disponível em: <https://www.pmi.org/-/media/pmi/documents/public/pdf/learning/thought-leadership/pmi-megatrends-2022.pdf?rev=2fdbcb020c744fd68a62774c5b26e486&sc_lang_temp=pt-BR>. Acesso em: 23 jan. 2024.  

PMI. Project Management Job Growth and Talent Gap Report. Disponível em: < https://www.pmi.org/learning/careers/job-growth>. Acesso em: 23 jan. 2024.   

PMI. Pulse Of The Profession 2021 Report. Disponível em: https://www.pmi.org/-/media/pmi/documents/public/pdf/learning/thought-leadership/pulse/pmi_pulse_2021.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2024.  

PMI. Pulse Of The Profession 2023 Report. Disponível em: <https://www.pmi.org/-/media/pmi/documents/public/pdf/learning/thought-leadership/pmi-pulse-of-the-profession-2023-report.pdf?rev=d778a5ca16984f1ab8d75aa40d5bc995&sc_lang_temp=pt-BR>. Acesso em: 23 jan. 2024.  

PWC. CEO Survey 2023. Disponível em: <https://www.pwc.com.br/pt/estudos/preocupacoes-ceos/ceo-survey/2023/26_CEO_SURVEY_Caderno_EU_R.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2024.  

PWC. CEO Survey 2024. Disponível em: <https://www.pwc.com.br/pt/estudos/preocupacoes-ceos/ceo-survey/2024/27_CEO_SURVEY.pdf. Acesso em: 23 jan. 2024.  

PWC. Índice de Transformação Digital Brasil 2023. Disponível em: <https://www.pwc.com.br/pt/estudos/servicos/consultoria-negocios/indice-transformacao-digital-brasil-2023.html>. Acesso em: 23 jan. 2024. 

SMARTSHEET. Future Work Management Report. Disponível em: <https://pt.smartsheet.com/future-work-management-report>. Acesso em: 23 jan. 2024. 

WELLINTONE.CO. The State of Project Management Report 2020. Disponível em: <https://wellingtone.co.uk/wp-content/uploads/2020/06/The-State-of-Project-Management-Report-2020-Wellingtone.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2024.  

WELLINGTONE. The State of PM 2021. Disponível em: <https://wellingtone.co.uk/wp-content/uploads/2021/03/The-State-of-PM-2021.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2024. 

 

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.