Análise de maturidade em projetos: como fazer + diagnóstico

Análise de maturidade em projetos: como fazer + diagnóstico

Escrito por Roberto Gil Espinha

20 fev 2023

2 min de leitura

Concorda que, se você não conhece algo direito, é muito difícil conseguir ter ideias e opiniões sobre aquilo?

Então, no universo da gestão de projetos a realidade é a mesma. Se você não conhece a fundo . seus projetos, dificilmente conseguirá encontrar maneiras de trazer mais resultados e melhorar seus processos.

Nesse contexto, a análise de maturidade em projetos . é uma ótima saída para entender melhor a realidade da organização e ter um direcionamento de ações para desenvolvê-la. Quer saber sobre esse assunto? Então siga a leitura para descobrir:

  1. O que é maturidade de um projeto?
  2. Por que é importante analisar a maturidade dos projetos?
  3. Níveis de maturidade em projetos
  4. Como fazer a análise de maturidade em projetos?
  5. Diagnóstico de maturidade em gestão de projetos

O que é maturidade de um projeto?

A maturidade de projetos representa o quão preparada a organização está para realizar projetos . Ou seja, ela avalia o uso dos processos, das ferramentas e das competências de gestão de projetos nas diversas áreas organizacionais.

Assim, o principal objetivo da análise de maturidade dos projetos é medir se a empresa executa as atividades do modo mais eficiente possível . e, caso não, indicar os principais pontos de melhoria.

Com isso, os gestores conseguem ter uma visão melhor das forças e fraquezas, tendo uma tomada de decisões mais assertiva . e facilitando alguns elementos da gestão. Veja só:

Analisar a maturidade dos projetos é muito importante para entender quais são os pontos falhos da organização e implementar as mudanças corretas, que realmente levarão ao alcance de melhores resultados.

Dessa forma, através da análise de maturidade em projetos, é possível identificar:

  • Gaps da gestão;
  • Gargalos operacionais;
  • Pontos de falha nos processos;
  • Atrasos em relação aos concorrentes.

Ao compreender esses pontos, os gestores têm uma visão mais clara dos próximos passos a serem seguidos, conseguindo:

  • Otimizar o fluxo de trabalho;
  • Implementar mudanças coerentes;
  • Alcançar mais eficiência;
  • Aumentar a produtividade;
  • Ter entregas de maior valor;
  • Identificar oportunidades;
  • Priorizar os investimentos;
  • Implementar a melhoria contínua.

Agora que você já sabe por que deve fazer a análise de maturidade em projetos, vamos entender como ela funciona?

Níveis de maturidade em projetos

A análise de maturidade em projetos indica a capacidade da organização gerenciar seus projetos. Por isso, geralmente ela é dividida em níveis de gestão, que vão indicar o quão preparada e estruturada a gestão de projetos está.

A nomenclatura destes níveis varia de acordo com o modelo e diagnóstico realizado. Mas, no geral, a maioria é equivalente e considera 5 níveis de maturidade:

Nível 1

O nível mais básico é aquele em que a organização não possui nenhuma estrutura para gerir os projetos, muitas vezes nem reconhecendo sua existência e apenas operacionalizando processos.

Nível 2

Já no segundo nível, a empresa entende o que é gestão de projetos e sabe da sua importância, mas não consegue aplicá-la de forma eficiente.

Então, a organização sabe o que são projetos e entende alguns conceitos básicos, mas não há nenhuma padronização entre as áreas, faltando controle e metodologias de gestão de projetos.

Nível 3

Aqui, a gestão de projetos já está mais estruturada. Há uma metodologia estabelecida e os processos ocorrem de forma sistematizada em todas as áreas organizacionais.

Apesar disso, os processos possuem muitos gargalos, tendo com frequência falhas, atrasos e riscos negativos.

Nível 4

No nível 4, a empresa repensa constantemente os processos e implementa melhorias. Aqui, o grande diferencial é o monitoramento de indicadores, que direcionam as ações sempre voltadas para melhorar os KPIs.

Assim, com base nestes dados estratégicos, a gestão ganha muito mais eficiência e o fluxo de trabalho flui mais facilmente.

Nível 5

O último nível é alcançado quando a empresa se torna referência na gestão de projetos, implementando a melhoria contínua e sendo procurada pelos concorrentes para realizar benchmarkings sobre a gestão.

Então, neste ponto, há um escritório de projetos estruturado e otimizações são sempre realizadas.

A análise de maturidade em projetos é medida através de uma autoavaliação dos processos e estratégias, porque ela considera inúmeros aspectos organizacionais para chegar a um resultado.

Assim, apesar da análise apresentar o nível de desenvolvimento que a empresa tem na gestão de projetos, ela não é um indicador exato.

Por esse motivo, para fazer a análise de maturidade em projetos existem duas principais formas:

Utilizar modelos e questionários prontos para realizar uma autoanálise;

Fazer um diagnóstico consultivo, no qual uma empresa especializada é contratada para analisar a organização.

O diagnóstico consultivo muitas vezes proporciona uma análise de maturidade em projetos mais detalhada e pode trazer resultados mais rapidamente. Porém, esta é uma maneira muito mais cara.

Por isso, os modelos de análise de maturidade acabam sendo mais utilizados no dia a dia. Confira alguns dos principais:

Modelos de análise de maturidade em projetos

OPM3 

 

P3M3 

CMMI 

Várias opções, né? Ficou com dúvida de por onde começar? Calma que a gente te ajuda:  

Diagnóstico de maturidade em gestão de projetos

Apesar da análise consultiva trazer resultados mais rápidos, fazer a autoanálise é uma ótima maneira de começar a progredir nos projetos.

Dependendo do nível da sua gestão, você consegue ter muitos insights apenas com a análise interna. Assim, é legal ter essa visão inicial e contratar uma empresa de consultoria para fazer a análise de maturidade em projetos caso haja a necessidade.

Para te ajudar, nós do Artia criamos um diagnóstico de maturidade em projetos bem completo para você começar nesta jornada. Clique no banner abaixo e verifique como está sua gestão de projetos!

Diagnostico de Maturidade em gestão de projetos

Mas, atenção! Não se esqueça que apenas conhecer o nível de maturidade dos seus projetos não é suficiente. É preciso sempre pensar em como você pode elevar este nível.

Na nossa biblioteca de aprendizado você encontra diversos materiais gratuitos que podem te ajudar a encontrar a solução que falta nos seus projetos. Não deixe de conferir!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.