Gestão de projetos online – Entenda as vantagens do Gerenciamento na Nuvem

Gestão de projetos online – Entenda as vantagens do Gerenciamento na Nuvem

Escrito por Roberto Gil Espinha

11 jun 2015

6 min de leitura

A computação na nuvem, ou cloud computing, surgiu para revolucionar o universo dos negócios ao oferecer diversas vantagens competitivas às organizações em seus projetos e atividades.

Hoje você irá dar um passo em direção ao futuro e compreender por que a sua empresa não pode deixar de lado as vantagens do gerenciamento de projetos na nuvem.

Empresas de diversos segmentos estão abraçando o SaaS (Software as a Service) como forma de conquistar diferenciais competitivos. Neste modelo o fornecedor é responsável por toda a estrutura para disponibilizar o Software de forma online para o cliente.

Segundo estudo divulgado pela Frost & Sullivan, empresa internacional de consultoria de mercado, dentre as organizações que já adotaram alguma solução na nuvem, o SaaS lidera com 88% de adesão entre os entrevistados.

Entretanto, algumas organizações ainda relutam em fincar seus projetos, programas e portfólios na web por receio de que seus dados fiquem absolutamente jogados na rede, um equívoco de avaliação estratégica que impede muitas companhias de maximizarem seus resultados e otimizar o controle sobre as etapas ou fases de seus projetos.

Gestão de Projetos para o desenvolvimento humano

O gerenciamento de projetos está intimamente ligado no cotidiano da humanidade desde que o ser humano aprendeu a viver coletivamente. Seja na construção das pirâmides egípcias (2.550 a.C), das colunas que formam o misterioso monumento de Stonehenge, na Inglaterra (de cerca de 5.000 anos atrás) ou, simplesmente, na construção de obras que favoreçam a vida nas cidades, o planejamento, a organização, a direção e o controle de recursos organizacionais com vistas a desenvolver produtos ou serviços exclusivos esteve sempre entre nós.

Entretanto, as formas de gestão de projetos mudaram muito ao longo dos tempos, especialmente nos últimos anos, com o desenvolvimento de ferramentas de projetos online e soluções automatizadas para facilitar o trato com os fatores críticos, maximizando seus resultados, realizando bons controles de riscos e garantindo que o que foi idealizado realmente sairá como planejado, no prazo certo. A mais recente magia da TI no auxílio a gerentes de projetos para controle dessas variáveis é o gerenciamento de projetos na nuvem.

Gestão de projetos na Nuvem: por quê?

Transferir seus projetos para uma nuvem é tão simples quanto abrir uma conta de e-mail. De rápida instalação, o grande segredo da gestão de projetos na nuvem é o ganho na eficiência e redução das incertezas inerentes ao empreendimento.

Entre as vantagens da computação em nuvem a principal é com certeza a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador, mas há outras vantagens como: o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional, tendo acesso as suas informações na nuvem de qualquer computador. Além disso, as atualizações dos softwares são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário, assim o trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, visto que todas as informações se encontram no mesmo lugar e os softwares e consequentemente os dados podem ser acessados em qualquer lugar, a única exigência é que tenha acesso à internet.

Confira todas funcionalidades SaaS do Artia: Cronograma, EAP, Kanban, Timesheet, Alocação de Equipe, Portfólio, dentre outros, tudo em um único Software de Projetos Online.

Possibilidade de acesso remoto

Mobilidade é o mantra da vida moderna e não poderia ser diferente no universo empresarial. Para quem trabalha com gestão de projetos, a possibilidade de visualizá-los e controlá-los a partir de qualquer ponto de acesso à internet (como um smartphone) pode ser o diferencial no cumprimento de prazos e alcance da eficiência corporativa que o mercado exige nos dias atuais.

Redução de custos de informática

Os preços inferiores da nuvem ajudaram as companhias de menor porte a transpor barreiras que impediam o uso de tecnologias de ponta. Como toda essa infraestrutura está compartilhada em diversas máquinas, as empresas não precisam mais investir em um centro de processamentos de dados e na hospedagem de servidores de arquivos.

Ao hospedar seus portfólios, programas e projetos na web você não precisará mais investir em computadores com alta capacidade de armazenamento, tampouco despender constantemente recursos no pagamento de licenças de softwares. A redução na quantidade de equipe de suporte também pesa a favor da adoção de soluções em nuvem.

Levando seus projetos para o mundo do Cloud Computing, você paga por serviço utilizado, em estrita harmonia com seu bolso e suas necessidades, sem desperdício de recursos. Esse modelo, chamado de Software as a Service – SaaS (ou Software como Serviço, em português), permite, por exemplo, que você pague apenas pela capacidade de armazenamento que realmente necessitar.

Flexibilidade, escalabilidade extrema e tranquilidade

A escalabilidade e flexibilidade dos recursos disponíveis em uma nuvem são incomparavelmente superiores aos que a empresa teria ao optar pela gestão de seus projetos em computadores físicos.

Sem a necessidade de se preocupar com upgrades, o gerente pode ampliar ou reduzir a variedade e amplitude dos recursos disponíveis, de acordo com as mudanças em suas necessidades sazonais. É aumento de poder computacional e capacidade ilimitada de alocação de recursos.

Muito mais segurança e proteção aos seus dados na Web

Hospedados em um computador físico, todos os seus dados podem ser perdidos em caso de danos no disco rígido. Já as informações armazenadas em nuvem não correm esse risco por causa da existência dos sistemas de duplicação automática de arquivos, feitos de forma permanente pelos provedores de soluções em Cloud.

Além disso, o acesso aos dados, ao contrário do que muitos gestores podem pensar, está submetido a uma complexa hierarquia de permissões que fazem com que as informações possam ser acessadas de qualquer ponto, mas não por qualquer pessoa.

Backups automáticos, sistemas de criptografias semelhantes aos usados pelos bancos, controle de permissões, entre outros recursos, justificam a adoção dessa moderna solução.

Gestão de Projetos SaaS na Prática

O Artia é um exemplo que ilustra o caso. A ferramenta de gestão de projetos vem se destacando no mercado pelos diferenciais que apresenta aos usuários. Empresas de diferentes portes e segmentos passaram a ter contato com um software que resolve a organização do fluxo de projetos com baixo custo, além de ter um excelente suporte garantindo facilidade de utilização.

Aproveite e teste gratuitamente o Artia por 10 dias, Software SaaS de Gestão de Projetos e Atividades na web, acessando em qualquer momento e em um único programa SaaS.

Gostou do nosso post? Então assine nossa newsletter. Também nos acompanhe no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.