Software Saas Você sabe o que é SaaS? Já descobriu que ele pode ser uma boa solução para sua empresa? Se você ainda não descobriu, este post é para você! E se você já conhece a modalidade SaaS, mas tem algumas dúvidas com relação à segurança, continue acompanhando o texto. Vamos conferir?

O que é SaaS?

SaaS é uma sigla para Software as a Service, ou seja, software como serviço. Como o nome já diz, é uma solução que propõe a utilização de um software como serviço ao invés de produto. Para você entender melhor, vamos usar um exemplo simples: Vamos supor que sua empresa precise de um software para a gestão do fluxo de pedidos internos de trabalho. Você pode contratar uma empresa para que ela construa um software exclusivo para você ou contratar um software já existente no mercado.

A diferença entre um e outro é que, no primeiro caso, o software é seu, ninguém mais tem acesso a ele e você pode vendê-lo depois para quem quiser. No entanto, você também precisa mantê-lo sempre atualizado.

Já no segundo caso, o software é usado como serviço, ou seja, uma empresa de TI o desenvolveu, é responsável por toda manutenção dele e vai apenas vendê-lo para você. Tudo que sua empresa irá se preocupar, nesse caso, é em usar o software.

Quais as vantagens de usar um software SaaS?

Contratar um software ao invés de desenvolver um pode trazer muitos benefícios para sua empresa. Nós listamos alguns bons motivos para você se convencer disso:

Você vai gastar menos

Desenvolver um software do zero exige um alto investimento, tanto de desenvolvimento quanto para manutenção. E quando você contrata um software SaaS, normalmente você fecha um custo fixo por mês e não precisa se preocupar com a manutenção. A empresa desenvolvedora vai administrar tudo que seu software precisa para rodar perfeitamente.

Você não vai precisar de uma equipe de TI

Quando se desenvolve um software é preciso uma equipe qualificada para monitorá-lo, atualizá-lo e mantê-lo rodando. Com a modalidade SaaS você não precisa investir em profissionais para isso, a empresa desenvolvedora do software tomará conta de tudo.

A questão da segurança na modalidade SaaS

A segurança na modalidade SaaS é um pouco controversa. Afinal, você está entregando para uma terceira empresa dados valiosos sobre o seu negócio. Tudo que você cadastra de informação no software que você contratou, vão estar armazenados e serão monitorados pelos servidores da empresa desenvolvedora. Por causa disso, muitas empresas têm medo de contratar este tipo de modalidade, mas existem alguns cuidados que você pode tomar para evitar furos de segurança.

Antes de contratar qualquer software SaaS, você precisa ter certeza de que os provedores são de qualidade e de confiança. Saiba se a empresa desenvolvedora investe em segurança de última geração e se os servidores são certificados e não apresentam históricos de falhas e erros de segurança. Na hora de fazer esta avaliação, leve em consideração 4 aspectos do software:

1) Aplicativos

É preciso dar segurança já no primeiro acesso ao aplicativo, ou seja, na hora do login. Você garante a segurança com provedores com forte autenticação e rigorosos sistemas de autorização.

2) Infraestrutura

Para um software funcionar bem, é preciso bons provedores. Escolha um com uma infraestrutura altamente disponível, capaz de oferecer serviços sem interrupção.

3) Processo

Procure por provedores com certificação SAS 70 Tipo II do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA) ou certificados internacionais equivalentes a este. É uma forte garantia de segurança para você.

4) Segurança pessoal

Depois de conferir todos estes aspectos, é preciso analisar a segurança em relação as pessoas que usam o software. É preciso definir quais conteúdos sensíveis da empresa estarão visíveis para quais setores internos, treinando seus funcionários para usarem bem a ferramenta. Esta medida evitar erros de segurança que podem ser causados por falhas humanas.

E aí, ainda tem alguma dúvida com relação à segurança na modalidade SaaS? Compartilhe com a gente. Até a próxima!

Maximize os resultados da sua empresa através de um Software SaaS de Gestão de Projetos.

Conheça mais o Artia assistindo a Demonstração em Vídeo.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Solução completa para gerenciamento de projetos, atividades e equipes. Coordene projetos, organize entregas, garanta resultados, tenha total visão dos prazos, estime melhor os esforços e garanta resultados. Tudo facilmente adaptável às necessidades de sua empresa.