O que é um projeto? Descubra o conceito, os principais tipos e a diferença entre processo

O que é um projeto? Descubra o conceito, os principais tipos e a diferença entre processo

Escrito por Roberto Gil Espinha

16 nov 2020

9 min de leitura

Última atualização em: 28|06|2022


A palavra projeto vem do latim projectum, que significa “antes de uma ação”. Ao longo do tempo, o sentido de “projeto” foi sendo modificado e ampliado, e hoje é aplicada em tantos contextos que às vezes fica difícil entender realmente o que é um projeto.

Neste texto, explicamos o conceito de projeto e como isso funciona na prática.

Leia o texto na íntegra ou navegue pelo menu abaixo:

O que é um projeto?

Um projeto é um esforço único, temporário e progressivo empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Em outras palavras, um projeto tem início e fim determinados (é, portanto, temporário), e um objetivo final. Além disso, os recursos de um projeto não são ilimitados e a gestão deles deve ser planejada previamente.

Confira alguns exemplos para entender melhor o que é um projeto:

  • Desenvolver um novo produto, serviço ou resultado;
  • Efetuar uma mudança na estrutura, envolvendo pessoas e/ou processos;
  • Adquirir, modificar ou desenvolver um sistema;
  • Realizar uma pesquisa cujo resultado será divulgado;
  • Construir um prédio, planta industrial ou infraestrutura.

A seguir, vamos te explicar detalhadamente as principais características de um projeto:

O que é um projeto
Ilustração com conceitos sobre o que é um projeto

É único

Isso significa que um projeto não pode ser repetido continuamente, ele é um evento único e planejado. Por exemplo: se um engenheiro receber demandas de dois clientes diferentes para desenvolver empreendimentos com as mesmas características, não poderá oferecer o mesmo projeto para os dois.

Isso porque cada projeto terá membros, especificidades técnicas, locais de aplicação, disponibilidade de recursos e provavelmente datas de início e término diferentes.

Tem início e fim definidos

Quando dizemos que ele é temporário, isso não quer dizer que ele terá curto prazo, mas que há um início e um fim definidos, um prazo a ser respeitado.

É progressivo

Considerando o prazo de conclusão que tem que ser atingido, o projeto deve ser dividido em etapas, e não entregue de uma vez só. Geralmente, as entregas são compostas por tarefas que interagem entre si e dependem umas das outras.

Por exemplo, para construir uma casa, é preciso construir as fundações antes de levantar as paredes. São tarefas ou atividades progressivas que vão dando forma à entrega final.

Tem delimitação de recursos

Os insumos para executar um projeto são limitados conforme o que consta no escopo do projeto. Para definir as linhas de base dos recursos (sejam eles humanos, financeiros ou materiais), é comum que se faça um levantamento de custos antes da execução, para garantir que a falta de algum recurso inviabilize a entrega do projeto.

 

Tem objetivo claro e viável

Mais uma característica dos projetos é que eles são feitos com um objetivo claro e viável, isto é, possível de ser alcançado. É necessário esclarecer, porém, que ele não é uma meta, um desejo ou mesmo a visão de futuro de uma empresa: ele pode ser um caminho para alcançá-los.

Qual é a função de um projeto?

Existem muitos tipos de projetos com diferentes objetivos O de lei, por exemplo, tem a função de propor novas normas e, caso aprovado, será efetivado como uma lei.

Já o de pesquisa (acadêmico) busca investigar determinado tema para gerar mais conhecimento científico sobre ele.

Mas de modo geral, segundo o Guia PMBOK®, o sucesso de um projeto é medido pela qualidade do produto e do projeto, pela pontualidade, pelo cumprimento do orçamento e pelo grau de satisfação do cliente.

É bem importante ressaltar que independete do tipo, é necessário fazer uma gestão de projeto, para entender como está o andamento, quais são as dificuldades e, claro se será entregue no prazo.

Se você não entende muito bem o que é gestão de projetos, confira o guia de aplicação que preparamos. 

Qual é a diferença entre um projeto e um processo?

De forma resumida, a principal diferença entre projetos e processos é que, enquanto um processo é contínuo e repetido inúmeras vezes, os projetos são temporários e realizados uma única vez. Mesmo que alguns procedimentos sejam repetidos no projeto, a repetição não muda o fato de que as suas entregas sejam únicas.

Um exemplo de processo poderia ser o processo de vendas de uma empresa. Há uma série de etapas que os vendedores seguem para realizar as vendas, e trata-se de um ciclo contínuo.

Já um bom exemplo de projeto seria a construção de um prédio. Por mais que a equipe de construção possa repetir os mesmos processos de trabalho ao longo da construção, o projeto termina quando o objetivo for atingido (prédio construído), e cada novo prédio será um plano diferente.

Diferença entre projeto e processo
Quadro de diferenciação entre o que um projeto e o que é um processo

Os processos geram resultados padronizados e são fortemente definidos, enquanto os projetos geram resultados únicos e podem ser definidos progressivamente, em ondas de planejamento.

E, por fim, os processos têm objetivos mutáveis, que podem ser atualizados conforme a empresa desejar, mas os objetivos dos projetos são únicos e imutáveis.

Agora que você já aprendeu o conceito e entendeu sua diferença entre um processo, acompanhe o próximo tópico e conheça os principais tipos.

Quais são os tipos de projeto?

Tipos de projeto
Representação de alguns exemlos de tipos de projetos

De pesquisa

Os projetos de pesquisa, comuns no ambiente acadêmico, são feitos com o objetivo de investigar sobre um tema pré-estabelecido e gerar conhecimento. Como exemplos, podemos citar pesquisas científicas que buscam desenvolver medicamentos e tratamentos para doenças ou investigar problemas da atualidade.

Esses projetos são escritos e apresentados oralmente, e contam com uma estrutura que deve ter tema, justificativa, problema, hipótese, objetivos, metodologia, cronograma e referências.

De lei

Projetos de lei (PL) são propostas que buscam melhorar algum aspecto da vida dos cidadãos de um país. Eles são escritos e apresentados à Câmara e ao Senado, e podem se tornar leis mediante aprovação do Congresso Nacional e do presidente da República. Podem apresentar projetos de lei:

  • Deputados federais;
  • Senadores;
  • Tribunais superiores;
  • Comissões da Câmara e do Senado;
  • Supremo Tribunal Federal;
  • Procurador-geral da República;
  • Presidente da República;
  • Cidadãos e cidadãs (desde que a proposta colha assinaturas de pelo menos 1% da população eleitoral do Brasil).
Referência: https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/07/o-que-e-projeto-de-lei/

Social

Um projeto social é uma iniciativa realizada de maneira temporária e em grupo com o objetivo de dar respostas a problemas sociais e transformar a realidade de alguma comunidade, social ou intelectual. Geralmente, os projetos sociais contam com recursos limitados, muitos riscos e condições instáveis para realizar seus trabalhos, muitas vezes sendo mantidos por meio de parcerias.

As campanhas realizadas por ONGs e instituições filantrópicas podem ser consideradas projetos sociais.

Arquitetônico

Um projeto arquitetônico (ou projeto de arquitetura) é a materialização de uma ideia para a criação de uma obra arquitetônica, como uma casa, um escritório, uma loja etc. Para desenvolvê-lo, o arquiteto leva em consideração as necessidades do cliente e busca atendê-las da melhor forma possível, e tem várias etapas a serem executadas — inclusive em relação à aprovação legal.

De sistemas (softwares)

Um projeto de sistemas traduz para o papel como serão atendidas as requisições dos clientes que precisam de uma solução tecnológica. Seu objetivo é definir e detalhar um modelo de software que seja viável e capaz de solucionar as necessidades do cliente.

Quando uma empresa cresce e precisa de um software mais robusto para poder gerenciar melhor as áreas do negócio, pode recorrer a uma empresa de desenvolvimento para criar o plano do sistema e desenvolver uma solução sob medida.

Empresarial

Um projeto empresarial tem como objetivo principal criar uma oportunidade de crescimento para a organização, melhorar soluções ou mesmo dar forma a um novo negócio. Nesses casos, geralmente a organização que investe nos recursos é a mesma que executa o plano.

Quando uma empresa decide começar a investir em marketing digital, por exemplo, é recomendável que o faça por meio de um projeto. Assim, é possível fazer uma análise da situação, controlar as ações e os resultados.

E então, conseguiu entender o que é um projeto? Agora é o momento de aprofundar o seu conhecimento para botar a mão na massa e iniciar os seus projetos com o pé direito.

Para te ajudar com isso, fizemos um webinar do passo passo de como iniciar um projeto. Nele, ensinamos como montar um Plano de Projeto de ponta a ponta para garantir o sucesso da iniciativa. Clique no botão abaixo para assistir!

 

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (6)
  • Otimo conteudo pois sou corretor de imoveis, e meus clientes sempre tem me perguntado algo referente isto .Pois agora poderei responder com mais base
    OBRIGADO

  • Foram questões muito úteis para mim.

    o Meu muito

    obrigado pelo material, o mesmo vai servir para aumentar o meu conhecimento sobre tudo na gestão de projectos

  • Muito importante essa Estratégia de Colaboração, passos que auxiliam no Plano de Projetos.

Seu e-mail não será publicado.