Plano de negócios: 9 passos para fazer + template gratuito

Plano de negócios: 9 passos para fazer + template gratuito

Escrito por Roberto Gil Espinha

18 dez 2023

10 min de leitura

O plano de negócios é mais do que um simples roteiro; é uma ferramenta que proporciona uma visão abrangente e estruturada do empreendimento, abordando aspectos financeiros, mercadológicos e operacionais. 

Se você quer aprender o passo a passo para elabora o seu plano de negócios e estar preparado para atingir resultados reais com estratégias sábias, esse artigo é para você!

O que é um plano de negócios?

Um plano de negócios é um documento formal que descreve os objetivos de um negócio e as estratégias que serão implementadas para alcançá-los.  

Ele é uma importante ferramenta de gestão, porque ajuda os empreendedores a definirem a visão do negócio, a analisarem o ambiente e a planejarem as operações a curto e longo prazo. 

Por que fazer um plano de negócios?

O plano de negócios estabelece bases para a empresa atuar de maneira mais sólida, garantindo que ela esteja preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades com sabedoria.  

Assim, ao elaborar um plano de negócios, a organização consegue: 

Ter uma visão estratégica sobre o negócio 

Um plano de negócios oferece uma visão aprofundada e estratégica do próprio empreendimento, proporcionando mais clareza sobre objetivos, metas e operações. Com isso, ele permite que os gestores tenham um direcionamento maior para definir ações mais assertivas.  

Viabilizar a ideia 

O plano de negócios ajuda o empreendedor a tangibilizar sua ideia e a torná-la mais viável.  

Investidores e instituições financeiras frequentemente exigem um plano de negócios como parte do processo de aceite. Um plano bem elaborado aumenta a confiança dos investidores, mostrando que há compreensão do mercado e uma estratégia sólida. 

Garantir o alinhamento dos envolvidos  

Um plano de negócios também serve como uma ferramenta de comunicação, tanto entre os membros da equipe, quanto externamente, com clientes, fornecedores e parceiros de negócios. Ele ajuda a garantir que todos os stakeholders estejam alinhados em relação aos objetivos da empresa.  

Tomar decisões informadas 

O processo de elaboração do plano exige uma análise detalhada de vários aspectos do negócio. Essas informações embasam as decisões estratégicas, operacionais e financeiras, ajudando a minimizar riscos e implementar ações para aproveitar as oportunidades. 

| Confira também: [WEBINAR] Planejamento estratégico 2024

Legal! Agora que você já sabe para que serve um plano de negócios, que tal conferir o que você precisa mapear para elaborar o seu plano?  

Quais itens compõe um plano de negócios?  

A elaboração de um plano de negócios deve ser adaptada às necessidades específicas da empresa e ao seu contexto de mercado. Mas, embora essa estrutura varie de empresa para empresa, ele deve responder a algumas perguntas básicas como: O que? Para quem? Como? Quanto?

O que se deseja alcançar?

Informações sobre a missão, visão, valores da empresa são o ponto de partida do plano de negócios. Aqui, é interessante traçar uma proposta de valor, que indique os motivos de existência da organização.  

Para quem o plano será dedicado?

Faça uma análise detalhada do mercado em que a empresa opera, incluindo pesquisa de concorrência, público-alvo e tendências do setor. A partir dessas informações, será possível traçar qual será a segmentação de clientes e como será desenvolvido um relacionamento com essas pessoas.  

Como o plano será executado?

O plano de negócios deve conter estratégias operacionais, comerciais e de marketing. Isso incluí planos para promover e comercializar os produtos ou serviços, além de um detalhamento sobre como a empresa será operada.  

Quanto está disponível para ser gasto?

O plano de negócios deve descrever estruturas de custos e fontes de renda da organização. Fazer projeções financeiras, como demonstrativos de resultado, balanço patrimonial e fluxo de caixa, que mostram a viabilidade financeira do negócio são interessantes também.

Ilustracao-blogpost-plano-de-negocios

Mas, como responder a todas essas perguntas na prática? A gente montou um passo a passo para você não esquecer de nenhuma informação e desenvolver um plano de negócios de sucesso! Confira:  

9 passos para desenvolver um plano de negócios completo

1. Elabore um sumário executivo

O sumário executivo é a primeira seção do plano de negócios e é a parte mais importante, pois apresenta os principais pontos da organização de forma resumida e concisa.  Ele deve apresentar um panorama geral do negócio a fim de contextualizar os stakeholders 

Para isso, é interessante que o sumário executivo responda às seguintes perguntas: 

  • O que é o negócio? 
  • O que é feito? 
  • Para quem é feito? 
  • Por que o negócio é diferente? 
  • Quais são os objetivos e metas?

2. Faça uma análise de mercado

A análise de mercado é um processo de coleta e análise de informações sobre o mercado em que a empresa atua, identificando oportunidades, ameaças, tendências e características do público-alvo. 

Para fazer essa análise consuma-se utilizar uma matriz SWOT ou pesquisas de mercado, que permitirão:   

  • Definir o mercado: identificar o tamanho do mercado, seu crescimento e principais tendências.  
  • Compreender a demanda: identificar quais as necessidades dos clientes e quais soluções precisam ser elaboradas. 
  • Analisar a concorrência: identificar a força dos concorrentes, as estratégias utilizadas e as oportunidades de diferenciação.

3. Segmente os clientes

Como terceira etapa, defina e delimite quem serão seus clientes, adaptando as estratégias de acordo com as características deste público.  

A segmentação de clientes pode ser realizada com base em uma variedade de fatores, como: 

  • Dados demográficos: idade, sexo, localização, renda, educação, etc. 
  • Dados psicográficos: personalidade, estilo de vida, valores, etc. 
  • Dados comportamentais: necessidades, interesses, comportamentos de compra, etc. 

4. Analise os fornecedores

A relação com fornecedores é fundamental para garantir que os projetos tenham recursos para ser executado. Assim, avaliar fornecedores garante eficiência e qualidade nos produtos e serviços. 

Alguns fatores que devem ser considerados neste passo são:  

  • Localização: pense na logística de fornecimento. Se os fornecedores estiverem perto de você isso facilitará o transporte dos produtos ou serviços. 
  • Capacidade de produção: os fornecedores devem ter capacidade de produção suficiente para atender às suas necessidades. 
  • Qualidade: compare a qualidade das entregas dos fornecedores, para que esta atenda às expectativas e do público-alvo delimitado. 
  • Preço: os fornecedores devem oferecer preços competitivos. 

5. Elabore um plano operacional 

As estratégias operacionais são os aspectos práticos do funcionamento diário da empresa. Então, aqui, é o momento de definir como a empresa atuará para atingir os objetivos definidos na etapa 1.  

As estratégias operacionais incluem: 

  • Organização: tenha uma estrutura organizacional clara, com a separação de papéis e definição de responsabilidades entre os membros da equipe. 
  • Processos: defina a ordem em que as coisas devem ser feitas para que partes importantes não sejam puladas ou esquecidas.  
  • Recursos: saiba quais são os recursos, físicos e humanos, necessários para a operação da empresa. Além disso, pense na maneira como eles serão alocados e em sua disponibilidade ao longo da execução do plano.

6. Elabore um plano financeiro 

Toda ação dentro de uma empresa costuma gerar custos. Por isso, você deve ter um mapeamento claro de quanto pode ser gasto e da maneira como dinheiro será utilizado.  

Para elaborar seu plano financeiro, considere: 

  • Previsão de receitas: quanto dinheiro será recebido durante o período.
  • Previsão de despesas: quanto dinheiro será gasto para atingir os objetivos.  
  • Fluxo de caixa: faça um balanço entre quanto se pretende gastar e quanto será recebido no mesmo período.    
  • Demonstração de resultados: projete a demonstração de resultados da empresa com relação ao plano de negócio, trazendo perspectivas futuras dos lucros.  

7. Elabore um plano de Marketing

O plano de marketing é um documento que detalha as estratégias e táticas que uma empresa usará para promover as ações realizadas e atingir o público-alvo. Lembre-se de que as estratégias de marketing são delineadas, abordando desde a promoção do produto até a fidelização do cliente. 

Algumas estratégias de marketing comuns incluem: 

  • Produto: determine o posicionamento do produto, os preços e a distribuição. 
  • Preço: determine o preço do produto ou serviço. 
  • Promoção: determine as maneiras como a empresa irá promover o seu produto ou serviço. 
  • Praça: determine a forma como o produto ou serviço será distribuído ao cliente. 

8. Avalie os cenários e riscos

A avaliação de cenários é um processo de identificação e análise de possíveis resultados futuros. Isso inclui tanto estar atento às oportunidades do negócio quanto aos riscos envolvidos, de forma a preparar a empresa para os desafios e trazer mais flexibilidade e resiliência. 

Nesta etapa, é importante estar atento a:  

  • Identificação de fatores de incerteza: os fatores de incerteza podem ser internos, como mudanças na estratégia ou nos processos da empresa, ou externos, como mudanças na economia ou na tecnologia. 
  • Mapeamento de possibilidades: analise os cenários para identificar as oportunidades e os riscos associados a cada um deles.  
  • Planejamento estratégico: avalie como a empresa pode desenvolver planos estratégicos que sejam adaptáveis aos cenários mapeados. 
  • Gestão de riscos: o que será feito para identificar e mitigar riscos potenciais. 
  • Inovação: como a empresa irá aproveitar as oportunidades de inovação.

| Leia também: [E-book] Gerenciamento de riscos em projetos

9. Avalie e revise o plano de negócios 

Por fim, faça uma reflexão geral sobre o plano de negócios, ajustando e refinando conforme necessário. O processo de avaliação deve ser transparente e participativo. Os principais stakeholders do negócio devem ser envolvidos no processo para garantir que suas opiniões sejam consideradas. 

Além disso, é interessante considerar uma análise externa, realizada por um avaliador qualificado e experiente. O avaliador deve ter um conhecimento profundo do setor em que o negócio está inserido e das melhores práticas de gestão empresarial. 

E aí, pronto para montar seu plano de negócios?  Então, confira o bônus que trouxemos para você:

BÔNUS! Baixe gratuitamente: Business Plan Canvas  

Se você está procurando uma maneira rápida e fácil de montar um plano de negócios, use o Business Plan Canvas do artia. Nós criamos um template pronto com as principais informações que você precisa mapear para ter um plano de negócios de sucesso!

Não perca mais tempo! Inicie hoje mesmo o processo de transformar suas ideias em realidade com facilidade e eficiência. Baixe agora o Business Plan Canvas e impulsione o seu empreendimento!

    Principais aprendizados neste artigo

  • O plano de negócios é um documento formal que descreve os objetivos de um negócio e as estratégias que serão implementadas para alcançá-los.
  • Elaborar um plano de negócios é importante para ter uma visão estratégica sobre o negócio, viabilizar as ideias, garantir o alinhamento entre os stakeholders e tomar decisões mais informadas.
  • Um bom plano de negócios deve responder a algumas perguntas básicas como: O que? Para quem? Como? Quanto?
Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.