Por que vale a pena usar o PMBOK?

Todo empreendedor de sucesso deve saber como otimizar as atividades de seu negócio, seja por meio da redução de custos ou por meio de outras ações, como o redesenho de layouts de produção.

O aumento da eficiência é o objetivo da maioria das empresas atualmente, que lutam para sobreviver em um mercado extremamente competitivo. O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) pode te ajudar nessa tarefa. Saiba como a seguir!

O que é o PMBOK?

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia com diretrizes a respeito da gestão de projetos em qualquer ambiente. Entre os estudiosos da administração de empresas, essas práticas indicadas pelo guia constituem um caminho para a realização de práticas que aproveitam ao máximo os recursos humanos, capitais, tecnológicos e técnicos à disposição do empreendedor.

Quais são seus propósitos?

O objetivo do PMBOK é o gerenciamento de projetos, seja no âmbito da criação de novos produtos, seja na implementação de uma nova fábrica, por exemplo. Além disso, as diretrizes do guia servem para aumentar a eficiência da empresa e a geração de valor e satisfazer melhor as necessidades de seus clientes.

Como implementar mudanças estratégicas?

A partir de uma análise minuciosa dos processos internos de uma organização, verifica-se se a empresa tem produzido de acordo com suas capacidades, se há ineficiência de determinados setores e se é possível redesenhar alguns dos processos organizacionais de forma a torná-los mais eficientes. Por meio dessas constatações, elaboram-se, por exemplo, projetos para a redução do tempo de produção (como a melhoria na logística de transportes de uma empresa), para aumentar a satisfação dos clientes (medidas de transformação do atendimento ao consumidor, para torná-lo mais fácil e acessível), entre outras práticas que também podem ser contempladas nos projetos de mudanças estratégicas. Todas essas medidas podem ser estratégias de implementação de novas práticas de gerenciamento e cada empresa terá um projeto mais adequado a sua realidade.

Quais são os processos tratados pelo PMBOK?

As práticas e áreas de conhecimento do PMBOK podem ser agrupados em cinco processos:

  • Iniciação: essa fase dá início à implantação de projetos, por meio da elaboração de ações, avaliação de processos existentes, entre outras medidas;
  • Planejamento: são os processos necessários para estabelecer o escopo do projeto, refinamento dos objetivos e definição das ações que serão tomadas;
  • Execução: diz respeito aos processos de implementação do plano elaborado, com o objetivo de cumprir as metas estabelecidas;
  • Monitoramento e controle: o objetivo dessa fase é rastrear, supervisionar e regular o progresso e o desempenho do projeto. Além disso, identificam-se áreas em que é necessário realizar alterações no planejamento estratégico;
  • Encerramento: a fase de encerramento diz respeito à finalização formal das atividades em todos os projetos e grupos.

Quais são as vantagens de se utilizar o PMBOK?

Ao utilizar as diretrizes estabelecidas pelo PMBOK, o empreendedor poderá gerir melhor os projetos de sua empresa, tornando sua execução mais coordenada. A melhoria de determinados processos internos ao ambiente corporativo tem sua implementação por meio de projetos específicos, que analisam os processos em curso na empresa, os objetivos da organização e os meios para sua consecução. O principal objetivo é conseguir estabelecer fluxos eficientes de informações e de ações dentro da organização, o que acarreta maior produtividade, redução de custos e satisfação dos profissionais envolvidos no processo produtivo.

Essas são as principais características acerca das vantagens do uso do PMBOK em sua prática empreendedora. Alguma dúvida ou sugestão? Deixe aqui seu comentário e acompanhe nosso blog!

O que é Gerenciamento de Projetos e como aplicar na sua empresa

Dicas fundamentais para organizar os Projetos de sua Organização

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar seus projetos para que você atinja melhores resultados.