Qual tipo de líder é você? Descubra agora!

Qual tipo de líder é você? Descubra agora!

Escrito por Roberto Gil Espinha

24 Jun 2014

4 min de leitura

Liderar é um processo que exige muito estudo e habilidade de lidar com pessoas. Não é, ao contrário do que muitos pensam, uma característica que nasce com alguém, restringindo a poucos sortudos o cargo de líder. Pelo contrário, um bom líder é alguém que aprendeu no convívio profissional a melhor maneira de guiar outras pessoas.

Nesse processo de construção de um líder nota-se que cada profissional assume um perfil de liderança diferente. Conhecê-lo também fará com que você decida qual caminho seguir e, com isso, guie seus estudos até chegar lá. Assim, abaixo listamos os principais perfis de liderança que encontramos nas empresas para que você, baseado nisso, descubra que tipo de líder é ou que tipo de líder quer ser. Confira!

Líderes autocráticos

Líderes autocráticos, num estilo quase militar, são comuns em empresas e, com certeza, você não quer ser um deles. Esse tipo de líder costuma ignorar as outras pessoas, se limitando a boicotar sugestões e ideias que não sejam dele mesmo. Além disso, não leva em consideração as características de cada um, delegando tarefas de acordo com a sua vontade ou de acordo com troca de favores.
É odiado por todos no time, com isso não alcança o melhor desempenho de cada um. Por outro lado, por ser duro, na maioria das vezes alcança os resultados esperados através da pressão e do estresse. Por este motivo ainda é muito visto nas grandes empresas.

Líderes democráticos

O líder democrático é o tipo de líder que gosta de ouvir o que todos tem a dizer. Costuma fazer longas reuniões e deixa que o próprio time, em conjunto, decida as tarefas de cada um. Seu papel, muitas vezes, se confunde com o papel de outros membros, podendo ser substituído em algumas ocasiões.
Muitas vezes o líder democrático tem dificuldade em resolver imprevistos e costuma ter uma péssima gestão de tempo, deixando de cumprir tarefas e atrasando cronogramas.

Líderes liberais

Como o nome já adianta, o líder liberal costuma dar toda a liberdade para o seu time, confiando na capacidade de cada integrante. Sua participação é mínima, aparecendo, em geral, para resolver problemas ou mediar conflitos.
Esse tipo de líder só funciona em equipes bem treinadas e motivadas, porque dificilmente ele conseguirá cobrar resultado de cada membro. Além disso, o número de conflitos nesse tipo de liderança será alto, já que é comum que membros da equipe queiram se destacar.

O melhor perfil de liderança

Definir o melhor tipo de liderança, além de complicado, depende de uma série de fatores alheios a este post, como o convívio dentro da empresa e o mercado onde o produto ou serviço está inserido. Ainda assim, é possível perceber que o melhor perfil seja uma linha tênue entre todos os que citamos acima.
É fundamental cumprir as metas, como faz o autoritário, mas sem deixar de ouvir sua equipe, como faz o democrático. Do liberal, tiramos as vantagens de dar alguma autonomia ao time para criar e serem criativos, sem deixar que as relações desandem. Por fim, o melhor perfil será do líder que saiba balancear todas essas características, se fazendo presente e levando em conta as singularidades de cada situação. Liderança, como visto, é um processo longo de aprendizado. Seu perfil ficará claro à medida que as situações vão aparecendo e sejam resolvidas.

E você, se identificou com algum perfil? Conte pra nós na sessão de comentários abaixo.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.