Saia da zona de conforto para descomplicar a gestão de projetos

Saia da zona de conforto para descomplicar a gestão de projetos

Escrito por Roberto Gil Espinha

13 Jul 2016

3 min de leitura

O cenário, provavelmente, é familiar: a empresa onde você trabalha cresceu, e a demanda pelos produtos ou serviços ofertados, antes incerta, agora é alta. Você e a sua equipe se esforçam para dar conta do recado, mas, ainda assim, não crescem. Um problema que poderia ser resolvido caso houvesse “uma oportunidade”, certo?

Pois bem. Neste post, vamos te ajudar a criar essa “oportunidade”. Veja, a seguir, como sair da zona de conforto e descomplicar a gestão de projetos:

Os motivos da estagnação

Muitos empreendimentos ficam estagnados porque as equipes de trabalho não conseguem otimizar os processos, e isso acontece, geralmente, por dois motivos. O primeiro deles se trata da alta demanda, que consome todo o tempo do gestor, às vezes envolvido em vários projetos; o outro se refere à falta de timing da equipe, que é incapaz de reagir com presteza aos prazos estipulados. Em qualquer caso, é importante passar por um procedimento: reinventar-se.

A gestão de projetos na reinvenção

Os negócios de sucesso têm gestores que estão sempre em busca de novos desafios. O que talvez não te falaram sobre esses desafios é que é possível criá-los a todo momento. A gestão de um projeto é como um jogo cujas regras são definidas por você: o estudo do cenário, a identificação de melhorias, a definição de um caminho para a solução — tudo isso está nas suas mãos. Então, separe um tempo, mínimo que seja, e organize as peças no tabuleiro com cuidado.

O processo de extrapolar a zona de conforto

O comprometimento de todos os envolvidos é muito importante, mas nada é tão relevante quanto a capacidade do líder de estar atento ao andamento e aos percalços do plano. Pense que, assim como em um jogo de xadrez, é necessário antecipar os movimentos possíveis a cada escolha tomada.

Uma alternativa prudente é usar ferramentas de gestão para controlar as etapas do projeto. Elas podem te ajudar a visualizar de forma mais acurada o percurso e o rendimento dos envolvidos em cada etapa, facilitando ajustes em direção ao objetivo. Isso sem contar a economia de tempo ligada à criação de relatórios e de avaliações.

Aprender a aplicar novos métodos e a usar novas ferramentas é trabalhoso, mas é exatamente sobre isso que estamos falando: sair da zona de conforto. No começo, pode não ser mesmo muito animador, mas quando a sua empresa começar a colher os resultados do “trabalho aplicado ao trabalho”, será sucesso na certa.

O segredo para sair da zona de conforto

“Quem planeja tem futuro. Os demais têm destino.” Lembre-se sempre dessa frase e não espere as coisas acontecerem para que você reaja a elas. As respostas para os problemas que você quer resolver na sua empresa devem estar no seu calendário; então, planeje e execute!

Construa os próprios desafios e trabalhe com empenho para solucioná-los dentro dos seus prazos. Não se esqueça de visualizar o sucesso enquanto executa o plano. Quanto aos riscos, não se preocupe: se o cenário já é de estagnação, não fazer nada já é o mais perigoso.

O que você achou dessas dicas para descomplicar a gestão de projetos? Deixe um comentário neste post e compartilhe conosco as suas ideias e impressões.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.