Melhore o Trabalho Colaborativo e aumente a sua Produtividade

Melhore o Trabalho Colaborativo e aumente a sua Produtividade

Escrito por Roberto Gil Espinha

01 Jul 2014

4 min de leitura

Um dos problemas que muitas empresas enfrentam é a falta de interação entre setores e funcionários. Cada área trabalha de maneira independente e, muitas vezes, até dentro dos setores há pouquíssimo diálogo.

Todos sabemos que o trabalho colaborativo favorece o surgimento de novas ideias e a resolução de problemas. Mas como fazer para estimulá-lo entre os funcionários? Confira a seguir quatro dicas para melhorar o trabalho colaborativo na sua empresa.

Crie canais de comunicação

O ponto mais importante para incentivar uma cultura de trabalho colaborativo dentro da empresa é criar canais eficientes de comunicação. Parece óbvio, mas muitas empresas esquecem: para colaborar é preciso conversar.

Porém, neste ponto é preciso tomar cuidado. Conversar não significa ter longas reuniões diárias em que muito se fala e pouco se decide. O ideal é criar canais rápidos e eficientes. A chamada stand up meeting (ou, simplesmente, “reunião em pé”) é um ótimo exemplo a ser seguido. Trata-se de reuniões, geralmente diárias, em que cada membro da equipe fala rapidamente sobre o trabalho que está desenvolvendo e quais dificuldades está encontrando, decidindo prontamente qual será o caminho para resolver os problemas.

Utilize ferramentas de gestão para melhorar o trabalho colaborativo

Atualmente existe uma série de ferramentas que facilitam o trabalho colaborativo. Desde um sistema ERP, que centraliza todos os processos e informações da empresa em um único software, até ferramentas de projetos colaborativos, nas quais as pessoas podem editar e comentar o trabalho de maneira conjunta.

Porém, apenas implementar as ferramentas não é suficiente. É preciso mostrar à equipe a importância do seu uso e como elas podem tornar o trabalho mais eficiente. Também é necessário muitas vezes dar o treinamento adequado para que os funcionários saibam operar e utilizar todo o potencial desses recursos.

O líder deve ser aberto e justo

Não adianta uma empresa estimular o trabalho colaborativo se os líderes não forem abertos. Sabemos que sempre após uma decisão, a responsabilidade cai sobre o gestor, mas isso não significa que ele não possa criar mecanismos para uma gestão colaborativa. O líder precisa ouvir seus funcionários e abrir possibilidades para que eles o procurem e dialoguem sem dificuldades.

Da mesma maneira, os líderes precisam ser justos e dar igual peso às sugestões e ponderações de todos os membros da equipe. É comum e muitas vezes necessário que o gestor tenha mais confiança em alguns de seus funcionários. Porém, quando ele privilegia muito a opinião de uma pessoa em detrimento de outras, pode desestimular o trabalho colaborativo e estimular a competitividade entre colegas.

Reconheça as características da interação da equipe

Uma equipe não é simplesmente o somatório de vários funcionários. A forma com que cada um interage um com ou outro também é fundamental e, muitas vezes, pode ser o foco de alguns problemas.

Para estabelecer uma boa rotina de trabalho colaborativo é importante identificar quando funcionários não trabalham bem juntos, mesmo que individualmente sejam ótimos profissionais. A colaboração será muito difícil quando duas pessoas não interagem bem e a solução não passa, necessariamente, por demitir um dos funcionários, mas por realocá-los de uma maneira que possam produzir melhor.

Da mesma maneira, é preciso identificar quais são os membros da equipe que têm uma boa interação e formatar o time de maneira a trabalhem mais próximos.

Tanto os gestores como as equipes precisam entender que a criação de ilhas dentro da empresa é muito prejudicial para o resultado geral. A cultura de trabalho colaborativo é essencial porque ajuda a resolver os problemas de maneira mais eficiente e estimula a inovação. Quanto mais integrada estiver a empresa, maiores são suas chances de obter bons resultados.

E aí, gostou do post de hoje? Tem mais alguma dica para melhorar o trabalho colaborativo nas empresas? Deixe seu comentário!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (1)
  • Excelente artigo, contudo, senti falta da Data de elaboração e a Cidade no qual foi escrito. Obrigada

Seu e-mail não será publicado.