Os problemas no trabalho em equipe estão entre os mais críticos que qualquer gestor deve lidar. Pessoas sempre possuem motivações e formas de trabalhar diferentes, o que gera inevitáveis confrontos de ideias.

Eliminar completamente os problemas no trabalho em equipe é tarefa impossível, mas existem erros que podem ser evitados, mesmo que dependam de vigilância constante do gerente. Veja quais são os 4 principais no post a seguir.

Falta de comunicação

A falta de comunicação não é a primeira dica à toa. Ela é, de fato, o problema número 1 que deve ser evitado no trabalho em equipe. Quanto maior e mais dispersa (fisicamente) for a equipe, mais atenção se deve direcionar a este tópico.

É importante criar o maior número possível de mecanismos eficientes para que as pessoas conversem e troquem ideias sobre os seus trabalhos. Reuniões longas e pouco produtivas devem ser evitadas; dê sempre preferência para as mais curtas, com pauta e duração definidas, que tenham como resultado ações concretas.

Também é importante estimular a comunicação um a um daqueles que estão desenvolvendo atividades que interajam de alguma forma. Este contato não precisa ser sempre formal, pode ser através de ligações telefônicas, rápidas visitas à mesa de outro funcionário ou mesmo o uso de softwares de mensagem eletrônica.

Liderança muito centralizadora

Um bom líder é fundamental para o funcionamento adequado de uma equipe. É ele que vai identificar o potencial de cada um, distribuir as atividades da melhor maneira e tomar as decisões quando for necessário. A responsabilidade final de cada decisão – seja o resultado positivo ou negativo – sempre recairá sobre o gerente; mas isso não significa que ele deva centralizar o trabalho.

Uma gestão participativa não é a mesma coisa que cogestão. Sim, a responsabilidade final será sempre do gerente, mas ele precisa ouvir cada um dos envolvidos no trabalho, entender quais são as consequências de uma decisão e ouvir a opinião de cada funcionário.

Quando se sentem parte do processo decisório, os membros da equipe também se sentem mais responsabilizados e passam a se dedicar mais na busca de bons resultados.

Problemas de relacionamento

Uma equipe não é simplesmente a soma de vários funcionários e suas habilidades. Ela é também as interações destes funcionários e como elas afetam o dia a dia do trabalho. Uma pessoa pode desempenhar suas atividades de maneira primorosa, porém, se ela tiver problemas com outro membro da equipe pode perder a motivação, cometer erros ou não atingir todo o seu potencial.

Não é, necessariamente, o caso de eliminar alguém da equipe, muitas vezes um rearranjo das interações é suficiente. O gestor deve montar o seu time da maneira em que duas pessoas que tenham dificuldades de interação trabalhem juntas o menos possível. Da mesma maneira, deve fazer com que aqueles que produzam bem quando estão juntos realizem o máximo de atividades conjuntas.

Informação dispersa no Trabalho em Equipe

Outro problema crítico que deve ser evitado no trabalho em equipe a dispersão de informações. Isto acontece especialmente quando cada membro da equipe mantém um controle diferente das suas atividades, registrando os dados a partir de um padrão e formato próprios. Quando surge o momento em que é importante ter acesso a estas informações, a sua consolidação é complicada, leva muito tempo e ainda é pouco confiável.

O ideal é manter os controles e o planejamento da equipe em um mesmo software, que cada um dos membros possa acessar. Isto não significa que todos podem editar, inserir e visualizar todas as informações, já que os níveis de acesso de cada um dos funcionários podem ser definidos pelos gestores.

Quando as informações estão concentradas no mesmo lugar é mais fácil ter acesso às rotinas de trabalho, à agenda do projeto e aos dados referentes a cada uma das atividades. No lugar de perder tempo buscando informações, a equipe pode trabalhar na sua análise, identificando problemas e oportunidades.

O trabalho em equipe é fundamental para qualquer empresa prosperar. Evitando estes erros mais comuns, é possível ter uma equipe mais harmônica, na qual seja mais agradável desenvolver um trabalho. Os resultados acompanharão um time de qualidade.

Gostaria de compartilhar mais alguma dica sobre trabalho em equipe? Deixe seu comentário.

Ganhe tempo organizando suas atividades corretamente

Dicas fundamentais para organizar o trabalho de sua equipe com uma boa Gestão de Tarefas

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar as atividades do dia a dia para que você gerencie melhor seu tempo e, com isso, conquiste não só melhores resultados para a sua empresa, como mais tempo para dedicar a você mesmo.