Para criar um cronograma de consultoria é preciso compreender o escopo, identificar os recursos, definir as atividades e revisar com o cliente.
Você irá prestar um serviço de consultoria e não sabe por onde começar? Esse é um problema comum entre consultores, não apenas os iniciantes, também os mais experientes quando se deparam com um escopo diferente do que estão acostumados.
Um cronograma de consultoria bem planejado e controlado é um dos principais fatores de sucesso do projeto, pois ajudará a garantir a conclusão dentro do prazo, escopo e custo.
Nesse artigo você entenderá quais são os componentes, passos e dicas para acertar na criação do seu cronograma de projeto de consultoria.
O que você vai aprender?
O que é um cronograma de consultoria?
Um cronograma de consultoria é uma ferramenta de planejamento e controle da prestação de um projeto de serviço para um cliente. Ele pode ser representado em uma planilha, documento ou em um software de gestão de projetos, o que é mais adequado.
O cronograma de projeto de consultoria é a representação gráfica do sequenciamento de etapas e atividades necessárias para o cumprimento da entrega final do projeto.
A forma mais comum de apresentar um cronograma de projeto é com o gráfico de gantt, que traz principalmente os componentes:
- Etapa
- Entregáveis
- Atividades / tarefas
- Data de início
- Data de término
- Responsáveis
- Recursos necessários
Veja um exemplo de um cronograma de consultoria:

Por que é importante criar um cronograma de consultoria?
O cronograma de consultoria é importante pois ajuda a compreender as etapas e atividades necessárias para cumprir o escopo dentro do prazo definido.
Segundo o Panorama Gestão de Projetos Brasil 2025, apenas 31% dos gerentes de projetos fazem as entregas “na maioria das vezes” dentro do prazo. Isso afeta o orçamento do projeto, satisfação do cliente e reputação da empresa de consultoria.
Entre os principais motivos para atrasos na entrega estão:
- Escopo do projeto mal definido
- Prazos irrealistas
- Falta de controle do cronograma
- Recursos sobrecarregados
A criação de um cronograma de projeto de consultoria ajuda a resolver esses problemas.
Quais são as etapas para criar um cronograma de consultoria?
Confira a seguir as etapas para o desenvolvimento de um bom cronograma de projeto de consultoria.
1. Elabore uma Declaração de Escopo do Projeto e uma EAP
Você só conseguirá desenvolver um bom cronograma se ter profunda compreensão sobre os entregáveis do projeto. A Declaração de Escopo do Projeto é um documento que reúne tudo que deve o que não deve ser executado em seu projeto.

| Baixe grátis: Modelo de Declaração de Escopo do Projeto
Já uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto) é uma ferramenta que ajuda a dividir uma grande entrega de um projeto em pacotes de entregas menores, facilitando a compreensão do que deve ser feito para atingir um objetivo final.

Tanto a Declaração de Escopo do Projeto, quanto a Estrutura Analítica do Projeto, são ferramentas que ajudarão você a compreender melhor as pequenas entregas para planejar as atividades do cronograma com maior assertividade.
2. Tenha base em dados de projetos anteriores
Consultar projetos anteriores irá acelerar o desenvolvimento do cronograma e ajudar a tornar o sequenciamento e prazos das atividades mais realistas.
Além disso, se você fez o encerramento do seu último projeto seguindo as melhores práticas de gestão de projetos, com certeza deve ter documentado lições aprendidas. Essas lições devem ser usadas para se antecipar a problemas que causam atrasos.
Verifique em seus projetos anteriores o tempo real de execução de cada atividade, quais atividades não previstas precisaram ser executadas, quais foram os principais atrasos e ajustes necessários do cronograma.
Assim, você certamente terá um cronograma de projeto de consultoria mais adequado à realidade.
3. Faça suas estimativas com cuidado
As estimativas de esforço necessário para executar cada atividade do cronograma não deve levar em conta apenas a base de dados de projetos anteriores, mas também as percepções de cada responsável.
Por isso, envolva sua equipe e o cliente no desenvolvimento do cronograma para obter maior precisão nas estimativas. Considere também adicionar uma margem de erro nas estimativas, por exemplo, 30% a mais de prazo para cada atividade.
4. Avalie a disponibilidade dos seus recursos
Identificar a disponibilidade dos recursos necessários é fundamental para desenvolver um cronograma realista. Isso significa avaliar se as pessoas da equipe que possuem as competências necessárias podem assumir determinada atividade em certo prazo.
Essa prática é muito importante em consultorias, onde múltiplos projetos são executados simultaneamente para diversos clientes.
Por exemplo: imagine que seu cronograma prevê a atividade “Migrar dados do software” no 24º dia do projeto, com duração de 5 dias (13 a 17 de outubro de 2025). Você precisa garantir que a pessoa indicada para essa atividade esteja disponível durante essas datas.
5. Organize as etapas e atividades
Compreendendo o escopo, entregas, estimativas e disponibilidade dos recursos, é hora de desenvolver o cronograma. Você pode organizar seu cronograma em etapas maiores, atividades e subatividades.

Essas atividades devem ser organizadas visando a eficiência do projeto, com objetivos claros. Isso significa evitar a criação de atividades redundantes, por exemplo:
- Realizar reunião inicial com o cliente para alinhar expectativas
- Enviar e-mail com resumo sobre a reunião de alinhamento
- Criar documento de briefing com os principais pontos discutidos
Essas atividades poderiam ser consolidadas em uma atividade mais objetiva e direta:
- Conduzir reunião de alinhamento e registrar briefing validado com o cliente
Essa prática economiza tempo tanto da equipe quanto do cliente, além de evitar retrabalhos e centralizar o registro de informações e dados.
6. Atribua responsáveis e defina prazos
A partir das atividades criadas é possível atribuí-las à equipe. O Artia por exemplo, possibilita vincular recursos como responsáveis, participantes ou informados, a depender do seu nível de envolvimento.

Se você estiver usando um gráfico de gantt, ao definir a data de início e término de cada atividade, também poderá visualizar a duração em dias, e assim, fazer ajustes caso necessário.
7. Estabeleça sequenciamentos e dependências
Sequenciamento e dependências são o ordenamento obrigatório das atividades em um cronograma. Ou seja, é a definição de que para que a atividade Y seja realizada, a atividade X deve ter sido concluída.
Por exemplo, você não pode conceder permissões de acesso ao software para os usuários do seu cliente, se não ter solicitado os dados dos usuários antes.
Mas é preciso ter cuidado: muitas atividades podem ser realizadas simultaneamente, sem necessidade de dependência entre elas.
Por exemplo, o registro de usuários em um software pode ser feito pelo Analista A, enquanto a customização de um dashboard para análise de dados no mesmo software pode ser feita pelo Analista B.
O equilíbrio entre o sequenciamento das atividades e a execução paralela aumentará a produtividade e reduzirá o tempo de conclusão do projeto.
8. Revise seu cronograma
O cronograma criado deve ser revisado cuidadosamente para encontrar falhas que podem causar retrabalhos e atrasos durante a execução do projeto. É muito importante, nessa etapa, envolver todas as partes interessadas, entre a equipe e o cliente.
Estabeleça um espaço aberto e colaborativo para ouvir percepções sobre o cronograma em geral, desde o sequenciamento das atividades até as estimativas de esforço.
9. Documente a baseline do seu cronograma de consultoria
Com o cronograma revisado e aprovado, faça a documentação na baseline do projeto, ou linha de base, que é um ponto de referência fixo para medir o progresso e desempenho do projeto ao longo do tempo, de acordo com o planejado.

Isso ajudará você a acompanhar a execução do projeto e compará-la ao cronograma previsto, acelerando a identificação de falhas que podem causar atrasos. Você também pode usar o Artia para criar sua baseline.
Dicas avançadas para gerenciar um cronograma de consultoria
As dicas abaixo ajudarão você a garantir o sucesso do seu projeto de consultoria e aumentar a satisfação do cliente:
- Mapeie riscos que possam comprometer o cronograma e elabore um plano de contingência para evitar atrasos nas entregas;
- Desenvolva em toda a equipe e partes interessadas um senso de responsabilidade mútua sobre o cumprimento do cronograma;
- Envolva seu cliente na elaboração do cronograma para coletar expectativas e eliminar atritos de comunicação, como ausências de pessoas chave no projeto;
- Deixe claro quais atividades do cronograma serão de responsabilidade do cliente e o impacto que um atraso pode causar no projeto;
- Alinhe com o cliente e defina no cronograma o prazo das entregas, pois a conclusão de uma atividade não corresponde necessariamente à sua entrega;
- Inclua no cronograma marcos importantes, como reuniões de aprovação de entregas, relatórios de status ou apresentação de resultados.
Baixe grátis um modelo de cronograma de consultoria
Quer acelerar o desenvolvimento do cronograma do seu projeto de consultoria? Faça o download gratuito da planilha modelo de cronograma de consultoria, que já conta com um gráfico de gantt pronto com etapas e atividades.

Esse modelo considera um projeto de implementação de software, mas você adaptá-la livremente para as necessidades do seu projeto!
Artia: o melhor software para criação e controle de cronograma de consultoria
O Artia é um software completo para gestão de projetos, com mais de 30 ferramentas ideais para gerenciar consultorias e projetos de serviços. Inclui:
- EAP: defina pacotes de trabalho de forma simples e intuitiva
- Alocação de Recursos: identifique a disponibilidade da sua equipe facilmente
- Gráfico de Gantt: planeje etapas, atividades, sequenciamentos e dependências
- Inteligência Artificial: gere cronogramas de consultorias em segundos
- Relatórios: acompanhe o desempenho e reporte o progresso aos clientes
Com o Artia você também pode gerenciar portfólios de projetos, horas dedicadas, rentabilidade e fluxos de trabalho. Tudo em uma plataforma nacional, conhecida pelo seu ótimo suporte em português com especialistas brasileiros e preços em Reais (R$).
Veja abaixo, na prática, como criar um cronograma de projeto com o Artia: