Engajamento dos funcionários depende da comunicação no ambiente de trabalho

Engajamento dos funcionários depende da comunicação no ambiente de trabalho

Escrito por Roberto Gil Espinha

28 Jun 2011

4 min de leitura

Um novo estudo da International Association of Business Communicators (IABC) Research Foundation e da Buck Consultants (uma empresa da Xerox), revela que os supervisores imediatos e a comunicação dos empregados no ambiente de trabalho são os dois principais influenciadores do engajamento dos funcionários com a organização.

Fatores que aumentam e diminuem o engajamento dos funcionários

Um supervisor imediato pode influenciar o nível de engajamento tanto positiva quanto negativamente. 44% dos entrevistados disseram que seus supervisores aumentam fortemente o engajamento dos funcionários, enquanto 41% afirmam que os supervisores diminuem fortemente o engajamento dos funcionários com a empresa.

39% dos entrevistados indicaram que a comunicação do empregado no ambiente de trabalho contribui fortemente para o engajamento dos funcionários, e 47% disseram que tiveram uma influência moderada. Outros fatores que contribuem para um maior engajamento incluem mudança na liderança (31%) e programas de recompensa / reconhecimento (18%). Fatores que contribuem para a diminuição do engajamento dos funcionários são baixa moral da equipe (49%), má gestão / liderança (48%), redução da equipe (38%), e mudança na liderança (26%).

Outra tendência que foi identificada é o uso cada vez mais comum de ferramentas de redes sociais corporativas como parte da estratégia de engajamento dos funcionários na organização, afirma Robin McCasland, presidente da Brain Biscuits Strategic Communication: “As diferenças entre a comunicação interna e externa estão se dissipando e as organizações que se comunicam de forma eficaz através das mídias sociais estão descobrindo que isto cria uma cultura corporativa positiva, fortalece o engajamento dos funcionários e reforça a reputação externa da empresa.”.

Uma das principais conclusões da pesquisa deste ano é que a melhoria da cultura organizacional e do ambiente de trabalho tornaram-se os objetivos mais votados no ranking de fatores que para melhorar o engajamento dos funcionários. As organizações estão comprometendo-se mais profundamente em buscar o engajamento efetivo dos seus funcionários, pois sabem que esta é a chave para aumentar sua produtividade, fortalecer a retenção de talentos e em última instância, atingir os objetivos de negócio da empresa.

Esta é a 3ª. Edição do relatório “Employee Engagement Survey”, realizado pela IABC e que busca determinar como as organizações estão se comunicando com os empregados para mantê-los engajados e produtivos. Cerca de 1.000 profissionais de comunicação participaram da pesquisa deste ano, representando uma base diversificada de indústrias e geografia.

Alguns outros destaques da pesquisa incluem:

  • Metas para engajar funcionários

No ano passado, as empresas estavam mais preocupados com o aumento da produtividade no ambiente de trabalho. A pesquisa deste ano revelou que a criação de uma nova cultura e comunicação no ambiente de trabalho (33%) foi o objetivo mais importante identificado pelos entrevistados, seguido pelo aumento da produtividade (28%) e retenção de talentos(26%).

  • Métodos de comunicação utilizados para engajar os funcionários e promover a produtividade

Similar aos resultados da pesquisa do ano passado, e-mails (81%) e intranet (72%) são os ferramentas de engajamento mais freqüentemente utilizadas para comunicação no local de trabalho.
Mais da metade das empresas pesquisadas utilizada blogs (69%), Twitter (58%), Facebook (57%), serviços de mensagens instantâneas (57%) e YouTube (53%) para se comunicar com seus públicos internos e externos.

  • Ferramentas adicionadas à intranet corporativa

Mais de 50% dos entrevistados disseram que suas organizações adicionaram ferramentas com recursos de compartilhamento de conteúdo nos últimos cinco anos. Perfis de funcionários, feeds de notícias, blogs tradicionais e diversas outras ferramentas de colaboração tornaram-se populares.

Tools: Intranet

Para acessar o relatório completo, faça o download do arquivo no formato PDF neste link. A IABC é uma rede global de profissionais de comunicação comprometidos com a melhoria da eficácia organizacional por meio da comunicação estratégica, fundada em 1970, e que possui mais de 14.000 membros em 90 países.

Conforme já falamos em post anteriores, “… as organizações tendem a se estabelecer como uma rede: uma Empresa 2.0 é construída em torno da implantação gradual de redes sociais internas e ambientes de trabalho colaborativo. A estrutura organizacional hierárquica e orientada ao controle começa a ceder espaço para redes interdependentes de colaboradores com processos descentralizados de tomada de decisão e aprendizagem acelerada em ambientes personalizados.”.

No contexto da disciplina de gerenciamento de projetos, as conclusões desta pesquisa tem implicações igualmente relevantes pois colaboração e comunicação tem um papel vital na busca constante do engajamento com a equipe e stakeholders do projeto.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.