Guia do gestor, a arte de delegar tarefasA centralização é um dos maiores problemas que os gestores passam. O receio de delegar o trabalho para sua equipe pode custar caro ao projeto: prazos deixam de ser cumpridos e o resultado não é tão bom quanto seria se as atividades fossem divididas. Por isso, saber delegar as tarefas de maneira eficiente é uma das maiores habilidades que o gestor pode ter.

Aprenda agora como se tornar um mestre na difícil arte de delegar tarefas.

Conheça sua equipe

O primeiro ponto para saber delegar as tarefas de maneira correta é conhecer bem sua equipe. O trabalho precisa ser distribuído para aqueles que você sabe que são os mais capacitados para realizá-los. Um ponto importante a destacar é que não basta o funcionário ser qualificado no papel; este pode ser um indicador, mas não é sempre o fator decisivo. Muitas vezes a pessoa possui a qualificação técnica no currículo, mas não desempenha a função da melhor maneira possível.

A forma de descobrir os pontos fortes e fracos da sua equipe é se comunicando de forma ativa e ficando atento à maneira com que cada um desempenha as funções que lhe são dadas.

Seja claro e defina prazos

Para que as tarefas que você delegar sejam feitas de modo correto você precisa ser bastante claro sobre o que necessita de cada colaborador. Isso não significa que você deva eliminar qualquer iniciativa e proatividade, mas dar instruções exatas sobre o que espera de cada trabalho e como ele impactará no resultado final do projeto.

Da mesma forma, você precisa de mecanismos de cobrança para que possa avaliar se a tarefa está sendo feita do modo correto. Um destes mecanismos é o prazo. A melhor forma de não ter surpresas perto do fim do projeto é definir datas intermediárias, destrinchando as tarefas e cobrando prazos em cada uma de suas etapas.

Dê suporte: remova os obstáculos para o bom trabalho

Um papel fundamental do gestor é remover os obstáculos para que seus colaboradores desempenhem um bom trabalho. É função do gestor entender quais são as principais dificuldades da equipe é tentar reduzi-las ao mínimo possível. Você precisa dar as condições para que seus funcionários se dediquem unicamente ao que lhes foi delegado.

Os obstáculos podem ser desde conseguir equipamentos mais modernos e eficientes para seus funcionários até negociar com o cliente um prazo mais longo para que o trabalho seja feito de uma maneira melhor.

Responsabilidade e delegação

Um bom gestor deve sempre buscar uma forma de trabalhar em que, progressivamente, ele tenha de desempenhar menos as tarefas do dia a dia e dê autonomia à equipe. O cenário ideal (praticamente impossível de atingir, é verdade) é aquele onde a equipe funciona praticamente sem a necessidade do líder; este atuará apenas fazendo eventuais ajustes e removendo os obstáculos para seus funcionários trabalharem.

Para delegar tarefas de forma eficiente você precisa conhecer os pontos fracos e fortes da sua equipe, para saber exatamente o que esperar de seus colaboradores e quais tarefas poderá delegar para cada um. Uma vez definido o que você delegará, precisa ser claro sobre o que precisa de cada um e cobrar prazos. Por fim, um bom líder deve eliminar os obstáculos para que seus funcionários desempenhem o seu papel da melhor maneira possível.

Não se esqueça: a delegação de tarefas não exime o gestor de suas responsabilidades. Os sucessos e fracassos dos projetos serão elogiados e cobrados por você internamente, mas no plano externo a responsabilidade é sua. Não parece fácil? Realmente não é… Por isso os bons líderes são tão raros.

E você, já está preparado para se tornar um grande líder? Aplique estas dicas para delegar tarefas no seu dia a dia e você já terá um bom começo.

Ganhe tempo organizando suas atividades corretamente

Dicas fundamentais para organizar o trabalho de sua equipe com uma boa Gestão de Tarefas

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar as atividades do dia a dia para que você gerencie melhor seu tempo e, com isso, conquiste não só melhores resultados para a sua empresa, como mais tempo para dedicar a você mesmo.