Organograma de projeto: como estruturar a equipe perfeita?

Organograma de projeto: como estruturar a equipe perfeita?

Escrito por Roberto Gil Espinha

01 jan 2024

7 min de leitura

Saber como funciona a estrutura das pessoas de um projeto é essencial para o sucesso. E o organograma de projeto é a ferramenta certa para isso! 

Neste artigo, você vai descobrir o que é um organograma de projetos, os passos para montá-lo e verá modelos prontos que vão te ajudar muito na prática. Confira!  

O que é organograma de projeto? 

Um organograma é uma representação visual da estrutura de uma organização, que descreve como a empresa se organiza internamente a nível de cargos e departamentos. Quando falamos em organograma de projeto, é mesma coisa, só que aplicada à equipe do projeto. 

Essa diferença ocorre porque, geralmente, não são todas as pessoas da empresa que participam do projeto, sendo necessário criar uma nova estrutura para definir papéis e responsabilidades 

Para que serve um organograma de projeto? 

O organograma de projeto apresenta a relação hierárquica do projeto de maneira clara. Ou seja, ele serve para organizar a equipe e trazer mais entendimento sobre as responsabilidades de cada um.  

A partir dele, as partes interessadas conseguem entender qual seu papel no projeto, sua liderança, e a quem devem recorrer se precisarem de algo.  

Além disso, o organograma de projeto é um dos pilares para a construção de um planejamento estratégico eficiente. Ao definir quem são os envolvidos e quais suas funções, o gestor consegue planejar atividades direcionadas e construir um plano que faça sentido para aquela realidade.  

| Aprenda também: [WEBINAR] Planejamento Estratégico – como transformar os planos em resultados reais 

Quais são os principais papéis de um projeto? 

Os papéis e responsabilidades variam bastante de acordo com o tipo de projeto e ramo da organização. No entanto, existem três papéis essenciais que sempre estão presentes:  

Gerente de projetos 

O gerente de projetos é quem lidera e coordena o projeto na prática. Ele é responsável por planejar, executar e garantir que o projeto seja concluído de acordo com os requisitos exigidos. 

Sponsor do projeto  

O patrocinador do projeto é quem fornece o financiamento e o apoio político para o projeto. Ele é a figura de maior autoridade, sendo responsável pelas decisões finais e por aprovar as ações do gerente. 

Equipe do projeto 

A equipe do projeto é responsável pela execução das tarefas e entregas. Geralmente, ela é composta por especialistas em diversas áreas, como engenharia, desenvolvimento de software, marketing, etc. 

Além desses três papéis, o organograma pode conter diversos outros stakeholders, como o líder técnico, analistas de qualidade, gerente do escritório de projetos, etc. Veja alguns exemplos:  

Exemplos de organograma de projeto 

Projeto de engenharia de software 

O organograma de um projeto de engenharia de software é geralmente dividido em duas partes principais: a equipe de desenvolvimento e a equipe de testes. A equipe de desenvolvimento é responsável por criar o software, enquanto a equipe de testes é responsável por garantir que o ele funcione conforme o esperado. Assim, alguns papéis presentes são:  

  • Gerente de projetos 
  • Arquiteto de software 
  • Desenvolvedores 
  • Engenheiros de software 
  • Gestor de implantação 
  • Testadores de software 
  • Gerente de manutenção 

Projeto de consultoria 

Projetos de consultoria geralmente exigem uma abordagem multidisciplinar para resolver problemas específicos. Assim, é comum que estes projetos sejam compostos por uma equipe de consultores, que atenderá às necessidades do cliente, e uma equipe de suporte, que fornece apoio administrativo e técnico aos consultores. 

O organograma de um projeto de consultoria pode incluir os seguintes papéis: 

  • Gerente de projetos 
  • Consultores  
  • Especialistas em áreas específicas 
  • Analistas técnicos 
  • Gerente de relacionamento com o cliente 

Projeto de serviço de TI 

Projetos de serviços de TI frequentemente envolvem implementação, suporte e manutenção de sistemas. Assim, há equipes para: construir e desenvolver as estratégias do projeto; implementar e manter os serviços de TI; e para fornecer suporte aos usuários dos serviços.  

Aqui, alguns papéis comuns são:  

  • Gerente de projetos 
  • Arquitetos de sistemas  
  • Desenvolvedores de software  
  • Especialistas em infraestrutura 
  • Especialistas em redes e segurança 
  • Especialistas em suporte técnico  
  • Analistas de negócios 
  • Analistas de sistemas 

Projeto de campanha de marketing 

O organograma de um projeto de campanha de marketing geralmente é dividido em duas partes principais, uma equipe de planejamento e uma equipe de criação. A equipe de planejamento é responsável por desenvolver a estratégia e o plano das campanhas, enquanto a equipe de criação é responsável pela produção dos materiais de divulgação.

O organograma de um projeto de marketing pode incluir os seguintes papéis: 

  • Gerente de projetos 
  • Analista de conteúdo 
  • Especialista em marketing digital 
  • Analista de dados 
  • Coordenador de eventos 
  • Redatores 
  • Designers gráficos 
  • Social media
  • Analista de RP / Imprensa

Agora que você já sabe para que serve e quem pode compor um organograma de projetos, vamos entender como montá-lo na prática? 

Como fazer um organograma de projeto? 

Para fazer um organograma de projeto, siga as seguintes etapas: 

1. Identifique todos os interessados no projeto

Um projeto pode ter muitos papéis, tanto internos quanto externos. Para montar um organograma completo, é importante que você mapeie todas as pessoas que possam interferir durante a execução, mesmo que de forma indireta.  

Então, como primeiro passo, conheça todos os stakeholders do projeto. 

| Confira também: [E-BOOK] gerenciamento de stakeholders

2. Entenda como os interessados serão afetados pelo projeto

Além de saber quem fará parte do projeto, é preciso entender os níveis de influência e impacto dessas pessoas nas ações. Por isso, entenda a forma como elas serão afetadas ou afetarão o seu projeto.  

3. Defina claramente as lideranças

Um projeto sem um líder, é um projeto fadado ao fracasso. Então, esclareça quem será o gerente de projetos, o líder técnico e outros membros da equipe que terão responsabilidades de coordenação.

4. Crie o organograma do projeto

Com as informações acima mapeadas, é só organizá-las de forma hierárquica.  

Aqui, uma dica legal é contar com a ajuda de um software de gerenciamento de projetos ou um modelo de organograma pronto, que vão otimizar o tempo de criação e facilitar a montagem. Veja alguns desses modelos a seguir!  

| Leia também: Gerenciador de projetos – quais os melhores softwares do mercado?  

Melhores modelos editáveis para criar seu organograma 

Miro 

O Miro é uma plataforma de colaboração visual que oferece uma variedade de modelos de organogramas editáveis. Os modelos são personalizáveis e podem ser usados para projetos de qualquer tamanho. 

Miro – Organograma de Projeto 

Creately 

O Creately é um software de criação de diagramas que traz alguns modelos de organogramas, incluindo modelos específicos para projetos de TI, marketing e engenharia.  

Creately – Organograma de Projeto 


Lucidchart 

Lucidchart é outro software de criação de diagramas, mas, o diferencial dessa plataforma é que oferece modelos específicos para projetos ágeis, como o Scrum. Os modelos são personalizáveis e podem ser compartilhados com outros usuários. 

Lucidchart – Organograma Scrum 

Conclusão 

Quando todos sabem o que precisam fazer e a quem devem responder, os processos tendem a ser executados de forma mais coerente, o que leva a melhores entregas. Assim, os organogramas de projeto são ferramentas essenciais para qualquer negócio.  

Mas, sozinhos eles não fazem milagre!  

Então, agora que você já sabe tudo sobre esse tema, é hora de aprender outros fatores que vão te ajudar a alcançar projetos de sucesso. Confira nosso guia completo de gestão de projetos e aprimore a sua gestão!  

    Principais aprendizados neste artigo

  • Organograma de projeto é uma representação visual da estrutura hierárquica do projeto.
  • O organograma de projeto define papéis e reponsabilidades das pessoas envolvidas.
  • Existem vários papéis que podem compor um organograma de projeto, mas os três principiais são: o gerente, o sponsor e a equipe.
  • Uma forma inteligente de montar o organograma do seu projeto é contar com a ajuda de um software de gerenciamento de projetos ou um modelo de organograma pronto.
Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.