O que é Project Model Canvas? Aprenda como utilizá-lo no gerenciamento de projetos!

O que é Project Model Canvas? Aprenda como utilizá-lo no gerenciamento de projetos!

Escrito por Roberto Gil Espinha

26 fev 2020

7 min de leitura

A variedade de detalhes e especificações de um projeto pode tornar seu gerenciamento muito complexo. Nesse cenário, surgem cada vez mais métodos que facilitam a gestão de forma visual e dinâmica, como o Project Model Canvas.

Baixe seu canvas no botão abaixo e continue lendo o texto para entender como ele funciona!

[container] [/container]

A utilização do PM Canvas ajuda a entender e controlar a relação entre as diversas áreas do projeto, de modo a evitar desorganização e erros. Quer saber como ele funciona e como utilizar nos seus projetos? Siga lendo o post pois vamos ensinar!

O que é Project Model Canvas?

Project Model Canvas é uma metodologia de gestão de projetos que consiste em agrupar e relacionar as diversas áreas de um projeto de forma visual, utilizando um quadro e post-its. Veja de perto:

Exemplo de Project Model Canvas
O primeiro modelo de canvas utilizado dentro das empresas foi criado pelo suíço Alexandre Osterwalder, o Business Model Canvas. O modelo foi se popularizando pelo mundo corporativo e tem diversas aplicações.

Baseado no Business Model Canvas, o conceituado professor e consultor brasileiro José Finocchio criou o Project Model Canvas, mais voltado para o gerenciamento de projetos. A metodologia é explicada no livro PM Canvas: Gerenciamento de Projetos sem Burocracia, best-seller na área de gestão.

A ideia da ferramenta é criar um planejamento de projeto mais simples de entender e colaborativo na hora de ser elaborado.

Como funciona o Project Model Canvas?

O PM Canvas consiste em um conjunto de 13 blocos para definir o projeto. Cada bloco do Canvas representa uma área do projeto, e esses blocos estão diretamente relacionados aos blocos vizinhos. Assim:

PM Canvas ou Canvas de Projeto, como funciona
Com essa relação entre os blocos, fica mais fácil encontrar inconsistências no projeto e identificar os impactos que as alterações em uma área causam nas áreas relacionadas.

Por exemplo: equipe está ao lado de grupos de entregas, afinal, é a equipe que fará essas entregas. Sendo assim, alterações no time podem comprometer o que foi estabelecido no bloco vizinho.

Utilizando o Project Model Canvas, o planejamento do projeto pode ocorrer com maior participação dos envolvidos. Basta que todos discutam as ideias e coloquem aquilo que foi estabelecido em post-its que serão colados no quadro, das justificativas aos custos.

Além da relação dos blocos com os vizinhos, olhando a imagem é possível identificar cinco colunas nas quais eles estão agrupados que respondem a questões básicas sobre o projeto: “Por quê?”, “O que?”, “Quem?”, “Como?” e “Quando e Quanto?

A seguir, vamos explicar cada uma dessas questões. Entenda:

Por quê?

Essa coluna é composta pelos blocos de justificativas, objetivos e benefícios. Ao integrar os três blocos nessa coluna, é necessário que eles façam sentido e respondam ao porquê da realização do projeto, esclarecendo seu propósito.

Por exemplo, no projeto de reforma do sistema elétrico de um prédio, uma justificativa pode ser que há riscos à segurança dos moradores devido às condições em que ele se encontra. O objetivo específico poderia ser substituir a antiga fiação por uma mais moderna com esquemas de segurança. Entre os benefícios, poderíamos incluir a diminuição dos riscos de acidentes com moradores e de possíveis processos judiciais decorrentes de tais situações.

As justificativas devem apresentar problemas a serem solucionados com os objetivos. Com a realização do projeto, é preciso haver benefícios consistentes e que solucionem os problemas encontrados nas justificativas. Se não for possível relacionar esses três blocos, significa que há inconsistências no porquê da realização do seu projeto.

O que?

A coluna “o que” diz respeito àquilo que será realizado no projeto. Ela é composta pelos blocos produto e requisitos, e responde o que será feito ao longo do projeto ou do produto que surgirá a partir da sua conclusão. Lembre-se de verificar se os objetivos estão condizentes com o produto gerado e se ele atende às necessidades dos stakeholders.

Quem?

A coluna “quem” é composta pelos Stakeholders externos e pela equipe.  Ela responde quem está dentro do projeto e quem fornece os subsídios para a realização do mesmo.

Um projeto é realizado por pessoas. É preciso garantir que há responsáveis para todas as atividades e que não há lacunas entre coisas que precisam ser feitas e os recursos humanos necessários para tal.

Como?

A coluna “como” nada mais é do que o grupo de blocos que detalham o trabalho que será realizado no projeto e em quais condições ele ocorrerá, quase como o escopo. Essa coluna é composta pelo bloco das premissas, dos grupos de entregas e das restrições.

Quando e quanto?

O bloco dos riscos, da linha do tempo e dos custos compõe a coluna quando e quanto. Trata-se da coluna da programação, que deixa claro quando o projeto será entregue e quanto ele irá custar, além dos riscos aos quais o projeto está exposto ao longo do seu ciclo de vida e que podem alterar os prazos.

Veja também tudo sobre o Project Charter e como montar um!

Agora que você entendeu como funciona o Project Model Canvas, que tal entender quais são os principais benefícios em utilizá-lo?

Benefícios de utilizar o Project Model Canvas

Facilita a compreensão do projeto

Quando utilizamos apenas um plano de projeto tradicional, o gerente de projetos resume as informações sobre o projeto em um documento e o apresenta para a equipe e para os stakeholders.

Entretanto, isso gera relação de passividade dos envolvidos em relação ao gerente de projetos, que acabam apenas concordando ou discordando do que estão ouvindo. O Project Model Canvas é uma abordagem mais colaborativa, pois a equipe participa da construção do plano colando os post-its e ajudando a planejar o projeto.

O Project Model Canvas não substitui, necessariamente, um documento formal com o planejamento, mas ajuda a realizá-lo efetivamente de forma mais democrática.

Facilita a identificação de problemas

Como já foi dito, o PM Canvas explicita de forma visual a relação de dependência entre as diversas áreas do projeto. Isso permite identificar problemas e inconsistências muito mais rapidamente na hora do planejamento.

Melhora a comunicação

Por se tratar de uma metodologia mais acessível e simples, o Project Model Canvas ajuda a melhorar a comunicação entre os envolvidos no projeto. Isso porque o nível de compreensão sobre as diversas áreas do projeto aumenta entre os membros da equipe, permitindo maior diálogo com maior propriedade.

Além disso, como o canvas pode ficar exposto e acessível para todos, é muito mais fácil para a equipe saber e lembrar quando houver qualquer tipo de alteração no planejamento.

Aumento da objetividade

Utilizar o canvas ajuda a criar tarefas mais objetivas, pois o modelo de quadro com post-its favorece isso. Primeiramente, post-its são pequenos e exigem objetividade na hora de descrever as especificações. Depois, eles podem ser facilmente movidos de uma coluna para outra ou removidos no caso de alterações no projeto, permitindo fácil atualização do quadro conforme o projeto evolui.

E então, conseguiu entender como funciona o Project Model Canvas? Baixe o nosso template gratuito e comece o seu projeto agora mesmo!

 

 

Nós também criamos uma página completa sobre gerenciamento de projetos para que você aprenda tudo o que precisa saber! Não deixe de ler Gestão de Projetos: o que é e TUDO sobre como gerenciar projetos.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.