Gerenciamento de tarefas – Como fazer de forma eficiente?

gerenciamento de tarefas

Nos dias de hoje todos somos multitarefa, pois precisamos estudar, trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, até dos animais domésticos e estar sempre “antenado” com o que acontece a nosso redor. Muitas pessoas comprometem as suas obrigações diárias, alegando depois que falta de tempo para fazê-las. Mas porque outras pessoas têm os mesmos afazeres e conseguem contornar essa falta de tempo?

O grande problema pode estar na maneira que é feita a sua administração do tempo, muitas vezes falta mais organização no seu dia. Às vezes precisamos ser um pouco mais metódicos, saber escolher, ser assertivo e gerenciar tudo com eficácia, ajudando você em suas futuras decisões.

Criar uma listar com todas as tarefas é o ponto chave para você organizar o seu dia e concluir as suas obrigações sem comprometer o seu tempo de lazer com horas extras em casa.

Para manter tudo organizado é preciso armazená-las em um lugar de fácil acesso e se possível móvel, pois assim a sua lista de tarefas te acompanhará para onde quer que você vá. Neste post vamos ver algumas dicas usando o seu dispositivo móvel para administrar a sua lista.

Aplicativo

Hoje alguns smartphones utilizam o sistema operacional Android, e nesse sistema é possível baixar softwares de gestão de tarefas como Artia, por isso aproveite, não perca tempo e comece já a registrar a sua lista dentro da ferramenta que você escolheu utilizar.

Brainstorm

Eles normalmente são feitos geralmente nas sextas- feiras ou aos domingos no final do dia, o ideal é você pegar um papel e uma caneta, ou melhor, direto no seu smartphone, e ver tudo que você fez na semana anterior e o que precisa fazer na próxima. Consulte toda sua agenda com os seus compromissos e tarefas já registrados facilitando a sua organização. O importante é não esquecer de nada, nem as mais simples.

Contextos

Crie categorias para as suas tarefas, isso facilitará na hora de realizá-las. Por exemplo, se ela exige que você esteja em casa use a categoria “casa”, na rua use “rua”, se você precisa estar na empresa para executá-la utilize “trabalho”, assim você poderá executar todas as suas tarefas que necessitam ser realizadas na rua, por exemplo, de uma só vez, otimizando seu tempo. Você pode criar as suas categorias como bem entender, pois essa é uma maneira bem prática de deixar a sua agenda mais organizada.

Projetos

Tarefa é uma única ação, já um projeto é um conjunto de ações onde todas devem ser executadas para finalizá-lo. Quando você precisar cadastrar um projeto na sua agenda, quebre ele em varias tarefas, desse modo ficará mais fácil de executá-lo.

Importante ou não importante

Outra dica que ajuda bastante na hora de saber por qual tarefa começar é categorizar suas atividades por prioridade. Você pode separar elas entre o que é urgente e o que não é, ou até mesmo categorizar com níveis de 1 a 4 por importância.

Prazos

Tente sempre trabalhar com prazos entre 2 e 3 dias antes da data original, isso ajudará a  evitar possíveis transtornos, já que emergências acontecem e você não pode evitá-las.

E lembre-se, sua agenda eletrônica possui alarmes e algumas até podem disparar e-mails com lembretes, então use e abuse dessa funcionalidade.

Fonte: http://www.produzindo.net/gerenciamento-de-tarefas-como-fazer-de-forma-eficiente/

Posted in Gerenciamento de Tarefas and tagged , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *