4 Dicas de boas práticas para melhorar a Gestão Empresarial


A Gestão Empresarial pode ser bem otimizada quando aplicada algumas boas práticas associadas a organização e controle dos recursos, processos e pessoas da empresa. Sem eles a sua empresa simplesmente não funcionará em seu total potencial, o que pode fazer com que o lucro seja menor.

Organizar significa classificar, estruturar, integrar e dispor para funcionar os recursos existentes para que as atividades consigam ser realizadas com sucesso. Geralmente classificamos a organização em três níveis: o estratégico, o tático e o operacional.

A organização no estratégico é o nível mais alto da hierarquia, que decidem os temas que afetam a empresa de modo geral; o tático, é o nível dos gerentes ou chefes da divisão, com a função de implementar em sua área das estratégias decididas no nível acima; e operacional, como nível dos supervisores, que devem aplicar as estratégias e táticas definidas e incentivar sua equipe.

O nível das tarefas e operações abrange as menores práticas, as quais são igualmente importantes para o sucesso do negócio. O controle serve para:

  • evitar que os bens organizacionais sofram desperdícios ou má utilização;
  • regular o desempenho da equipe através de supervisões e inspeções;
  • mensurar e avaliar os funcionários;
  • normalizar e melhorar a qualidade dos serviços ou produtos, entre outras funções.

 

Quais ferramentas utilizar para melhorar a organização e o controle?

Existem certas técnicas, procedimentos e ferramentas que auxiliam na gestão empresarial e promovem melhorias não apenas na organização e no controle, mas também em outras áreas da empresa.

Conheça algumas a seguir:

  • PDCA

A sigla traduzida do inglês quer dizer Planejar, Fazer, Checar e Ajustar. Logicamente, esta ferramenta funciona através dessas quatro etapas, que se desenvolvem em ciclos contínuos, tornando a organização administrativa mais eficiente com o passar do tempo.

Além disso, o ciclo PDCA procura compreender as causas dos problemas primeiro para assim intervir no controle da situação.

  • 5W2H

O 5W2H foi criado no Japão e é muito utilizado para otimizar os procedimentos de organização e controle nas empresas.

5W quer dizer What (O quê), Why (Por quê), Where (Onde), When (Quando) e Who (Quem). O 2H, por sua vez, diz respeito ao How (Como) e o How much (quanto).

Na prática consiste na análise destas perguntas para saber exatamente no que deve se concentrar e como começar a organizar a sua equipe.

É possível também obter mais controle sobre os trabalhos, podendo criar uma estrutura melhorada dos projetos, que clarifica o entendimento de cada procedimento, assim como na avaliação de resultados.

  • ERP

Em português, a sigla quer dizer “Sistema de Recursos Empresariais”. Diferente das ferramentas anteriores, o ERP é um software online. Seu principal objetivo é incorporar todos os setores da empresa em apenas uma interface, o que facilita e agiliza a troca de informações.

Dessa forma, o gestor possui um controle completo sobre a empresa e é capaz de prevenir problemas na tomada de decisões. Ele é excelente para empresas de pequeno e médio porte em segmentos diversos.

O ERP permite controlar o estoque e o setor de vendas e compras, assim como gerenciar recursos relacionadas aos trabalhos e serviços prestados aos clientes.

  • Kanban

O Kanban é uma das melhores ferramentas atuais para auxiliar o gestor nos quesitos de organização, comunicação e controle do trabalho. Ele objetiva otimizar os processos de tarefas e produção, assim como proporcionar melhores resultados na entrega no prazo, melhor produtividade e na clareza dos processos.

O Kanban é feito com base em referências visuais. São utilizados cartões com cores e tamanhos diferentes para estabelecer quais tarefas que precisam ser, que estão sendo e que já foram executadas.

Sua metodologia é bem prática e ágil. Com ele é possível acompanhar de forma rápida e simples o desenvolvimento de um projeto, em que etapa está, e acompanhar o prazo de entrega. Excelente para evitar atividades supérfluas em momentos inoportunos dentro da empresa.

Pelas marcações das tarefas que já foram concluídas e as que ainda serão, você tem uma visão clara da situação atual da empresa. Desse modo, saberá quais decisões tomar para impulsionar ações melhores aproveitadas.

O Kanban serve para empresas de todos os tamanhos e com ele você pode utilizar técnicas tradicionais ou inovadoras. Assim a organização e o controle podem ser realmente versáteis.

Deseja saber mais especificamente sobre Kanban? Preparamos todo um material especial para você aqui.

 

Agora que você entendeu a importância da organização e do controle para as empresas e conheceu algumas das melhores técnicas e ferramentas de auxílio e otimização, pode decidir qual se encaixa melhor à sua empresa.

Tenha em mente que nem sempre o uso de uma técnica ou ferramenta exclui a outra. Algumas, inclusive, podem ser utilizadas de modo combinado como software de projetos e erp com o objetivo de obter melhores resultados para o seu negócio.

Gostou das dicas? Comente o que achou e assine a nossa Newsletter.

Elimine a ociosidade incentivando a equipe com Gamification

Webinar com dicas para engajar a equipe e mante-la focada nos resultados esperados com Gamification

Ao marcar essa opção, você está de acordo com nossa política de privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O conceito de Gamification e por que 40% das 1000 empresas mais bem-sucedidas do mundo usam essa estratégia. Exploraremos algumas estratégias e como aplica-las no dia-a-dia da sua empresa e também cases de marcas que estão fazendo história!

Sobre o Autor

Autor: GestãoClick

GestãoClick: Somos um software de gestão empresarial com soluções em gerenciamento que simplificam a rotina de pequenas e médias empresas. O nosso ERP oferece funcionalidades desde o gerenciamento de estoque até o controle financeiro, todas integradas.