6 dicas para fazer gestão de equipes remotas em projetos

O trabalho a distância está cada vez mais presente nas empresas. Há funcionários que atuam em home office, como freelancers ou consultores, e também aqueles que têm a opção de trabalhar em casa esporadicamente.

Esse cenário indica que saber fazer a gestão de equipes remotas é uma habilidade muito importante a ser desenvolvida por líderes e gestores. Apesar de apresentar diversas vantagens, tanto para as companhias como para os funcionários, o gerenciamento do trabalho a distância é um grande desafio.

Neste post, separamos 6 dicas para que você possa fazer o gerenciamento de seus colaboradores de forma bem-sucedida. Confira!

1. Crie um plano de trabalho

O plano de trabalho pode ser considerado um conjunto de ações que serão realizadas em um projeto para alcançar determinados objetivos e metas. Portanto, é muito importante criar um para a sua equipe. Esse planejamento deve responder claramente às seguintes questões: o que se deve fazer, quem vai fazer, de que maneira e quando fazer.

Sempre que possível, é interessante quebrar tarefas maiores em partes menores, para que seja mais fácil para os colaboradores executarem as atividades. Para o gestor, também é mais fácil gerenciar atividades menores, pois é possível acompanhar o andamento das ações com mais clareza.

2. Esclareça tarefas e processos

Realize o planejamento de tarefas e processos levando em consideração as competências de cada colaborador e, também, as demandas do cliente. Saber qual é o profissional certo para atender a cada demanda é essencial para ter um bom relacionamento com a equipe, além de garantir que o trabalho seja realizado da melhor forma.

Para delegar tarefas de forma produtiva, é preciso ter uma boa comunicação e fazer o acompanhamento contínuo da execução dos trabalhos. Assim, deve-se ter certeza de que todos compreenderam, com clareza, o que precisa ser realizado.

É muito válido, também, pensar em pontos de monitoramento, para que a equipe possa elucidar dúvidas e solucionar as dificuldades ao longo do processo. Sempre dar feedbacks sobre as tarefas realizadas é uma ótima forma de orientar o rumo indicado para cada uma e valorizar o profissional responsável.

3. Estimule os questionamentos

Com uma equipe remota, ser muito sucinto e direto na troca de mensagens pode ser um problema. Fazer descrições completas das tarefas e estimular o levantamento de dúvidas e questionamentos dos colaboradores de maneira contínua minimiza a ocorrência de imprevistos e desentendimentos.

Portanto, para que as atividades sejam realizadas dentro da proposta almejada, é necessário incentivar uma boa comunicação entre o time. Dê liberdade para que todos possam se sentir à vontade ao perguntar o que quiserem sobre as tarefas a serem executadas.

4. Evite a assimetria de informação

Um dos principais desafios na gestão de equipes remotas é a defasagem na comunicação de decisões tomadas em outras reuniões e situações do dia a dia. E isso pode levar a uma assimetria de informação entre os colaboradores.

Devido a isso, é necessário que você mantenha uma comunicação fluida e transparente com todos os funcionários. Disponibilize, de maneira contínua, informações sobre o que está acontecendo com cada membro do time, com a equipe de forma geral e, também, com a empresa.

5. Tenha atenção com prazos e horários

A questão dos fusos horários pode ser complexa para a gestão de equipes remotas. Se você tem colaboradores trabalhando em outros países, saber manejar horários é fundamental.

Nesse tipo de situação, é preciso ter inteligência emocional e gentileza para definir prazos de atividades e, também, para marcar reuniões e videoconferências. Respeitar os horários e as pausas de descanso dos membros da sua equipe é muito importante.

Outro aspecto que deve ser considerado é que a definição de prazos precisa ser compatível com a complexidade do projeto. No entanto, como garantir que os prazos sejam cumpridos corretamente?

Uma ferramenta de gestão indispensável para evitar atrasos nas entregas das atividades é o cronograma de projetos. A utilização desse tipo de recurso é muito útil para acompanhar e administrar melhor o tempo gasto coma a execução de capa etapa do projeto.

Recomenda-se que o cronograma seja seguido conforme o planejado, mas adotar uma postura autoritária e inflexível com os colaboradores não é desejável. Nesse sentido, a abordagem mais apropriada e sensata é saber quanto tempo o time acredita ser necessário para finalizar as atividades traçadas e garantir um consenso em relação à definição das datas.

6. Utilize softwares para a gestão de equipes remotas

A tecnologia é uma forte aliada para o gerenciamento de projetos e equipes. Ela pode ajudar a simplificar e a otimizar vários processos de gestão.

Utilizando os recursos tecnológicos apropriados, fica muito mais fácil, por exemplo, realizar ações como delegar tarefas, acompanhar a execução de atividades, centralizar a comunicação, dar feedbacks, compartilhar e visualizar documentos e informações, entre outras atividades de gestão.

A utilização de softwares, portanto, pode ser uma alternativa para realizar o gerenciamento do time de colaboradores de maneira mais eficiente. Dessa forma, para melhorar a gestão de equipes remotas, primeiramente é preciso montar um plano de trabalho.

Em seguida, faça o esclarecimento de todos os processos e tarefas e que estão envolvidos na realização do projeto, sempre estimulando questionamentos por parte dos colaboradores, a fim de evitar a assimetria de informações.

Para garantir que as atividades sejam finalizadas dentro do prazo, é fundamental ter um cronograma para o projeto. Além disso, respeitar o fuso horário em que o colaborador se encontra é muito importante para que as tarefas sejam entregues em tempo hábil e com a qualidade desejada.

Por fim, é preciso ficar atento aos indicadores de performance de cada funcionário. A tecnologia pode ser uma forte aliada como suporte para manter o público interno engajado com o que foi planejado.

O uso de softwares para a gestão do time possibilita saber o desempenho de cada membro em tempo real. A utilização dessa ferramenta permite, ainda, a implementação de estratégias para manter a motivação e a produtividade sempre altas.

Agora que você já sabe como melhorar a gestão de equipes remotas, que tal fazer um teste gratuito do nosso software? Até a próxima!

Ganhe tempo organizando suas atividades corretamente

Dicas fundamentais para organizar o trabalho de sua equipe com uma boa Gestão de Tarefas

Ao marcar essa opção, você está de acordo com nossa política de privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar as atividades do dia a dia para que você gerencie melhor seu tempo e, com isso, conquiste não só melhores resultados para a sua empresa, como mais tempo para dedicar a você mesmo.