Liderar uma equipe com maestria é algo para poucos. É preciso ter espírito de liderança, pulso firme, jogo de cintura, dinamicidade, pró-atividade, dedicação e respeito pelos demais membros. Mesmo quem possui todas essas qualidades e diversas outras acaba tendo uma série de dificuldades, já que lidar com pessoas diferentes em um ambiente que tende a tensão, com pressão de cumprimento de metas e prazos não é fácil.

Por isto se você acabou de ser designado para a função de gerência de projetos, fique de olho nessas 6 dicas para ajudar a gerenciar sua equipe de Projetos.

1. Não alimente conflitos

A tensão que circula naturalmente pelo ambiente de trabalho acaba por gerar alguns conflitos entre os funcionários. É a meta que deve ser cumprida, os horários que devem ser seguidos, dificuldade em seguir o que foi combinado, personalidades conflitantes, mal entendidos, entre outros. Por isso entenda que até certo ponto conflitos são naturais entre os membros da equipe. O que não é e não se pode tornar natural é alimentar estes conflitos.

Se você perceber problemas entre dois membros da equipe, ou que você tenha dificuldade em lidar com algum deles, chame para uma conversa reservada e tente resolver o problema. Sempre observe se está acontecendo algum tipo de conflito, para resolvê-lo antes que se transforme em uma bola de neve.

Caso o problema seja com você, não leve para o lado pessoal. Lembre-se de que profissionalismo fala mais alto. Converse e resolva o que tiver que ser resolvido.

2. Valorize a heterogeneidade da equipe

Você nunca encontrará uma equipe de projetos homogênea. Alguns serão mais analíticos, outros mais introspectivos, outros resolutivos, outros solucionadores de problemas, enfim. Alguns possuem mais experiência, outros menos, alguns são mais didáticos, outros não. Explore estas diferenças a seu favor e a favor do projeto. Não tente homogeneizar sua equipe. Demonstre que valoriza as qualidades inatas de cada membro. Afinal, se eles estão ali é porque possuem este mérito.

3. Seja líder de verdade

Quem é líder de verdade abraça a causa, veste a camisa. Aqueles que ficam apenas atrás da mesa ditando ordens não são líderes. Pois bem, você deve trabalhar junto com a equipe, colaborando no trabalho. Permita que a equipe tenha acesso ao software do gerenciamento de projetos. Auxilie no que for preciso. Disponha os dados necessários caso seja solicitado.

4. Determine objetivos claros e plausíveis

Um dos males de alguns gerentes é não conseguir deixar claro quais são os objetivos do projeto, ou então definir metas irreais, que a equipe não possa cumprir no tempo solicitado. Por isso seja realista e claro no que está definindo no projeto. Se determinada etapa precisa de 5 semanas para ser cumprida, não defina que ela pode ser feita em menos tempo. E sempre deixe claro para sua equipe quais são os objetivos que eles devem cumprir. Se for preciso, reafirme, faça reuniões, mas todos devem estar afinados com o objetivo final. Pois se todos não souberem exatamente para onde devem ir, não farão um bom trabalho.

5. Defina papéis

O trabalho será bem feito se cada um souber exatamente o que deve fazer. Por isso delegar funções é essencial. Os membros da equipe não podem ficar perdidos sem saber o que devem fazer ou não. Estes papéis não precisam ser fixos, mas devem sempre ser claros para cada membro. Deixe estas definições à vista — seja em documentos na nuvem ou até mesmo em um mural na sala de trabalho. Assim todos saberão a quem recorrer em caso de problema com determinada função.

6. Seja claro nas cobranças

Quando chega o momento de exigir cumprimento de metas, saiba que não pode haver autoritarismo. Seja razoável, escute sua equipe e faça-os entender qual o ponto em que você quer chegar, sem ruídos de comunicação. Também deixe claro ordens hierárquicas dentro da equipe. Pessoas mais experientes possuem voz de autoridade maior do que quem está começando. Mas mesmo estas pessoas devem pelo menos considerar o que os mais inexperientes estão falando, sem colocar sua posição de autoridade como forma de rebaixar o conhecimento alheio.

Seguindo estas 6 dicas você pode ter uma gerência de projetos mais tranquila, sem maiores problemas com seus membros. Continue acompanhando o blog e fique ligado em mais dicas!

Ganhe tempo organizando suas atividades corretamente

Dicas fundamentais para organizar o trabalho de sua equipe com uma boa Gestão de Tarefas

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar as atividades do dia a dia para que você gerencie melhor seu tempo e, com isso, conquiste não só melhores resultados para a sua empresa, como mais tempo para dedicar a você mesmo.