Scrum ultilizando o Artia

O Scrum e outros frameworks de gerenciamento ágil de projetos vem sendo cada vez mais estudados e aplicados pelas organizações. Por isto montamos um passo a passo para que você possa aplicar o Scrum utilizando o software de gerenciamento de projetos Artia.

Veja que é importante conhecer os conceitos do Scrum e também as funcionalidades do Artia para que os resultados sejam efetivos, então ao final do post incluímos alguns links úteis para complementar este conhecimento.

Abaixo explicamos como você pode unir estas duas poderosas ferramentas:

Product backlog

Você pode criar uma Comunidade, projetos, e pastas para agrupar suas necessidades. Você já pode criar cada necessidade como uma atividade pois já pode existir muita colaboração, apontamento de horas, estimativa de prazo e custos no próprio Product Backlog.

Sprint Planning

É uma reunião (ou cerimônia, utilizando o termo do Scrum), mas o produto dela é o conjunto de atividades e o escopo que deve ser realizado na próxima Sprint. Estas atividades e este escopo podem ser todos carregados no Artia para acompanhamento e apontamento de horas. A sugestão aqui é que cada item do Product Backlog a ser entregue seja criado como uma pasta e as atividades sejam criadas dentro destas pastas.

Kanban

É a representação do que foi planejado no passo anterior. Você pode personalizar a situação das atividades para que representem as colunas de um Kanban físico. Exemplos das situações: Pendente, Em Execução, Pronto, Done.

Deseja saber mais especificamente sobre Kanban do Artia? Preparamos todo um material especial para você aqui.

Reuniões diárias

O Artia permite que se avalie um conjunto de atividades de várias formas. Com a estrutura acima preparada, é possível saber o que está atrasado, o que já iniciou, o que está pronto. A equipe vai colaborar constantemente conforme vai apontando horas, comentando e encerrando as atividades, sendo possível consolidar tudo isto de forma prática na reunião diária.

Sprint Review e Retrospective

Com as informações acima, esta reunião pode se muito mais ágil e embasada no que ocorreu pois está tudo registrado na ferramenta. Ainda é possível utilizar o nosso fórum de discussões para registrar itens que iriam para o Parking Lot e que agora podem ser revisados no final da Sprint.

Gostou do nosso post? Então assine nossa newsletter. Também nos acompanhe no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Guia Completo para Implementar o Scrum na sua Empresa

Vamos te ajudar a dominar a arte do Scrum! Confira nosso e-Book e siga passo-apasso.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Todo o apoio que você precisa para implantar e acompanhar o Scrum para coordenar o trabalho de sua equipe. Utilize Gestão Ágil para uma postura mais proativa e dinâmica nos seus projetos.