Scrum Master: entenda qual o papel no projeto e como ter uma carreira na área

Scrum Master: entenda qual o papel no projeto e como ter uma carreira na área

Escrito por Roberto Gil Espinha

09 Oct 2019

8 min de leitura

O Scrum é uma das metodologias ágeis mais utilizadas no mercado e um dos papéis essenciais para que ele funcione é o Scrum Master. Mas, você sabe o que diferencia esse papel de outros chefes, líderes e gerentes?

Neste post vamos te explicar tudo sobre quem é o Scrum Master e como funciona a carreira deste profissional. Vem conferir!

Definição: o que é um Scrum Master?

Scrum Master significa mestre do Scrum em português. Ou seja, é alguém que domina plenamente o Scrum e vai trabalhar para que ele funcione no dia a dia.

Este é um papel estratégico para o projeto, pois ele vai monitorar e auxiliar as ações do Product Owner (PO) e o Time de Desenvolvimento, garantindo que estes apliquem e executem os processos de acordo com o previsto na metodologia.

Assim, o principal objetivo do Scrum Master é assegurar que todas as regras, cerimônias e artefatos do framework sejam seguidos e aplicados da melhor maneira pela organização.

Qual a função de um Scrum Master?

De acordo com o Scrum Guide, manual que descreve todas as diretrizes do Scrum, este papel tem duas funções no projeto:

  • Promover e suportar o Scrum;
  • Ser um líder servidor.

1. Promover e suportar o Scrum

O mestre do Scrum é a pessoa que sabe todas as regras da metodologia na ponta da língua. Por isso, é função dele promover as cerimônias, artefatos, ferramentas e regras.

Na prática, isso significa que ele irá auxiliar o PO e o time a cumprir prazos de sprints, priorizar itens do Product Backlog e administrar todos os processos para que estes ocorram conforme devem.

2. Líder servidor

As metodologias ágeis enfatizam bastante a ideia de ter equipes autogerenciáveis, que não precisam de uma figura de autoridade para realizar as entregas. Assim, o Scrum Master deve ser um líder e também um servo, que esteja sempre engajado nos processos e disposto a ajudar o PO e a equipe.

Por isso, a ideia de Scrum Master não é a mesma de um líder ou gerente de projetos, pois não há essa percepção de hierarquia. Ele é um líder, afinal é a pessoa que mais conhece o Scrum, mas sua função é de servir ao projeto e facilitar o trabalho de toda a equipe.

Responsabilidades do Mestre do Scrum

Você já assistiu a algum filme que tinha o personagem de um mestre, não é? Geralmente, nessas histórias, eles têm a função de instruir e apoiar os guerreiros, mas nunca vão para batalha.

Nas organizações, essa participação é parecida. O Scrum Master não atua diretamente sobre a execução do projeto, pois a responsabilidade dele é ensinar e garantir que os métodos utilizados pelo Scrum sejam bem aplicados. Por isso, ele:

1. Treina o Time Scrum

O Scrum Master conhece todos os detalhes da metodologia e sabe quais são as melhores práticas para cada ocasião. Então, ele deve treinar e capacitar o time, para que eles saibam como proceder em cada situação e possam autogerenciar suas atividades.

2. Ajuda o Product Owner

A realização das cerimônias do Scrum, como Dailys e Sprints, é responsabilidade tanto do PO quanto do Scrum Master, porque o mestre deve disponibilizar os recursos necessários para que elas ocorram, aconselhando e dando direcionamento aos demais papéis.

O Product Owner do projeto é designado de acordo com os conhecimentos e experiências na área. Assim, nem sempre ele estará familiarizado às práticas do Scrum, devendo o Scrum Master auxiliar e adaptar o modo de agir do PO à metodologia.

3. Contorna os riscos

A base das metodologias ágeis é um cenário de inovações e incerteza. Logo, é certo que imprevistos e riscos sempre vão acontecer. Diante desse cenário, o Scrum Master precisa solucionar os problemas que impedem o avanço das atividades do projeto, além de adaptar os métodos às mudanças exigidas.

4. Conecta todos os envolvidos do projeto

Uma das funções mais importantes do Scrum Master é criar conexões. Ele é o pilar intermediário do Scrum, sendo um dos principais canais de comunicação entre o Product Owner, Time Scrum, alta gestão e a metodologia aplicada. Assim, ele:

  • Auxilia a equipe a entender a visão e a meta desejada pelo PO;
  • Informa ao PO as limitações e considerações da equipe;
  • Participa da realização da Daily Scrum;
  • Ajuda a alinhar as funcionalidades que devem ser priorizadas, auxiliando no planejamento da Sprint seguinte;
  • Media os feedbacks entre o Product Owner e o Time Scrum.

Habilidades imprescindíveis para um Scrum Master

Que o mestre do Scrum precisa dominar o framework não há dúvidas, né? Mas, saber tudo do Scrum não é a única coisa necessária para ter sucesso profissional na área.

O Scrum Master é um cargo que gira em torno de pessoas. Então, além do conhecimento técnico, é fundamental que ele possua uma série de soft skills, porque faz parte de sua rotina identificar erros e ensinar novos meios de executar os processos.

Assim, para que ele consiga transmitir o que sabe de modo eficiente, é importante que ele tenha:

  • Comunicação assertiva;
  • Empatia;
  • Visão integrada, que contemple os objetivos da organização, clientes e atuação da equipe;
  • Resolução de problemas;
  • Proatividade;
  • Liderança.

Carreira de Scrum Master

Para se tornar um Scrum Master não existe um curso específico. Algumas graduações, como administração e sistemas de informação, costumam ter mais espaço neste mercado, mas essa geralmente não é uma exigência dos cargos.

O que conta mesmo para a alta gestão são as experiências profissionais e o nível de conhecimento sobre o Scrum. Por isso, uma das maneiras mais utilizadas para acender nesta carreira são as certificações, que irão comprovar o domínio da metodologia.

Melhores certificações para Scrum Master

Existem inúmeras certificações disponíveis atualmente e cada uma atenderá melhor a um perfil de profissional. Então, se você está pensando em realizar uma certificação de Scrum Master, é interessante avaliar alguns itens antes de fazer uma escolha:

  • Nível da certificação (iniciante, intermediário, avançado);
  • Exigências (tempo de experiência e treinamentos específicos);
  • Dificuldade da avaliação;
  • Custo;
  • Reconhecimento da empresa certificadora no mercado.

Apesar da grande variedade, as certificações mais reconhecidas no momento são a Professional Scrum Master (PSM), da Scrum.org, e a Certified Scrum Master (CSM), da Scrum Alliance. Se você quiser saber mais informações, nós temos um post que detalha estas e outras certificações Scrum, vale a pena conferir!

Qual a média salarial de um Scrum Master?

A remuneração de um Scrum Master varia muito conforme o nível de conhecimento e experiência que o profissional tem.

Segundo dados da Glassdoor, a média salarial é de R$8.000 para um Scrum Master e de R$10.000 para um Scrum Master Sênior.

Mas, por onde começar?

Para ser tornar um Mestre do Scrum, existe apenas um fator obrigatório: conhecer extremamente bem o Scrum. Então, se você tem interesse por essa carreira, é preciso buscar meios de aprofundar os conhecimentos na metodologia.

Uma opção muito boa são os treinamentos ou cursos preparatórios para as certificações. Mesmo que seu objetivo seja apenas aprender, estes são os conteúdos mais completos e que te permitem compreender a fundo como se relacionam todas as regras, métodos, artefatos e cerimônias propostas no Scrum Guide.

Além disso, se você não quiser investir muito dinheiro nesses estudos, existem vários conteúdos online disponíveis gratuitamente na internet, que também te auxiliarão muito a entender mais sobre o universo das metodologias ágeis.

Como sugestão de um desses materiais, nós temos um guia completo de como implementar o Scrum na empresa, que pode te ajudar a entender como todos esses conceitos são aplicados na prática.

Baixe já o material e fique mais perto da carreira de Scrum Master!

Scrum PDF - Guia Completo para Implementar na sua Empresa

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.