Todo projeto precisa de alguém que serve como um guia para a equipe e possibilita que todas as etapas sejam executadas corretamente. Sem essa pessoa, mais erros podem acontecer, e com o Scrum  não é diferente. O Scrum  Master é um dos três papéis indispensáveis de um Scrum , porém sua importância ainda é desconhecida por muitas empresas, assim como suas responsabilidades, e por isso aplicar um Scrum  pode ser assustador para essas organizações.

Sendo assim, vamos explicar quem é o Scrum  Master, e porque seu papel é tão importante na gestão de projetos complexos. Mas antes, precisamos relembrar o que é um Scrum . Vamos lá?

 

O que é Scrum?

Um Scrum consiste em uma metodologia ágil de gestão de projetos que funciona de forma incremental. Significa que, ao contrário de metodologias tradicionais, metodologias ágeis separam as atividades em etapas, executando cada uma de modo iterativo, ou seja, atualizando o projeto de acordo com as necessidades que surgem durante sua execução.

No Scrum, essas etapas incrementadas são chamadas de Sprints. Um Sprint é planejado assim que o anterior é finalizado e todos têm o mesmo período de duração, normalmente 2 a 4 semanas, cada um focado em uma ou mais funcionalidades do projeto. Tais funcionalidades são listadas no product Backlog, organizadas por importância e definidas pelo Product Owner. Esses Sprints são realizados pelo Time Scrum, a equipe responsável pela execução e entrega das funcionalidades e, junto com o Product Owner e o Scrum  Master, formam o Sprint Backlog, que reúne as funcionalidades que aquele Sprint deve realizar.

Durante a execução de um Sprint são realizados Daily Scrum s, reuniões diárias onde são sintetizadas as atividades do dia anterior e planejadas a do dia atual. Todo esse processo de Sprints se repete e acumula até que o produto final esteja pronto.

Agora que você sabe como um Scrum funciona, precisamos entender onde o Scrum  Master é inserido nesse processo. Quem ele é, o que ele faz, e outras perguntas serão respondidas a seguir. Continue lendo!

Para entender mais detalhadamente o que é um Scrum  e como aplicar, confira nosso texto sobre o assunto!

 

Quem é o Scrum Master?

O termo Scrum Master significa mestre do Scrum, então para desempenhar esse papel, ele precisa ser familiar com o processo de Scrum e saber como realizá-lo corretamente, já que ele será como um guia para o Time Scrum. Ele atua em todos os setores do processo de Scrum, desde planejar um Sprint junto com o Product Owner, entre outros.

O perfil ideal de um Scrum Master é baseado na ideia de líder servidor, um tipo de gestor que faz mais do que monitorar o andamento do processo e o desempenho das equipes. Continue lendo, pois vamos te explicar o que é um líder servidor.

 

Líder servidor

Esse conceito de baseia na ideia de que liderar é também servir. Um líder que apenas cobra das equipes e não ajuda, não colabora na execução de um processo, recebe resultados de baixa qualidade e se afasta se seus colaboradores.

Porém, quando o líder se engaja em um processo e de dispõe a ajudar as equipes, prestando atenção às suas necessidades e problemas, quando ele se propõe a servir ao mesmo passo que lidera, o processo produtivo flui mais naturalmente e com menos imprevistos. O líder ocupa uma posição importante na empresa e entre seus colaboradores, e sua atuação causa fortes impactos.

O Scrum Master precisar agir como líder servidor porque sua função consiste basicamente em disponibilizar todo o conhecimento e materiais necessários para que os Sprints sejam executados corretamente. Ele age como um coach para o Time Scrum, tirando qualquer dúvida e ajudando a resolver problemas que podem aparecer, e também para o Product Owner, para que ele consiga ter uma boa visão do objetivo e como priorizar certas informações no Scrum Backlog de acordo com sua importância.

Como você pode ver, a figura de um Scrum Master é muito importante na gestão de projetos, porém ser um líder servidor é um requisito, não uma responsabilidade. Por isso, vamos falar sobre as principais responsabilidades do Scrum Master. Confira:

 

Quais são as responsabilidades do Scrum Master?

Se todo o processo de Scrum ocorresse perfeitamente, o Scrum Master não seria necessário. Por isso, ele só interfere em algum processo quando necessário, ou seja, quando o Time Scrum está com dificuldade para realizar um Sprint, ou quando o Product Owner está de distanciando do objetivo a ser alcançado, entre outros motivos.

Desse modo, boa parte das ações do Scrum Master são indiretas, ou seja, sem afetar diretamente o processo produtivo do Time Scrum ou as decisões do Product Owner. As acções diretas serão focadas em ajudar a lidar com algum problema e proporcionar consultoria quando requerido. Confira:

 

Facilitar os Sprints

Como já mencionamos, o Scrum Master conhece os processos de um Scrum, ele sabe quais são as melhores práticas e que tipo de decisão tomar em cada caso. Por isso, ele deve passar esse conhecimento ao Time Scrum, para que eles saibam como proceder em cada situação.

É importante deixar claro que o Scrum Master não determina quem deve fazer cada Sprint e de que jeito. Ele dá liberdade às equipes para trabalharem do modo que acharem correto e disponibiliza os recursos necessários, além de dar aconselhamento e direcionamento quando lhe for pedido.

 

Ajudar o Product Owner

O Product Owner é designado de acordo com seus conhecimentos no tema do projeto, e por isso pode acontecer que ele não esteja familiarizado com as práticas de Scrum. Nesses casos, a ajuda do Scrum Master é importante para adaptá-lo a essa metodologia.

Além disso, o Scrum Master é o principal canal de comunicação entre Product Owner e Time Scrum, quando a mesma não vai bem. Ele ajuda a equipe a entender a visão e a meta desejada pelo Product Owner, ao passo que faz com que ele compreenda as limitações e considerações da equipe.

 

Eliminar empecilhos

Um Scrum  é realizado em um cenário de muitos riscos, já que muitas vezes os projetos são inovadores e nunca foram realizados antes, e consequentemente são desconhecidos, inclusive porque o modo incremental de trabalho, apesar de rápido e eficiente, é como dar passos no escuro.

Por isso, imprevistos vão acontecer, alguns Sprints podem dar errado, e mudanças serão necessárias na metade do projeto. Diante dessa incerteza, o Scrum Master precisa resolver os empecilhos que cruzam o caminho do Time Scrum , além de fazer o possível para prevenir mais acidentes. Ele faz isso pensando à frente de cada processo, planejando cuidadosamente cada Sprint e estando sempre à disposição do Time Scrum e do Product Owner.

 

Conectar todo o projeto

Uma das funções mais importantes do Scrum Master é criar conexões, não apenas entre os integrantes do Scrum, como conexões externas com os gestores da empresa, com fontes úteis para a execução de Sprints, com soluções de possíveis empecilhos, entre outras.

Além disso, o Scrum Master ajuda na realização dos Daily Scrums e no planejamento do Sprint seguinte, buscando sempre alinhar as funcionalidades que devem ser priorizadas e os feedbacks do Product Owner e o Time Scrum. Essas reuniões são muito importantes para mensurar o progresso do projeto e que mudanças devem ser feitas.

 

Se você está interessado em implantar o Scrum na sua empresa, mas não sabe por onde começar, nosso guia completo pode te ajudar! Dê uma conferida!