Certificação SCRUM: conheça as 6 melhores e saiba como escolher uma delas

Certificação SCRUM: conheça as 6 melhores e saiba como escolher uma delas

Escrito por Roberto Gil Espinha

18 maio 2020

8 min de leitura

Última atualização em: 10|06|2022

Que os quesitos qualidade e competência são determinantes para um destaque profissional não é novidade. Porém, ter um domínio técnico muitas vezes não é suficiente para ganhar visibilidade frente a um mercado tão competitivo.

Assim, investir em certificações tem sido uma saída muito vantajosa para aqueles que desejam ter suas capacidades validadas.

Neste post trouxemos as principais certificações Scrum, para que você tenha um direcionamento de ótimas opções para escolher. Confira!

Como escolher uma certificação Scrum?

No contexto de gerenciamento de projetos, um dos conhecimentos mais solicitados é o Scrum. Ter uma certificação nesta área pode contribuir muito para a construção de uma carreira promissora.

Então, ao buscar por uma certificação, há dois pontos principais que devem ser levados em consideração:

  • A empresa que fornece o certificado;
  • As habilidades certificadas.

Sabe quando compramos uma roupa pela marca porque sabemos que a peça é de qualidade? A ideia aqui é a mesma.

Como o objetivo é adquirir credibilidade, além do título atrelado ao certificado, é muito importante que a empresa credenciada tenha autoridade na área, para que você invista tempo e dinheiro em algo que seja reconhecido pelo mercado.

Outros fatores que também irão influenciar nesta escolha são:

  • Preço;
  • Grau de dificuldade;
  • Pré-requisitos.

Pensando nisso, separamos 6 certificações Scrum, para que você consiga estudar as características de cada uma e escolher a que mais se adequa ao seu perfil profissional.

| Veja também: Gerenciamento Ágil de projetos

Quais os melhores certificados em Scrum?

Dentre as instituições certificadoras de Scrum, podemos citar como as mais reconhecidas:

  • Scrum Alliance;
  • Scrum.org;
  • PMI.

As duas primeiras organizações estão diretamente relacionadas aos fundadores da metodologia Scrum, Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Assim, não existe certificação com grau de autoridade maior do que estas.

Com relação ao PMI (Project Management Institute), apesar de não ter uma ligação direta, é uma das mais renomadas instituições em gestão de projetos do mundo. Ela é responsável pelo PMBOK e realiza estudos constantes na área, o que torna os conhecimentos exigidos bastante atuais e completos.

Além disso, todas estas organizações fornecem treinamentos em Scrum, que são uma ótima maneira de ampliar os conhecimentos antes de realizar a avaliação. Porém, em algumas certificações estes cursos são exigidos obrigatoriamente, como pré-requisito do teste.

A partir disso, sendo as certificações igualmente reconhecidas, outros fatores podem pesar na hora de escolher por uma ao invés de outra.

Veja algumas diferenças entre elas:

Diferença entre as principais certificações Scrum

| Veja também: 6 melhores cursos de gestão de projetos

 

 

Principais certificações Scrum pagas

1) Professional Scrum Master (PSM)

Empresa Certificadora: Scrum.org

Um dos papeis fundamentais do Scrum é o de Scrum Master. Nesta certificação, há três níveis de avaliação: PSM I, PSM II e PSM III.

PSM I:

Para realizar o PSM I não há nenhum pré-requisito, mas recomenda-se que o candidato leia o Scrum Guide, que contém todas as informações fundamentais da metodologia.

  • Teste de Certificação: 80 questões em 60 minutos
  • Investimento: U$150

PSM II:

No PSM II, nível intermediário da certificação, também não há pré-requisitos, mas a empresa reforça que os testes são complexos e demandam um bom conhecimento técnico do Scrum.

Assim, aqui, é indicado que profissional já tenha certa experiência, pois as questões são mais interpretativas e relacionadas à prática.

Portanto, essa opção é mais interessante se você já trabalha como Scrum Master há algum tempo e deseja construir uma carreira na área.

  • Teste de Certificação: 30 questões em 90 minutos
  • Investimento: U$250

PSM III:

Quanto ao nível mais avançado, o PSM III, também não há obrigatoriedade de cursos, mas é recomendado que o candidato participe de um treinamento especializado antes de realizar o teste, que é ainda mais exigente que os anteriores.

Apenas os profissionais que foram certificados com o PSM I ou PSM II podem obter esta certificação.

  • Teste de Certificação: 30 questões + redação em 150 minutos
  • Investimento: U$500

Certificação Professional Scrum Master

2) Certified Scrum Master (CSM)

Empresa Certificadora: Scrum Alliance

A trilha CSM também é dividida em três níveis de desempenho: CSM, A-CSM e CSP-SM. A diferença é que, nesta, é necessário concluir os iniciais para realizar os mais avançados.

Vale lembrar também que todas as certificações da Scrum Alliance exigem a realização de pelo menos um dos cursos credenciados da organização, os quais têm duração mínima de 14 horas e podem ser realizados presencialmente ou online.

CSM:

A CSM é a certificação inicial da trilha, sendo uma excelente opção para quem está começando no universo do Scrum.

  • Teste de Certificação: 50 questões em 60 minutos
  • Investimento: incluso no treinamento

A-CSM:

O segundo passo da certificação é a Advanced Scrum Master (A-CSM). Além do treinamento, há o pré-requisito de 12 meses de experiência como Scrum Master desempenhada nos últimos 5 anos.

  • Teste de Certificação: aplicado pelo treinador
  • Investimento: incluso no treinamento

CSP-SM:

O último nível de certificação oferecido pela Scrum Alliance é o Certified Scrum Professional – Scrum Master (CSP-SM). Para realizar a prova, o tempo mínimo de experiência em Scrum passa para 24 meses nos últimos cinco anos.

O diferencial da CSP-SM é que o candidato tem acesso a eventos exclusivos para CSP, além de receber uma assinatura premium para acessar a comunidade Comparative Agility.

  • Teste de Certificação: aplicado pelo treinador
  • Investimento: incluso no treinamento

Todas as certificações conferidas pela Scrum Alliance precisam ser renovadas a cada dois anos. Para isso, é cobrada uma taxa adicional de U$100 por renovação.

Certificação Certified Scrum Master

3) Professional Scrum Product Owner (PSPO)

Empresa Certificadora: Scrum.org

Seguindo a mesma metodologia do PSM, o PSPO também é dividido em três níveis de aprofundamento teórico e não exige treinamentos obrigatórios. Os testes também são baseados no Scrum Guide, mas com foco nos conteúdos relacionados ao papel Product Owner.

PSPO I:

  • Teste de Certificação: 80 questões em 60 minutos
  • Investimento: U$200

PSPO II:

  • Teste de Certificação: 40 questões em 60 minutos
  • Investimento: U$250

PSPO III:

  • Teste de Certificação: 35 questões + ensaio em 120 minutos
  • Investimento: U$500

Certificação Professional Scrum Product Owner

4) Professional Scrum Developer (PSD)

Empresa Certificadora: Scrum.org

O Scrum, inicialmente, foi desenvolvido para o uso nas áreas de softwares. Por isso, essa área de atuação é a que mais demanda profissionais com conhecimentos e habilidades do pensamento ágil.

Assim, esta certificação é direcionada a desenvolvedores, para validar conhecimentos acerca da construção de softwares utilizando a metodologia.

  • Teste de Certificação: 80 questões em 60 minutos
  • Investimento: U$200

5) Agile Certified Practitioner (ACP)

Empresa Certificadora: PMI

O PMI é uma organização com foco no gerenciamento de projetos. Por isso, essa certificação é mais procurada por profissionais que já têm outros certificados, como o PMP, por exemplo.

O diferencial da ACP é que ela é mais abrangente, englobando diversas teorias ágeis, o que proporciona ao profissional uma certificação em Scrum, Kanban, Lean, Extreme Programming e TDD.

Como pré-requisitos, é necessário:

  • Realizar treinamento em metodologias ágeis de, no mínimo, 21 horas
  • Ter doze meses de experiência geral em projetos
  • Oito meses de experiência ágil em projetos nos últimos 3 anos
  • Teste de Certificação: 120 questões em 180 minutos
  • Investimento: U$495, ou U$435 para associados PMI

Principal certificação Scrum gratuita

6) Scrum Fundamentals Certified (SFC)

Empresa Certificadora: SCRUMStudy

A SCRUMStudy é uma organização que tem como objetivo difundir conhecimentos Scrum de maneira global. Para isso, há diversos incentivos ao estudo da metodologia, como a disponibilidade gratuita do Guia SBOK e a certificação SFC.

Além da comprovar o entendimento ágil, o candidato tem acesso a aulas online, a partir das quais pode aprender o básico do Scrum com professores qualificados e bem-preparados.

Assim, essa é uma ótima oportunidade para quem está começando a se familiarizar com os pensamentos ágeis e deseja se preparar para certificações mais avançadas.

  • Teste de Certificação: 40 questões em 60 minutos
  • Investimento: gratuito

Melhores certificação Scrum

Existem excelentes certificações no mercado, agora, é o momento de analisá-las e identificar o que faz mais sentido de acordo com seus objetivos profissionais.

Mas, antes de iniciar uma certificação, é importante compreender bem o universo do Scrum, pois os testes são bastante exigentes. Nosso guia de como implementar o Scrum pode te ajudar nisso, confira!

 

 

Se quiser saber ainda mais sobre esta metodologia ágil, veja também nossa biblioteca de conteúdos.

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (4)
  • Nossa, muitoo bom esse artigo! Muito obrigada por nos ajudar a tomar a decisão de qual certificação escolher 😉

  • Olá, boa noite.

    Gostaria de saber o valor do curso Scrum Master e Scrum Product Owner. E também, se possui a prova de certificação inclusa.

    Se possivel, enviar agenda com datas e horários.
    Grato!

Seu e-mail não será publicado.