Lista dos melhores cursos para gestores de projetos

curso de gestão de projetos

Um curso de gestão de projetos é algo que todo profissional que trabalha na área já fez ou vai fazer. Seja para aprender conceitos básicos ou se especializar no assunto, os cursos de gestão de projetos ajudam a formar profissionais qualificados para o mercado. No entanto, escolher um curso pode ser uma tarefa complexa, uma vez que existem vários fatores a se considerar.

Por esse motivo, nesse post, vamos dar algumas dicas do que considerar antes de escolher um curso de gestão de projetos e, também deixar uma seleção de ótimas opções. Você pode ler o texto inteiro ou ir direto para o tópico que mais lhe interessa. Boa leitura!

O que estuda o Gerenciamento de Projetos?

De forma geral, os cursos relacionados com Gerenciamento de Projetos estudam práticas consolidadas por estudiosos que permitem obter maior sucesso na execução de um projeto.

São várias literaturas e frameworks de experiências vividas por profissionais e empresas. Algumas coisas funcionam e outras não e estudar gerenciamento de projetos implica justamente em tentar evitar cometer erros que já aconteceram em outras situações.

Mas de forma mais detalhadas, os assuntos estudados estão relacionados com:

Gestão de custos

Essa competência prepara o gestor para estimar o custo de uma iniciativa, lidar com imprevistos financeiros, controlar o orçamento e preparar reservas de forma que não haja falta ou exagero de recursos e que os custos inesperados não atrapalhem a execução do projeto.

Gestão de Qualidade

O controle de qualidade serve para  se ter uma visão real do andamento do projeto, para além da análise da quantidade de metas cumpridas. Afinal, se o trabalho entregue não foi o esperado ou não tem um padrão de qualidade com certeza vai impactar negativamente no desempenho geral do projeto.

Gestão de Escopo

Através da aprendizagem de como fazer o escopo de um projeto, o gestor irá saber identificar e detalhar todo o trabalho necessário para realizar o projeto do início ao fim. Nem é preciso dizer que essa competência é essencial e a primeira etapa realizada na execução de um projeto.

Gestão do Tempo

Essa disciplina prepara o futuro gestor para ter um cronograma da execução do projeto com prazos definidos, mas também para lidar com possíveis atrasos e complicações para que no fim, a entrega do projeto não seja comprometida.

Gestão de Riscos em projetos

Os riscos significam na maioria das vezes empecilhos para a conclusão do projeto no tempo e formato que foi planejado. Saber gerenciar esses riscos envolve saber lidar com incertezas e replanejamento para aumentar as chances do projeto ser concluído com sucesso.

Além dessas competências, os cursos mais completos de gestão de projetos abordam:

  • Gerenciamento Estratégico de Projetos
  • Gestão de Aquisições e Contratações
  • Gestão de Comunicação e Pessoas
  • Ferramentas de Software para Gestão de Projetos

Panorama Geral de Gestão de Projetos 2021

No geral, é isso que os cursos de gestão de projetos têm em comum. Porém, agora vamos focar nas diferenças entre cada modalidade de curso e o público ideal para cada um, confira:

Pós-graduação, MBA, certificações ou um curso rápido, qual escolher?

Não existe um curso de graduação específico com o nome de gestão de projetos, geralmente se encontram cursos diretamente nessa área em pós-graduações, especializações e demais cursos rápidos. No entanto, há alguns cursos que abordam essa área como o bacharelado em administração,  e os cursos tecnólogos em processos gerenciais, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão financeira, gestão pública e muitos outros.

No nível de especialização, existem os cursos de pós-graduação e MBA. Fora isso, há também os cursos de gestão de projetos de diversos níveis e preparatórios para certificações em diferentes modalidades.

Muitas vezes alguém que se interessa pelo assunto pode ficar perdido e indeciso quanto ao curso que deve escolher para evoluir na área. Por isso, nós montamos um guia com as características principais de cada “espécie” de curso:

Cursos rápidos

Esses cursos são aquelas formações de curta duração, geralmente algumas semanas, que prometem passar por diversos temas relacionados ao gerenciamento de projetos. Geralmente são cursos mais baratos, podem ser feitos presenciais, mas também são facilmente encontrados online.

Obviamente por serem de curto período, não conseguem aprofundar os conhecimentos e desenvolver todas as competências necessárias em um bom gestor de projetos. Por esse motivo, eles são ideais para profissionais que tem pouco conhecimento e experiência na área, que desejam ter um contato inicial com a gestão de projetos e aprender conceitos básicos.

Pós-graduação ou MBA

Como afirmamos no segundo tópico, a maioria das formações diretamente em gestão de projetos existem em níveis de especialização como a pós-graduação e o MBA. Esses cursos carregam uma carga teórica e prática de conhecimento bem mais aprofundada do que os cursos rápidos.

Essa formação exige que o aluno já tenha uma graduação e, portanto, que já possua algum conhecimento ou experiência na área, mas deseja adquirir mais conhecimento teórico.

Cursos para certificação

As certificações existem para atestar que o profissional tem um determinado nível de conhecimento em alguma área, geralmente teórico. Eles são de grande reconhecimento no mercado de trabalho, e contam bastante no momento da contratação.  No entanto, é difícil testificar a experiência de um profissional por meio deles, uma vez que experiência se adquire na prática, no caso, com projetos executados, os erros e acertos de cada um.

A combinação desses dois fatores é importante, afinal um certificado sem experiência não conta muito, não é?

Por essa razão os cursos de para obter certificações são indicados para profissionais que já trabalham na área e tem bastante experiência com a gestão de projetos, além de uma boa base teórica.

Esses cursos são voltados especificamente para fazer o exame e obter o certificado, ou seja, exploram os conceitos essenciais de forma rápida e sistemática focando no formato da prova e não no desenvolvimento das competências do aluno.

Agora que já entendeu as diferenças entre cada tipo de curso de gestão de projetos, no próximo tópico vamos te propor algumas considerações a serem feitas antes de escolher uma das modalidades. Continue a leitura!

Como escolher um curso de gestão de projetos?

Nível de experiência/conhecimento

O primeiro fator a se considerar antes de escolher um curso de gestão de projetos é o seu nível de conhecimento e de experiência. É preciso analisar se:

  • Você já possui graduação
  • Tem experiência prévia na área
  • Trabalha com a gestão de projetos
  • Tem conhecimento teórico/conceitos básicos da área

A partir disso, você terá um ponto de partida para sua jornada de aprendizado e poderá decidir qual curso se aplica melhor a sua necessidade.

Por exemplo, se você já trabalha com gestão de projetos, e já tem noções básicas da área não faz muito sentido fazer um curso rápido de introdução ao tema. Nesse caso, talvez faça mais sentido optar por uma pós-graduação.

Carreira

O segundo passo é identificar o que você deseja para sua carreira. Pode ser que um curso rápido de iniciação ao tema seja o suficiente para sua atuação profissional, ou então você pode desejar se aprofundar mais nos conceitos e métodos da gestão de projetos para alavancar sua carreira. Tudo depende dos seus anseios profissionais e do segmento em que você trabalha ou pretende trabalhar.

Necessidade da empresa/mercado

Antes de optar por um curso de gestão de projetos, é importante entender o contexto profissional no qual você está inserido. Nesse sentido, se você deseja crescer e se desenvolver na sua empresa ou em um segmento de mercado específico, precisa entender quais são as exigências dessa área de negócio quanto a gestão de projetos.

Por exemplo, a área de construção civil demanda bastante conhecimento na gestão de projetos tradicional, ao passo que empresas de software, em geral, são mais adeptas a gestão ágil.

Tendo isso em mente, você terá um direcionamento muito maior dos cursos e certificações relevantes para a sua atuação.

Avaliação da instituição

Por fim, um critério que ajuda bastante na escolha do curso é avaliar a instituição em diversos âmbitos para saber se o que ela tem a oferecer está de acordo com sua necessidade de aprendizado. Alguns itens para se prestar atenção:

  • Composição do corpo docente ( formação e experiência prática dos instrutores e professores)
  • Nota no MEC (se tiver)
  • Foco da instituição ( gestão tradicional, ágil, mais teórico ou prático)

Melhores cursos de gestão de projetos

Trilha de Formação do Gestor de Projetos (Euax)

A Euax Consultoria é uma consultoria especializada com mais de 10 anos de experiência na área de Gerenciamento de Projetos. A empresa oferece um curso in-company de gestão de projetos para que você possa aperfeiçoar seus conhecimentos na área e aprender com quem tem décadas experiência. 

No formato in company, um consultor da Euax com certificação PMP® vai até você e aplica o treinamento. O conteúdo é focado nas necessidades da sua organização e é ministrado para um grupo de, no mínimo, 10 pessoas. 

Mais informações podem ser encontradas na página do curso. 

 

Curso do Artia

O Artia é um software voltado para a gestão de projetos que pertence ao grupo Euax. Ainda dentro do Grupo Euax, temos o curso Artia de gestão de projetos. O curso tem como objetivo ser uma introdução ao gerenciamento de projetos e aborda temas básicos da área, trazendo reflexões o mais próximo do ambiente real de projetos.

A formação é online, com carga horária de 6 horas e tem como referência o guia PMBOK (Project Management Body Of Knowledge) do PMI. O curso contempla todas as áreas de conhecimento que compõem o guia, tais como: Gerenciamento de Escopo, Gerenciamento de Tempo, Gerenciamento das Comunicações e Gerenciamento de Riscos.

O instrutor do curso e CEO do Artia, Roberto Gil Espinha tem 20 anos de experiência com gestão de projetos, é bacharel em administração de empresas, possui certificações PMP e PMI-ACP pelo PMI, além dos certificados CSM  e CSP pela Scrum Alliance.

Gestão de Projetos (Fundação Getúlio Vargas)

A Fundação Getúlio Vargas tem cursos online de alta qualidade. Existem diversos cursos rápidos voltados para a área de gestão, como o curso de gestão de projetos. Essa opção oferece um conhecimento em conceitos básicos de gestão e é perfeito para profissionais que já atuam em gerenciamento de projetos e desejam expandir seu conhecimento, sejam graduados ou não.

O curso tem duração de 7 semanas e carga horária de 30 horas. Sua grade curricular é formada por módulos de conceitos de projeto, negociação, PMBOK, estruturas organizacionais, escritório de projetos e muito mais.

MBA Executivo: gestão com ênfase em gerenciamento de projetos

O novo curso MBA em gerenciamento de projetos da FGV é ideal para profissionais que atuam em Gestão Empresarial, funções executivas ou empreendedores. Ele fornece uma visão abrangente e estratégica das atividades empresariais, e, além disso, tem o foco na criação de valor para a empresa.

Seu diferencial é que é feito completamente a distância, contando com apenas uma atividade presencial no encerramento do curso. O MBA tem carga horária de 432 horas e duração de 14 meses.

Gestão de Projetos (Portal Educação)

Esse curso de Gestão de projetos é ideal para aqueles profissionais têm interesse no assunto mas ainda não desejam realizar um investimento muito alto em cursos na área. Contando com carga horária de 60 horas e duração de 30 dias, o curso é realizado totalmente online. A formação trabalha com conceitos básicos de gestão de projetos e emite certificado de conclusão. Seus diferenciais são a flexibilidade curricular e a competitividade de seus preços.

Pós-graduação em Gestão de Negócios e Projetos (Fundação Instituto de Administração)

Esse curso de pós-graduação tem como diferencial o fato de a FIA ser certificada como Global REP (Registered Education Provider) do Project Management Institute (PMI). Sua grade curricular é trabalhada em três eixos: o de competências técnicas, competências comportamentais e de liderança e tecnologia. Além disso, esse curso tem como foco a união entre a teoria e a prática, e o networking.

Gostou das nossas dicas? Agora você já sabe como escolher um curso de gestão de projetos, mas se quiser se aprofundar nos conhecimentos dessa área, confira nosso post com 15 dicas de livros indispensáveis para um gestor de projetos!