Gerente de projetos: entenda o papel e a importância desse profissional

gerente de projetos

O gerente de projetos é o principal responsável pelo sucesso de um projeto. Ele desenvolve um papel muito importante na condução de decisões determinantes para o sucesso do projeto.

Esse profissional tem como principais funções atribuir tarefas, acompanhar o andamento da equipe e garantir que o projeto será efetivo e produtivo.

Para saber mais sobre esse cargo, as principais funções e a importância que ele tem no dia a dia das empresas, siga com a leitura!

Leia também nosso guia completo: tudo sobre Gestão de Projetos!

Qual é o papel do gerente de projetos?

O gerente de projetos é o profissional que planeja e coordena a execução do projeto, de modo a garantir o sucesso da inciativa.

De acordo com o PMI (Project Management Institute), os gerentes de projetos são agentes de mudanças e devem inspirar e direcionar as pessoas na busca pelo propósito.

O gerente de projetos é responsável por traçar os objetivos do projeto, definir papéis, delegar tarefas, documentar e acompanhar a execução do projeto bem como estar pronto para eventuais mudanças. Em síntese, podemos dizer que o gerente de projetos é responsável por garantir que ao fim o projeto irá atingir objetivos e entregar os melhores resultados.

Essa responsabilidade é atribuída ao gerente de projetos porque ele possui um cargo estratégico dentro da empresa que permite uma visão integrada de todos os processos envolvidos no projeto.

Devido a essa posição estratégica, o gerente de projetos possui uma visão integrada de todos os trabalhos e recursos envolvidos naquele projeto, facilitando a tomada de decisão. Assim, é possível realizar a gestão dos recursos, riscos e equipes, conforme a necessidade.

Além disso, o gerente de projetos consegue entregar à organização um padrão para a realização de projetos futuros (caso os interesses sejam parecidos) pois a experiência dos projetos anteriores pode gerar um conjunto de práticas a serem seguidas.

Mas, lembre-se: cada projeto é único porque ele carrega consigo cenários e expectativas diferentes! É possível aprender com a experiência anterior, mas o que diferencia o projeto da operação é a sua exclusividade!

Para saber mais sobre o papel do gerente de projetos, assista ao webinar:

Funções de um gerente de projetos

As principais funções de um gerente de projetos são planejar, organizar e executar ações relacionadas aos projetos da organização. Ele é responsável por definir o cronograma de operações e entregas do projeto.

O gerente de projetos deve aplicar boas práticas de gerenciamento a partir da observação de erros e acertos de projetos anteriores ou cases de sucesso de outras organizações. É preciso iniciar o planejamento com base em experiências já bem-sucedidas, pois falhar no planejamento é planejar a falha do projeto.

Além disso, o gerente de projetos também precisa definir e obter métricas apropriadas. Pois, para verificar se um projeto está andando conforme o planejado é necessário ter parâmetros claros e bem definidos.

Além disso, o profissional também é encarregado de outras tarefas, como:

  • Identificar e resolver eventuais problemas;
  • Definir métricas para avaliar o nível de produtividade da equipe;
  • Acompanhar entregas;
  • Assegurar que o projeto fique dentro do escopo, custo e prazo;
  • Monitorar os indicadores do projeto;
  • Coordenar os stakeholders;
  • Gerenciar conflitos;
  • Comunicar decisões.

A importância de um gerente de projetos para uma empresa

Um gerente de projetos é essencial para uma empresa, pois ele otimiza recursos financeiros e humanos. Além disso, esse cargo é fundamental porque sempre haverá a necessidade de desenvolver novos projetos e aprimorar práticas antigas da organização.

O gerente de projetos é um dos poucos profissionais que terá visão do todo e que será capaz de coordenar a equipe em busca de melhores resultados. Ele também é a melhor pessoa para avaliar riscos e apoiar as tomadas de decisões.

Responsabilidades do gerente de projetos

Quem pode ser um gerente de projetos?

Para se tornar um gerente de projetos, não é necessário uma formação específica. Pessoas de diferentes áreas podem assumir esse papel em uma empresa, desde que bem treinados e preparados para exercer a função.

A maioria das empresas valoriza profissionais que tenham certificação do Project Management Institute (PMI). A PMI é uma instituição internacional, sem fins lucrativos, criada para unir os profissionais e empresas da área.

Por mais que seja comum que gerentes de projetos sejam das áreas da comunicação, administração, contabilidades ou engenharias, isso não é uma regra. O ideal é possuir as certificações e as soft skills necessárias para essa função. Confira abaixo algumas dessas certificações e habilidades:

Certificações necessárias

O PMI oferece 6 certificações para gerência de projetos, cada uma de acordo com seu nível de especialização e tempo de experiência no mercado. Veja elas a seguir:

  • PMP – Profissional de Gerenciamento de Projetos
  • CAPM – Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos
  • PgMP – Profissional de Gerenciamento de Programas
  • PMI-SP – Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI®
  • PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI®
  • PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI®

Essas certificações procuram aprofundar o nível de conhecimento dos profissionais das áreas de projetos, através de avaliações que estejam relacionadas com a função afim. Por isso, são reconhecidas no Brasil e internacionalmente.

Segundo o site Glassdoor, o salário médio nacional para esse cargo no Brasil atualmente é de R$ 10.200,00 reais por mês. Já o perfil profissional mais recorrente é de um trabalhador de 31 anos, com formação superior em engenharia de software ou análise de sistemas.

5 competências necessárias para ser um gerente de projetos

Além das certificações, algumas competências são necessárias para ser um bom gerente de projetos. São elas:

1. Espírito de liderança

Um bom líder é aquele que é capaz de inspirar e motivar seus colaboradores a atingirem o seu propósito. É exatamente por isso que o PMI (Project Management Institute) define os gerentes de projetos como agentes de mudanças. Esse profissional deve conquistar a confiança da equipe e motivá-la a atingir os resultados esperados com o projeto.

O líder comunica, delega tarefas, simplifica atividades e garante que os colaboradores estão alinhados com a cultura e os objetivos estratégicos da organização e do projeto em curso.

2. Gerenciar conflitos e necessidades das partes interessadas

Durante o andamento do projeto podem surgir conflitos de interesse entre as partes.

Para isso, o gerente de projetos deve atuar como um gestor de relacionamento, ouvindo as partes envolvidas e identificando o impacto que isso trará sobre o projeto para, ao fim, desenvolver um acordo que seja de agrado de todas as partes envolvidas.

Lembre-se: é de extrema importância documentar todos os acordos desenvolvidos no início e ao longo do projeto. Isso facilita a tomada de decisão e diminuir as chances de um projeto passar por diversas alterações durante o seu ciclo de vida.

3. Balancear demandas e definir prioridades

Durante a fase de planejamento do projeto irão surgir várias demandas, cada qual com o seu nível de prioridade, que precisam ser gerenciadas pelo gerente de projetos.

É o gerente de projetos o responsável em definir quais demandas possuem maior prioridade, considerando os impactos que podem gerar no projeto caso não sejam executadas. Essa habilidade é crucial para a etapa de planejamento, onde é definido o escopo do projeto.

4. Habilidade para fazer negociações

Essa habilidade requer que o Gerente de Projetos seja uma pessoa persuasiva. Esse profissional tem a função de negociar prazos, recursos, alocação de equipes e demais interesses que sejam positivos ao projeto.

Essa habilidade é preciosa para o momento de convencer o gestor da empresa, os stakeholders, clientes e demais públicos envolvidos na execução de determinado projeto.

5. Inteirar-se de novos conhecimentos, técnicas e habilidades

Buscar aprimorar e encontrar novos conhecimentos é fundamental para qualquer profissão. Mas, para o gerente de projetos, essa habilidade precisa ser executada com frequência pois ela é crucial para assegurar um bom desempenho.

Sendo cada projeto único, diferentes tipos de projetos podem demandar técnicas, ferramentas e conhecimentos diferentes para a sua realização. Por isso, é essencial que o gerente de projetos busque aperfeiçoar suas técnicas e habilidades constantemente.

Isso não significa abrir mão do conhecimento antigo, mas sim buscar por informações que tragam melhorias para o projeto.

Por isso, se você quer se tornar um bom gerente de projetos, é fundamental que você conheça cada vez mais o universo de projetos, especialmente como gerenciá-los. Para isso, você pode contar com o nosso guia básico de gestão de projetos.

Nele você irá aprender o que é gestão de projetos, as diferenças entre projeto e processos e como fazer um bom gerenciamento de projetos. Clique no botão abaixo e baixe gratuitamente!

Ebook guia básico de gestão de projetos PDF