gerente de projetosA função de um gerente de projetos é planejar, controlar e executar projetos que podem ser pontuais, com uma data para começar e acabar, ou que podem ser a longo prazo, como o objetivo de negócio de uma empresa.

Este profissional, durante a execução de um projeto, define papéis, atribui tarefas, acompanha e documenta o andamento da sua equipe através de ferramentas e técnicas apuradas, administra investimentos e integra as pessoas para trabalharem juntas por um só objetivo. Também é função dele monitorar possíveis riscos e estar sempre preparado para mudar de estratégia rapidamente, se necessário.

Sem um bom gerente, um projeto acontece de maneira desordenada e com baixa probabilidade de acerto. Um projeto sem foco e integração não aproveita o talento dos colaboradores da melhor maneira, demora mais para alcançar seu objetivo e pode causar um investimento maior que o necessário.

 

O perfil de um gerente de projetos

 

Um gerente de projetos deve ter organização, agilidade na tomada de decisões e visão para calcular riscos. Deve ser inspirador para sua equipe, saber planejar minuciosamente cada passo, ser flexível para mudar de estratégia e rápido para reorganizá-la. Bons gerentes são capazes de inspirar e motivar sua equipe além do esperado. Eles sabem como gerenciar pessoas e incentivá-las a usar o que têm de melhor em nome do projeto.

 

Como se tornar um gerente de projetos?

 

Para ser um gerente de projetos é preciso ter todas as características listadas acima, um diploma de graduação em qualquer área e ir atrás de uma oportunidade no mercado. Se você tem um MBA na área já sai na frente, mas as empresas valorizam mesmo quem tem uma certificação do Project Management Institute (PMI).

O PMI é uma associação internacional, sem fins lucrativos, criada para unir os profissionais e empresas da área. Ela oferece 6 certificações para gerência de projetos, cada uma de acordo com seu nível de especialização e tempo de experiência no mercado:

1) Certificação PMP – Profissional de Gerenciamento de Projetos

2) Certificação CAPM – Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos

3) Certificação PgMP – Profissional de Gerenciamento de Programas

4) Certificação PMI-SP – Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI®

5) Certificação PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI®

6) Certificação PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI®

Se você conquistar sua certificação e entrar no mercado poderá receber entre R$12 mil e R$25 mil por mês, dependendo do seu nível de experiência e área de atuação dentro da empresa. Segundo o Guia Salarial 2013 da HAYS em parceria com o Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, este é o valor de um gerente de projetos no mercado.

 

A profissão do futuro

 

Segundo uma pesquisa do Project Management Institute, até 2020 serão criadas 13 milhões de novas vagas de gerente de projeto no mundo. O Brasil será o quinto país que mais vai demandar esses profissionais, com 1,3 milhão de novas vagas abertas nos próximos 6 anos. Esta demanda do mercado também está refletindo na educação. Novos cursos de gestão de projetos estão sendo abertos e a procura está aumentando.

As empresas estão procurando cada vez mais a gerência de projetos, pois já perceberam a importância do profissional para a otimização de recursos financeiros e humanos. Um gerente de projeto sempre vai ter uma oportunidade no mercado, afinal sempre haverá a necessidade de evolução dentro dos negócios.

Viu como é importante o papel do gerente de projetos? Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira deixar sua opinião, comente esse texto! Até a próxima!

A importância da Gestão de Projetos

O conceito, a história, seus benefícios e porque usar Gestão de Projetos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Tenha uma Gestão de Projetos eficiente assistindo este webinar, e confira os benefícios que sua empresa poderá ter na prática.