Gerente de projetos: entenda o papel e a importância desse profissional

gerente de projetos

O gerente de projetos é o principal responsável pelo sucesso de um projeto. Ele desenvolve um papel muito importante na condução de decisões e é cada vez mais procurado pelas empresas.

Esse profissional tem como principais funções atribuir tarefas, definir funções e acompanhar o andamento da equipe.

Quer saber mais sobre esse cargo, as principais tarefas desse profissional e a importância que ele tem em uma empresa? Então, siga a leitura!

Leia também nosso guia completo: tudo sobre Gestão de Projetos!

O que faz um gerente de projetos?

O gerente de projetos é o profissional responsável por planejar e coordenar a execução de um projeto. Ele possui um cargo estratégico dentro de uma empresa, pois permite uma visão integrada de todos os processos envolvidos no projeto.

Os gerentes de projetos, de acordo com o PMI (Project Management Institute), são agentes de mudanças e devem inspirar e direcionar as pessoas na busca pelo propósito.

Qual o perfil e as competências de um gerente de projetos?

Um gerente de projetos deve ter organização, agilidade na tomada de decisões e visão para calcular riscos. Deve ser inspirador para sua equipe, saber planejar minuciosamente cada passo e ser flexível.

Bons gerentes são capazes de inspirar e motivar sua equipe além do esperado. Eles sabem como gerenciar pessoas e incentivá-las a usar o que têm de melhor em nome do projeto.

É necessário que um gerente de projetos também tenha soft skills. Elas envolvem um conjunto de habilidades de comunicação, que auxiliam no diálogo com a equipe, tornando as negociações mais simples e eficientes.

Veja na imagem a seguir outras competências essenciais para um gerente de projetos:

Competências essenciais do gerente de projetos

Funções de um gerente de projetos

As principais funções de um gerente de projetos são planejar, organizar e executar ações relacionadas aos projetos da organização. Ele é responsável por definir o cronograma de operações e entregas do projeto.

O gerente de projetos também tem como função definir e obter métricas apropriadas. Pois, para verificar se um projeto está andando conforme o planejado é necessário ter parâmetros claros e bem definidos.

Além disso, o profissional também é encarregado de outras tarefas, como:

  • Identificar e resolver eventuais problemas;
  • Definir métricas para avaliar o nível de produtividade da equipe;
  • Acompanhar entregas;
  • Assegurar que o projeto fique dentro do escopo, custo e prazo;
  • Monitorar os indicadores do projeto;
  • Coordenar os stakeholders;
  • Gerenciar conflitos;
  • Comunicar decisões.

A importância do gestor de projetos para uma empresa

Um gerente de projetos é essencial para uma empresa, pois ele otimiza recursos financeiros e humanos. Além disso, esse cargo é fundamental porque sempre haverá a necessidade de evolução dentro dos projetos.

O gerente de projetos é um dos poucos profissionais que terá visão do todo e que será capaz de coordenar a equipe em busca de melhores resultados. Ele também é a melhor pessoa para avaliar riscos e apoiar as tomadas de decisões.

Como se tornar um Gestor de Projetos?

Para se tornar um gerente de projetos, não é necessário uma formação específica. Pessoas de diferentes áreas podem assumir esse papel em uma empresa, desde que bem treinados e preparados para exercer a função.

A maioria das empresas valoriza profissionais que tenham certificação do Project Management Institute (PMI). A PMI é uma instituição internacional, sem fins lucrativos, criada para unir os profissionais e empresas da área.

Ela oferece 6 certificações para gerência de projetos, cada uma de acordo com seu nível de especialização e tempo de experiência no mercado. Veja elas a seguir:

  • Certificação PMP – Profissional de Gerenciamento de Projetos
  • Certificação CAPM – Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos
  • Certificação PgMP – Profissional de Gerenciamento de Programas
  • Certificação PMI-SP – Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI®
  • Certificação PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI®
  • Certificação PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI®

Segundo o site Glassdoor, o salário médio nacional para esse cargo no Brasil atualmente é de R$ 10.200,00 reais por mês. Já o perfil profissional mais recorrente é de um trabalhador de 31 anos, com formação superior em engenharia de software ou análise de sistemas.

Se você quer se tornar um bom gerente de projetos, é fundamental que você saiba tudo sobre o universo de projetos, especialmente como gerenciá-los. Para isso, você pode contar com o nosso guia básico de gestão de projetos.

Nele você irá aprender o que é gestão de projetos, as diferenças entre projeto e processos e como fazer um bom gerenciamento de projetos. Clique no botão abaixo e baixe gratuitamente!

Ebook guia básico de gestão de projetos PDF