Crie um cronograma de projeto completo em apenas 5 passos
Última atualização em: 22|09|2022
Devido ao dinamismo do mercado, cada vez mais os clientes exigem que os produtos sejam entregues com prazos curtos, com mais qualidade e custos menores. Para suprir essa demanda, as empresas têm aumentado a sua preocupação em gerenciar melhor as suas atividades usando o cronograma de projeto como um grande aliado nesse processo.
Quer saber como criar um cronograma de projeto impecável? Acompanhe nosso texto ou clique no tópico que mais te interessa:
- O que é cronograma de execução do projeto?
- Qual a função do cronograma de projeto?
- Tipos de cronograma de projeto
- Como fazer um cronograma de execução do projeto em 5 passos
- Benefícios de fazer um cronograma de projeto
O que é cronograma de execução do projeto?
O cronograma de projeto é um documento que evidencia todas as tarefas a serem cumpridas dentro de um determinado projeto, informando a data de início e fim, qual é a relação de dependência entre as atividades, e quais são os recursos necessários para atingir a finalidade da proposta.
Contar com um bom cronograma garante que qualquer projeto seja executado de maneira organizada, o que diminui os riscos para a empresa.
Qual é a função do cronograma de projeto?
Além de promover a organização, o cronograma é uma ferramenta indispensável para gerenciar o tempo de um projeto. Trata-se da maneira mais eficiente de aumentar a produtividade, uma vez que indica quando uma tarefa tem que ser iniciada e concluída, apresentando um encadeamento lógico e sequencial.
A principal função do cronograma de projeto é assegurar que cada etapa de uma proposta seja entregue no prazo delimitado, evitando que a urgência e os atrasos causem impactos negativos para a empresa.
Talvez, antes de prosseguir a leitura, você queria saber mais sobre o que é um projeto para sanar suas dúvidas sobre o tema.
Quer mais praticidade e organização no seu trabalho? Vamos mostrar agora como você pode fazer um cronograma de projeto perfeito com nosso passo a passo!
Exemplos de cronograma de projeto
Cronograma de marcos
O cronograma de marcos é estruturado em colunas e tem esse nome porque ele lista os marcos, ou milestones, que são os momentos importantes que marcam as etapas do desenvolvimento de um projeto.
Confira um exemplo na imagem abaixo:
Gráfico de gantt
O gráfico de gantt é um tipo de cronograma que fornece o status das atividades em tempo real. Entenda melhor no vídeo abaixo:
Diagrama de rede
O diagrama de rede mostra a interação entre as atividades, ele é muito útil para entender como uma tarefa depende da outra, como na imagem abaixo:
Cada tipo tem suas particularidades, mas todos eles cumprem a mesma função: assegurar que todas as etapas sejam entregues dentro do prazo!
Agora que você já sabe para que serve o cronograma de projetos, aprenda na prática como elaborar um.
Como fazer um cronograma de execução do projeto em 5 passos
Existem várias formas de elaborar o seu próprio cronograma de projeto, como por meio de aplicativos online e planilhas eletrônicas.
Para mais praticidade e segurança, o ideal é que esse recurso faça parte da sua gestão de projetos, ou seja, utilizar um software de gestão de projetos que tenha opções para a construção do cronograma.
Para desenvolver um cronograma de projeto eficiente, é preciso que você:
1. Defina o escopo do projeto
Todo e qualquer projeto é criado a partir da definição do seu escopo. Durante esse processo, você deve determinar o que será feito e o que está fora de questão, quais serão os recursos necessários para executar as ações, o orçamento disponível para tal e a estimativa de tempo para que o escopo seja concluído e entregue com sucesso.
Com um escopo bem estabelecido, o gestor tem mais facilidade para identificar quais serão as etapas da proposta, como a entrega deve ser realizada em cada fase e como essas ações têm que ser executadas.
2. Elabore a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
Após determinar o escopo do projeto, o próximo passo é estruturar as entregas a serem executadas por meio da EAP, cujo conceito é decompor o escopo que compõe a iniciativa, criando entregas menores e mais fáceis de serem gerenciadas.
Nessa etapa, você separa as atividades de nível macro para depois fazer o mesmo com as da categoria micro. Portanto, desmembre-as das maiores para as menores. Faça uma lista incluindo rigorosamente tudo que deve ser feito e entregue enquanto o trabalho está sendo executado.
3. Faça o cronograma de atividades
Feita a EAP, pegue a listagem feita anteriormente e faça uma nova lista, dessa vez, separando e gerenciando as atividades por ordem de importância e execução tendo claro um sequenciamento. Identifique qual é a interdependência entre elas – quando a realização de uma depende da finalização da outra.
Para evitar transtorno durante o desenrolar dos processos ou até mesmo o retrabalho, ou seja, ter que repetir uma atividade para consertar erros, é importante deixar bem claro quando uma tarefa depende da outra para ser concretizada. Com isso, todos os colaboradores ficam cientes que se não focarem na sua missão podem prejudicar o colega e a performance geral do projeto.
4. Estime o tempo de duração das atividades
Agora que as atividades do cronograma estão sequenciadas e organizadas, é preciso estimar a duração de cada uma delas. Essa projeção pode ser efetuada com base em projetos semelhantes executados anteriormente ou consulte a sua equipe para determinar de forma precisa quanto tempo cada profissional necessita para realizar a tarefa que está sob a sua responsabilidade.
No entanto, para que a previsão de tempo seja ainda mais precisa, lembre-se de considerar os intervalos entre uma atividade e outra. Essa medida ajuda a preparar a sua equipe para superar possíveis imprevistos.
5. Construa o cronograma
Depois de fazer todo o levantamento das etapas anteriores, chegou o momento de construir o seu cronograma. Se você tem à sua disposição um software de gerenciamento de projetos, essa etapa torne-se muito simples, uma vez que todas as atividades já estão inclusas, e é só gerar o Gráfico de Gantt (ferramenta que supervisiona a execução das tarefas) para acompanhar o desenvolvimento do cronograma.
Porém, se você optar por um aplicativo online ou uma planilha eletrônica, terá que inserir e ordenar todas as informações levantadas. Caso use o Excel, você terá a possibilidade de gerar o Gráfico Gantt, mas antes deverá criar as tabelas e inserir os dados. Apenas dessa maneira é possível seguir a evolução do projeto.
Com os passos listados aqui, você pode construir um cronograma de projeto mais eficaz para a sua empresa. O uso correto desse recurso é primordial para otimizar o gerenciamento do tempo das atividades, como elas serão feitas e, consequentemente, entregar um produto final que satisfação o seu cliente.
Você também pode baixar nosso PDF de cronograma para consultar offline quando quiser:
Benefícios de fazer um cronograma de projeto
Calcula o tempo das atividades
Por meio do cronograma de projeto, o gestor pode estimar quanto tempo será necessário para o desenvolvimento de cada atividade. Dessa forma, o seu planejamento ganha mais confiabilidade, aumentando as chances de torná-lo bem sucedido no geral.
Mostra o desempenho da equipe
Com base nos dados estruturados no cronograma e nas alterações de status efetuadas pela equipe, pode-se apurar quanto tempo está sendo gasto efetivamente para a execução de cada tarefa. Assim, você tem as informações necessárias para avaliar o nível de produtividade do seu time e se é preciso alterar algo para impedir a ocorrência de atrasos.
Suporta alocação de recursos
A partir do uso de um cronograma de projeto bem montado, sabe-se com exatidão quando um colaborador está disponível para executar uma nova atividade, se a equipe está com uma demanda de trabalho adequada à sua capacidade ou se há a necessidade de agregar outros profissionais para conseguir suprir a carga de atividades no prazo estimado.
Aumenta a eficiência geral
Melhora o desempenho da sua equipe por meio da otimização do uso dos recursos disponíveis, o que colabora para aperfeiçoar os resultados gerais do projeto, tornando a sua execução mais eficiente. Tudo isso interfere na qualidade do produto final entregue ao cliente, garantindo o cumprimento do orçamento e do prazo delimitados.
Aprendeu como elaborar um cronograma de projeto? Para se aprofundar mais no assunto, confira nosso texto completo sobre Cronograma Online e conheça as vantagens!
Assine nossa newsletter para ficar por dentro do mundo de gestão de projetos! Também nos acompanhe no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.
Muito bom este contéudo e de muito grande valor
Muito obrigada
Vou compartilhar com os meu amigos!
Muito bom, estou cursando gestão de projetos na usp e gostaria de me especializar, há possibilidade de realizar um trabalho mesmo que voluntário ?
Quero muito ser desenvolvido neste segmento.
Adoro estás informações e são de grande valor.
Como posso obter um teste prático, para um trabalho básico (online), orientado, como um voluntário! Me ofereço para auxiliar na pratica “sem ônus algum”!
Adoro estás informações e são de grande valor.