Gráfico de Gantt Excel: 5 passos para fazer + dica

Gráfico de Gantt Excel: 5 passos para fazer + dica

Escrito por Roberto Gil Espinha

05 dez 2022

8 min de leitura

Última atualização em: 25|04|2022

Todo projeto precisa ter um cronograma que organize as atividades, prazos e sequências de ações a serem cumpridas, não é?  

Porém, dependendo da maneira que ele é realizado, visualizar estes marcos e datas nem sempre é muito fácil.  

Aí que entra o gráfico de Gantt, também conhecido como diagrama Gantt,  uma ferramenta que traz essas informações de forma mais visual e facilita muito o controle do fluxo de trabalho nos projetos.   

Se você ainda não sabe muito sobre o gráfico de Gantt, nós temos um texto bem completo que te explica o que é, qual a história, como funciona e muito mais. Confira: gráfico de Gantt! 

Agora, se você já sabe para que serve essa ferramenta e quer aprender a o passo a passo para montar o gráfico de gantt no Excel não deixe de conferir o conteúdo que trouxemos a seguir! 

O que é preciso para montar um gráfico de Gantt Excel?  

Montar um gráfico de Gantt não tem muito segredo, porque você precisa basicamente:  

  • Listar as atividades do projeto; 
  • Identificar a relação entre as tarefas;  
  • Determinar prazos e responsáveis.  

Porém, a grande dificuldade está na hora de organizar essas informações. E é aí que as plataformas digitais são um grande diferencial.  

Por isso, ter um gráfico de Gantt Excel é muito interessante, porque esta é uma das plataformas com a interface mais conhecida e que traz ótimos recursos para a montagem de gráficos.  

Pronto para aprender os 5 passos para organizar tudo isto no Excel? Então, vamos lá! 

5 passos para fazer o gráfico de Gantt Excel  

1. Monte uma base de dados 

Para controlar as atividades e o cronograma do projeto, há algumas informações cruciais, como:  

  • Nome da atividade; 
  • Data de início; 
  • Duração; 
  • Data de término.  

Por isso, o primeiro passo é montar um quadro com estas quatro colunas, inserindo as informações referentes ao projeto em cada uma delas. 

ATENÇÃO!  

É importante definir padrões de preenchimento para que todos da equipe compreendam os dados. Por exemplo, na coluna de “duração” é importante determinar qual será o formato utilizado (dias, horas, minutos).  

Gantt no excel - passo 1

No exemplo preenchemos o campo de duração em quantidade de dias.  

2. Insira um gráfico

O segundo passo é adicionar o recurso gráfico. Para isso: 

  • Clique na aba “Inserir”;  
  • Em seguida, clique no ícone de gráficos 2D; 
  • Selecione a opção de “Barras Empilhadas”. 

Após feito isso, uma caixa será aberta, que é onde o gráfico será montado.  

Gantt no excel - passo 2

3. Altere as informações conforme a base de dados 

Para que o gráfico de Gantt Excel seja realizado, é preciso selecionar as informações que você deseja inserir nele. Então, este é o momento de selecionar a base de dados criada anteriormente.  

  • Clique com o botão direito em cima do gráfico criado; 
  • Selecione a opção “Selecionar Dados”;  
  • Vá em “Adicionar”. 

Gantt no excel - passo 3

Feito isso, uma outra aba será aberta para selecionar o intervalo de células a serem utilizadas no gráfico:  

Gantt no excel - passo 4

Com esta aba aberta, é preciso clicar em “adicionar”, o que abrirá outra caixa com campos para células da nossa tabela.  

Gantt no excel - passo 5

Aqui, duas coisas precisam ser feitas:  

  • Clique no ícone de seleção do “nome da série” e selecione a célula “início”; 

Gantt no excel - passo 6

  • Clique no ícone de seleção dos “valores da série” e selecione o intervalo inteiro da coluna “início”.  

Gantt no excel - passo 7

Como o nosso objetivo é controlar as datas das atividades e o tempo gasto em cada uma delas, este passo deve ser repetido para a coluna “duração”.  

4. Edite os nomes do eixo vertical

Após realizar os passos anteriores, o eixo horizontal estará com as datas corretas. Porém, o eixo vertical será nomeado automaticamente com números.  

Assim, é preciso substituir estas informações pelo nome das tarefas. Para isso:  

  • Clique na opção “Editar”; 
  • Selecione o intervalo das Atividades. 

Gantt no excel - passo 8

Gantt no excel - passo 9

5. Formate o gráfico conforme a necessidade 

Após seguir os 4 passos acima, o gráfico de Gantt Excel estará pronto. Mas, se você quiser editar a visualização de algum dado, é possível formatá-lo de acordo com o que deseja.  

Gantt no excel - passo 16

O diagrama de Gantt no Excel é um pouco trabalhoso, mas, após feito esse passo a passo, ele traz muitos benefícios à gestão de projetos. Veja alguns deles:  

Por que utilizar: 5 vantagens do gráfico de Gantt 

O gráfico de Gantt pode ser uma mão na roda para organizar as atividades do cronograma, otimizar o tempo de execução e monitorar o cumprimento de cada etapa, isso porque ele: 

1. Mostra a relação entre as atividades

Na maioria dos projetos, sempre há tarefas que dependem umas das outras para acontecer. Com o diagrama de Gantt, as tarefas são trazidas de modo visual, o que deixa essas relações de dependência</span> mais claras.  

No exemplo da casa, se a parede não for rebocada no prazo, a pintura vai atrasar e, consequentemente, a entrega da casa também.  

Por isso, saber qual é a dependência entre elas é muito útil, porque a equipe sabe a ordem e os prazos a serem cumpridos. Isso evita atrasos no projeto e mantém o fluxo de execução. 

2. Define prazos de entrega mais realistas

Tendo uma visão geral das tarefas e das relações entre elas é possível estimar prazos com maior precisão.  

Se você identifica que uma atividade não depende de outra para começar, pode movê-la para o começo do projeto ou fazê-la até simultaneamente a outras. Assim, o gráfico de Gantt ajuda a otimizar o tempo de trabalho e encurtar o prazo da entrega final do projeto.

3. Atribui responsáveis 

O diagrama de Gantt também serve para atribuir responsáveis para cada atividade. Dessa forma, quando o gerente de projetos precisar alinhar alguma informação, saberá exatamente com quem falar apenas olhando o gráfico.

4. Permite acompanhar o andamento

Por ser bastante visual, é comum que o gráfico de Gantt possua um sistema de cores, que indica o que já foi concluído, o que está sendo feito e o que ainda não começou. 

Com ele, é possível identificar o status de cada atividade e acompanhar o andamento do projeto bem de perto.

5. Evita desvios

Com a ordem correta de atividades, prazos coerentes e o monitoramento do status, é muito menos provável que desvios ocorram, porque alterações no planejamento são facilmente identificadas.</span>  

Assim, se alguma etapa estiver em atraso, você consegue identificar as causas e pensar em estratégias que coloquem o projeto de volta aos trilhos o mais rápido possível. 

Ebook Passo a passo completo de como fazer o cronograma de projetos

Bastante coisa legal, não é?  O gráfico de Gantt otimiza muito a gestão de projetos e definitivamente é uma ferramenta que vale a pena investir!  

Mas, se você busca ter todas as vantagens que só o gráfico de Gantt pode trazer junto com mais praticidade, confira a dica que trouxemos: 

Dica extra: Utilize um Gráfico de Gantt Online

Apesar do Excel ser uma plataforma bastante versátil, ele apresenta algumas limitações que atrapalham no dia a dia dos projetos. Por isso, nossa dica é que você opte por um gráfico de Gantt online 

Neste sistema, não é preciso se preocupar com base de dados, e layouts de formatação, porque há campos específicos para cada informações.

Além disso, eles geralmente trazem o gráfico de Gantt em uma aba a parte da interface, que possui filtros e configurações personalizadas de visualização 

Vídeo breve mostrando como utilizar o gráfico gantt online

Assim, ao contar com um software preparado para o diagrama de Gantt, todo o gerenciamento pode ser feito de modo mais rápido e completo. 

Se você ficou curioso e quiser saber mais sobre o porquê deste modelo ser o melhor, confira nosso texto sobre gráfico de Gantt online!  

E, se você quiser conferir na prática como funciona a utilização do diagrama de Gantt nos projetos, faça um teste grátis no Artia clicando no botão abaixo.  

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (1)

Seu e-mail não será publicado.