Equipes de desenvolvimento de softwares que utilizam UX (User Experience ou Experiência do Usuário) estão cada vez mais aderindo ferramentas e funcionalidades que facilitam a rotina dentro da organização. Melhorar a realização de tarefas, otimizar o tempo e ter maior clareza e compreensão das atividades, são alguns dos benefícios que o Kanban pode trazer para essas equipes!

Neste texto te explicaremos o que é UX, quais são as rotinas dessas equipes de desenvolvimento que analisam a experiência dos seus usuários e, como o Kanban, uma metodologia ágil, pode ser um aliado para esses profissionais. Acompanhe!

 

O que é UX?

 

Experiência do usuário é o modo como algum usuário reage a um produto ou serviço. Essas reações podem envolver tanto sentimentos, beleza de um site por exemplo, quanto práticas, como agilidade e facilidade de manusear. UX não é feito, mas sim criado a partir do uso e experiência adquirida. No desenvolvimento de softwares o UX é fundamental para garantir um maior sucesso do sistema. Projeta-lo pensando na experiência do usuário aumenta as chances de aprovação do produto. O UX envolve todo o processo do cliente com o serviço prestado, desde o momento de aquisição até a hora de uso. Dentro de equipes de desenvolvimento existem pessoas, os profissionais, que cuidam e analisam a experiência de outras pessoas com o produto ou serviço oferecido.

Muitos confundem UX com UI (Interface do Usuário), porém, UX é relacionada a como o usuário se sente ao utilizar um produto e UI está associada a como o usuário interage com o produto. Portanto, um está ligado a parte emocional e o outro a parte técnica.

 

Qual a rotina dessas equipes?

 

É fundamental que um profissional que trabalha com UX saiba identificar o tipo de usuário que tem o seu produto. Desenvolvedores de softwares sabem que as mudanças devem acontecer de forma rápida e eficaz, pois o que é útil ao usuário hoje, daqui a algum tempo não terá mais a mesma funcionalidade. Nessas situações o melhor a se fazer é utilizar a gestão ágil! Mas se você não sabe o que é a gestão ágil continue acompanhando esse texto! A baixo te contaremos resumidamente o que é este método.

Gestão ágil

 

A gestão ágil é um método de que divide o projeto em partes menores e realiza as entregas conforme cada uma dessas partes forem finalizadas. Diferente da gestão tradicional, onde a entrega só é realizada quando o projeto estiver 100% concluído. A agilidade neste método está em testar cada atividade que estiver pronta, dessa maneira, aumentam as chances de sucesso no projeto. Existem diversas ferramentas e funcionalidades que são adeptas da gestão ágil, e entra elas, o Kanban!

 

O que é Kanban?

 

Em japonês Kanban significa cartão ou sinalização. Essa ferramenta consiste em utilizar simbologia visual, como papéis coloridos (post its), para registrar e separar tarefas. Essa prática foi criada na década de 60 pela Toyota para agilizar e simplificar as atividades diárias de programação e controle, com a finalidade de auxiliar no processo de fabricação de veículos.

O Kanban é um quadro dividido em três principais fases: fazer, fazendo e feito. Desse modo, tudo o que necessita ser feito é colocado na parte de fazer. Conforme cada tarefa estiver sendo realizada ela vai para a parte de fazendo e, quando concluída, é colocada na última fase, o feito.

Mas você deve estar se perguntando: “qual a relação do Kanban com as equipes que trabalham com UX?” Te mostraremos alguns dos benefícios a seguir:

Benefícios do Kanban para equipes de desenvolvimento

 

O Kanban ganhou força dentro das equipes que trabalham com a experiência do usuário através do uso da gestão ágil. Analistas de UX fazem constantes pesquisas e precisam estar sempre por dentro das melhores opções para os seus usuários. Com o Kanban é possível criar mais uma etapa, além das três principais, só para separar e organizar todas a tarefas que necessitam desse recurso.

Alguns dos benefícios de utilizar o Kanban são:

  • Traz um maior dinamismo entre as pessoas;
  • Promove um ambiente de colaboração;
  • Cria independência;
  • Melhora a visualização dos problemas;
  • Otimiza o tempo;
  • O planejamento diário é mais eficaz.

 

Muitos profissionais de UX passaram a criar seus próprios Kanbans, como é o caso do 360° View e o UX Canvas.

 

360° View

 

Esse tipo de Kanban foi criado para responder dúvidas sobre negócios, marketing, vendas, design, pesquisa e, tecnologia.

 

UX Canvas

 

É uma espécie de diagrama que reúne informações e opiniões de todas as partes interessadas no projeto, como usuários, clientes, as limitações e os custos.

 

 

O Kanban pode ser usado tanto no modo físico, com quadros e papéis coloridos, como também no modo online, através da utilização de um software de gestão de projetos que contém essa funcionalidade, como é o caso do Artia.

 

Como o Kanban do Artia pode auxiliar equipes de desenvolvimento que usam UX?

O Artia, além de possuir funcionalidades da gestão tradicional, possui funcionalidades ágeis como o Kanban! Utilizar essa ferramenta em uma plataforma online traz mais praticidade e possibilidades para as equipes.

Através do Kanban dentro do software, você pode adicionar ou eliminar tarefas sempre que precisa e outros membros da equipe conseguem visualizar suas tarefas também, ou seja, o Artia possui um kanban com colunas editáveis que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade da sua empresa. Se você ou algum outro participante do projeto estiverem trabalhando remotamente, ou seja, fora do ambiente corporativo, é possível ter acesso ao Kanban com todas as informações necessárias para continuar exercendo suas tarefas de forma organizada e eficiente.

Como podemos ver, a organização de todas as etapas de um projeto e as atividades da empresa ficam muito mais claras e melhor divididas com a utilização de um Kanban. Possuir essa ferramenta dentro de um software pode trazer maior praticidade para o seu trabalho e para a separação das suas tarefas. O Artia, nosso software de gestão de projetos, possui essa e muitas outras funcionalidades! Quer conhecer mais sobre ele? Recomendamos que assista a esse vídeo sobre como funciona o Kanban do Artia! Bom vídeo!