O que é gerenciamento da rotina do trabalho?
Gerenciamento da rotina do trabalho é um conjunto de técnicas, ferramentas e metodologias utilizadas para organizar e otimizar o trabalho de uma equipe. Esse gerenciamento ajuda o time a cumprir prazos, dar conta das demandas e fazer entregas de qualidade. Além disso, também é ele que vai assegurar que os processos estão sendo seguidos. Fazer esse gerenciamento traz uma série de benefícios para a organização. Vamos ver quais são os principais?Por que fazer gerenciamento da rotina do trabalho?
Aumenta a produtividade do time
Sem uma rotina bem gerenciada, a equipe perde muito do potencial produtivo. Organizar atividades e aproveitar bem o tempo é um elemento fundamental para aumentar a produtividade da equipe, e o gerenciamento da rotina do trabalho pode ajudar nesse sentido.Ajuda no cumprimento de prazos
Outro problema comum quando não há gestão da rotina é não conseguir cumprir os prazos. Quando as atividades não estão organizadas e priorizadas, os prazos acabam sendo afetados, afinal, demandas fura-fila surgem o tempo todo e não há uma ordem clara de execução das tarefas. Fazer gerenciamento da rotina do trabalho é uma forma de evitar esses problemas e cumprir os prazos das entregas.Ajuda a mensurar resultados
Fazer gestão da rotina do trabalho também inclui mensurar os resultados, para saber se os objetivos estão sendo atingidos ou não. Por meio da verificação de KPIs, você poderá mensurar a performance individual e de equipe, e criar planos de ação mais precisos para melhorar os números. Dito isso, podemos ir ao que importa e que provavelmente é a sua dúvida principal: como fazer um bom gerenciamento da rotina do trabalho? Vamos ensinar isso nas dicas dos tópicos a seguir. Confira:Como fazer gerenciamento da rotina do trabalho:
1) Ciclo PDCA
Ciclo PDCA é um framework para melhoria contínua de processos. Consiste em quatro fases que, quando aplicadas repetidamente, ajudam a aprimorar as operações. As fases são elas: plan, do, check e act. Vamos conferir rapidamente do que se trata cada uma delas?- Plan: o planejamento envolve estabelecer objetivos para a aplicação do ciclo. Ou seja, é preciso identificar os problemas atuais do processo, analisá-los e criar planos de melhoria.
- Do: em seguida, as ações planejadas anteriormente são aplicadas.
- Check: a etapa de checagem envolve análise de KPIs para verificação de resultados. Ela pode iniciar juntamente com a etapa de aplicação. Assim, você já vai checando os indicadores conforme as ações são aplicadas, e pode ir ajustando possíveis pontas soltas.
- Act: na última etapa, você deve olhar para o que foi feito e avaliar as ações que geraram efeito positivo e as que não geraram. As que deram resultado passam a ser um padrão, e devem ser documentadas como parte nova do processo. Já os problemas que não foram resolvidos (ou novos problemas encontrados) devem ser trabalhados no próximo ciclo PDCA. Ou seja, a partir daqui, voltamos para a primeira etapa e começamos tudo novamente.