Medir resultados através de KPIs

Cada vez mais as organizações têm investido em novas estratégias para melhorar os processos e atingir resultados mais satisfatórios. A fim de aumentar a produtividade, estabelecer metas e conferir os recursos que estão dando certo e os que não estão, é importante que a empresa disponha de ferramentas para analisar as etapas de determinadas atividades, ou até mesmo setor.

Uma das alternativas mais utilizadas em diferentes tipos de empresas para medir o desempenho das ações organizacionais é o KPI. Você já ouviu falar dessa ferramenta? Conheça mais sobre esse indicador de performance e saiba como medir resultados através dele. Acompanhe:

Afinal, o que é KPI?

KPI é a sigla da expressão em inglês Key Performance Indicator ou, em bom português, indicador chave de desempenho. Esse indicador pode ser utilizado para medir qualquer tipo de questão que faz parte da rotina da empresa, indo das mais abrangentes às mais específicas, como a avaliação de desempenho de um colaborador que compõe a equipe, por exemplo.

O KPI é utilizado para medir o desempenho dos processos da empresa e é uma ferramenta indispensável para os profissionais envolvidos com a gestão de projetos.

Além de permitir a quantificação do desempenho de pessoas e processos, os resultados apontados pelos KPIs orientam a tomada de decisões a partir da análise dos dados obtidos.

O indicador de performance na prática

Antes de implementar o indicador de performance em sua empresa é preciso entender quais são os projetos a serem monitorados e quais os objetivos que a sua empresa espera alcançar com o uso dos KPIs. Assim, o gestor consegue estabelecer indicadores específicos para o seu negócio.

É válido ressaltar que os KPIs devem ser tangíveis, ou seja, de fácil mensuração, de resultados que podem ser medidos e analisados em um curto espaço de tempo. O KPI ajuda a estabelecer uma meta possível, sendo um estímulo à equipe e não algo que não possa ser possível de alcançar.

Quais os KPI’s a serem utilizados

Não existe uma regra a ser seguida em relação ao tipo de indicador de desempenho a ser utilizado, mas os KPIs que ajudam o gestor de projetos a avaliar se os resultados planejados foram alcançados são o CPI (Cost Performance Index) — também conhecido por Índice de Desempenho de Custos (IDC) — e o ROI (Return of Investiment), que mede o retorno obtido em cada projeto finalizado.

Um indicador de prazo também é importante para analisar as ações cumpridas e as tarefas que ainda precisam ser ajustadas. Nesse caso, a meta estará no resultado do projeto e na confirmação ou não da entrega dos produtos dentro do que estava previamente planejado.

É preciso ter uma boa comunicação para conseguir tirar proveito dos KPIs

A má interpretação de um indicador de resultado pode levar a conclusões equivocadas e comprometer todo o desenvolvimento do projeto. Para fazer uma correta análise e compreensão dos KPIs, é necessário que exista uma comunicação clara e eficiente entre os membros da equipe envolvidos com a mensuração de resultados.

Apesar de eficiente, o uso de KPIs dentro das organizações ainda encontra certa resistência. Uma das razões possíveis é a dificuldade de incorporar o indicador de performance dentro da cultura organizacional. Por isso, se a sua empresa optar por utilizar essa importante ferramenta, saiba que será necessário comprometimento e dedicação de toda a equipe, principalmente dos gestores de projetos.

E você, como estabelece os KPIs dentro da sua gestão? Possui alguma dúvida a respeito do assunto? Compartilhe-a com a gente e continue ligado no blog. Até a próxima!

Deseja aprender mais sobre KPIs?

Indicadores para trilhar o caminho para o sucesso com os seus projetos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Veja de forma prática como aplicar os indicadores certos para avaliar seus projetos.