Pare! E descubra aqui como organizar projetos complexos

Pare! E descubra aqui como organizar projetos complexos

Escrito por Roberto Gil Espinha

03 ago 2016

3 min de leitura

Sabe aquele projeto que, ao contrário dos outros, não está apresentando os resultados esperados? Que mesmo bem elaborado e contando com a dedicação da equipe, parece exigir muito tempo e esforço, e a cada meta alcançada surgem diversas outras metas não previstas anteriormente?

Se você está passando por uma situação assim, é provável que esteja lidando com um projeto complexo.

Os projetos complexos são aqueles que, diferentemente dos projetos “comuns”, apresentam determinados riscos imprevisíveis, que costumam ser difíceis de detectar com antecedência ou precisão. Geralmente é difícil perceber como possíveis variações podem influenciar o andamento geral de um projeto complexo, isso por conta da quantidade de interligações e dependências dentro de elementos da planta. Um empreendimento que tem essas características, por exemplo, não pode ter seus possíveis problemas avaliados ou resolvidos mediante processos tradicionais de gerenciamento de riscos.

Lidar com um projeto desse tipo requer níveis diferenciados de organização, planejamento e engajamento. Mas não é necessário entrar em pânico. Assim como foi possível aprender a gerir projetos comuns, também é possível aprender a gerir os projetos complexos! Para começar, separamos três dicas de ouro! Confira:

Estabeleça uma governança eficaz

Garantir uma boa liderança já é passo importante para o sucesso de qualquer projeto. No caso dos projetos complexos, um líder preparado é mais que importante; é vital. É preciso que este, além de garantir boa direção e fiscalização, seja assertivo nas tomadas de decisão. É fundamental também que o gestor saiba ouvir a equipe. Só assim poderá estar preparado para realizar um bom gerenciamento num projeto complexo.

Faça da flexibilidade uma aliada

A flexibilidade é a capacidade de se modificar sem quebrar, o que possibilita a adaptação a novos cenários. É interessante que todos os envolvidos no plano saibam que estão executando um projeto complexo, de forma que estejam preparados para lidar com ajustes, novas tomadas de rumo, modificação das metas e prazos etc. Isso vai evitar estresse e dores de cabeça, acelerando o plano.Seja resiliente

É importante que todos os envolvidos estejam cientes de que um projeto complexo não é um projeto do dia a dia. Ele vai exigir mais atenção, esforço e, muito provavelmente, repetição e conserto. Por isso, é importante contar com a insistência dos colaboradores, para que não desanimem à medida que os desafios forem surgindo.

Use a tecnologia a seu favor

Até começar a usar um despertador você não sabia que precisava dele, certo? Hoje, pouquíssimos de nós conseguem programar suas atividades sem o aviso sonoro do alarme. Pois é bem provável que, com a implantação de um software de gestão de projetos, você acabe no mesmo cenário do despertador, perguntando-se como era possível gerir um projeto sem essa ferramenta no passado. Com a tecnologia é possível automatizar processos para garantir qualidade e agilidade no trabalho.

E então, você já estava ciente de que fatores como flexibilidade, resiliência e o bom uso da tecnologia são muito importantes para o sucesso dos projetos complexos? Que tal compartilhar isso com sua equipe e parceiros nas redes sociais?

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.