Projetos-ComplexosSabe aquele projeto que, ao contrário dos outros, não está apresentando os resultados esperados? Que mesmo bem elaborado e contando com a dedicação da equipe, parece exigir muito tempo e esforço, e a cada meta alcançada surgem diversas outras metas não previstas anteriormente?

Se você está passando por uma situação assim, é provável que esteja lidando com um projeto complexo.

Os projetos complexos são aqueles que, diferentemente dos projetos “comuns”, apresentam determinados riscos imprevisíveis, que costumam ser difíceis de detectar com antecedência ou precisão. Geralmente é difícil perceber como possíveis variações podem influenciar o andamento geral de um projeto complexo, isso por conta da quantidade de interligações e dependências dentro de elementos da planta. Um empreendimento que tem essas características, por exemplo, não pode ter seus possíveis problemas avaliados ou resolvidos mediante processos tradicionais de gerenciamento de riscos.

Lidar com um projeto desse tipo requer níveis diferenciados de organização, planejamento e engajamento. Mas não é necessário entrar em pânico. Assim como foi possível aprender a gerir projetos comuns, também é possível aprender a gerir os projetos complexos! Para começar, separamos três dicas de ouro! Confira:

Estabeleça uma governança eficaz

Garantir uma boa liderança já é passo importante para o sucesso de qualquer projeto. No caso dos projetos complexos, um líder preparado é mais que importante; é vital. É preciso que este, além de garantir boa direção e fiscalização, seja assertivo nas tomadas de decisão. É fundamental também que o gestor saiba ouvir a equipe. Só assim poderá estar preparado para realizar um bom gerenciamento num projeto complexo.

Faça da flexibilidade uma aliada

A flexibilidade é a capacidade de se modificar sem quebrar, o que possibilita a adaptação a novos cenários. É interessante que todos os envolvidos no plano saibam que estão executando um projeto complexo, de forma que estejam preparados para lidar com ajustes, novas tomadas de rumo, modificação das metas e prazos etc. Isso vai evitar estresse e dores de cabeça, acelerando o plano.Seja resiliente

É importante que todos os envolvidos estejam cientes de que um projeto complexo não é um projeto do dia a dia. Ele vai exigir mais atenção, esforço e, muito provavelmente, repetição e conserto. Por isso, é importante contar com a insistência dos colaboradores, para que não desanimem à medida que os desafios forem surgindo.

Use a tecnologia a seu favor

Até começar a usar um despertador você não sabia que precisava dele, certo? Hoje, pouquíssimos de nós conseguem programar suas atividades sem o aviso sonoro do alarme. Pois é bem provável que, com a implantação de um software de gestão de projetos, você acabe no mesmo cenário do despertador, perguntando-se como era possível gerir um projeto sem essa ferramenta no passado. Com a tecnologia é possível automatizar processos para garantir qualidade e agilidade no trabalho.

E então, você já estava ciente de que fatores como flexibilidade, resiliência e o bom uso da tecnologia são muito importantes para o sucesso dos projetos complexos? Que tal compartilhar isso com sua equipe e parceiros nas redes sociais?

O que é Gerenciamento de Projetos e como aplicar na sua empresa

Dicas fundamentais para organizar os Projetos de sua Organização

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar seus projetos para que você atinja melhores resultados.