A importância da avaliação e da mensuração de resultados dentro das empresas

Para gerenciar bem uma empresa, é fundamental ter bons indicadores. Ao criar metas e implementar programas, o dono do negócio deve estar atento ao bom andamento dos projetos e ao rumo para o qual suas atitudes estão levando o empreendimento. Entretanto, mesmo após elaborar um planejamento sólido e sustentável, deixando claro à equipe quais são os pontos fundamentais e os objetivos do projeto, tudo pode ir por água abaixo se o empreendedor não monitorar constantemente o andamento da ação.

Leia nosso post e descubra como criar marcos específicos para avaliar todos os aspectos de um projeto, garantindo bons resultados!

Obtenha dados concretos

Ao longo de todo o processo de implementação de um novo projeto, é importante monitorar bem o andamento de cada uma das etapas, garantindo um rumo certo e, eventualmente, corrigindo pequenos detalhes que podem estar comprometendo o empreendimento. Manter uma mensuração de resultados de projetos constante ajuda não só a verificar a situação atual, como também auxilia a perceber se os resultados serão exatamente os esperados. Por mais experiente que o empresário seja, não é seguro confiar apenas no seu feeling: obtenha dados mais confiáveis por meio de avaliações quantitativas constantes para ter certeza de que tudo vai bem ou de que chegou a hora de tomar novas decisões.

Mantenha o orçamento sob controle

A mensuração dos gastos também é essencial para verificar se as atividades estão sendo cumpridas de acordo com o orçamento estipulado. Gerenciar custos é uma das tarefas mais complexas de uma empresa, pois novos cenários podem demandar adaptações em grande escala.
Faça verificações constantes dos investimentos em relação aos resultados para avaliar se o montante investido tem contribuído para alcançar o objetivo esperado. Há situações nas quais é necessário conter os gastos que crescem de maneira insustentável, assim como há cenários nos quais o dinheiro investido não será suficiente. Verifique esses indicadores com antecedência para garantir melhores resultados.

Assegure o cumprimento do cronograma

A estipulação de um cronograma para cada projeto é essencial para assegurar-se constantemente de que cada etapa está sendo cumprida dentro do prazo esperado. Abandonar a análise desse tipo de indicador pode acarretar em projetos mal realizados ou que se prolongam no tempo. Mantenha uma avaliação constante do andamento para não ser surpreendido com projetos atrasados.

Avalie a eficiência de cada setor

A eficiência de cada setor que integra o projeto também deve ser mensurada de forma sistemática. Avaliar o desempenho de todos os envolvidos garante um bom andamento das atividades e permite corrigir pequenos desvios que podem comprometer os resultados da empresa inteira. Faça avaliações periódicas de equipe, estipule metas e mantenha seu time sempre motivado. Em alguns casos, também pode ser interessante monitorar a opinião dos clientes em relação à empresa através de pesquisas frequentes para verificar se o empreendimento está realmente atendendo às expectativas.

Criar uma boa cultura de sistemas e metodologias de controle garante que as empresas possam mensurar o andamento de cada etapa ao longo de um projeto e assegurar melhores resultados. Perceber erros durante a realização de cada uma das atividades é essencial para corrigir eventuais desvios e manter o rumo da empresa em direção ao sucesso!

Ficou com alguma dúvida? Quais são as formas que sua empresa adota para mensurar os resultados? Compartilhe com a gente nos comentários!

Indicadores indispensáveis no dashboard para a saúde do projeto

Neste Webinar conheça os principais indicadores de gerenciamento de projetos para avaliação e da mensuração de resultados.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Os indicadores de gerenciamento de projetos servem para o acompanhamento preciso e certeiro.