O que é o ciclo de vida de um projeto + exemplos práticos

O que é o ciclo de vida de um projeto + exemplos práticos

Escrito por Roberto Gil Espinha

06 out 2015

9 min de leitura

Partindo do princípio de que projetos mal formulados e mal conduzidos são um desperdício e tanto de recursos, podemos dizer que essas falhas podem custar caro tanto para o profissional quanto para a organização. Para que você não coloque em risco o sucesso de sua própria carreira e a de sua organização, preparamos este artigo.

Boa leitura!

Conceito de ciclo de vida de um projeto

O ciclo de vida de um projeto é a divisão da Gestão do Projeto em fases pelas quais ele deve passar do início ao término. A cada período que corresponda a uma fase, o projeto pode sofrer incrementos e alterações significativas que ditarão o ritmo das atividades que devem ser desenvolvidas.

O ciclo de vida de um projeto é um conceito que deve ser melhor compreendido por quem ocupa posições de liderança nas empresas. Afinal, não é raro que ocorram erros e imprecisões por parte dos tomadores de decisão quando o assunto é gestão de projetos.

A depender da complexidade e do escopo do projeto, cada fase pode ser dividida em subunidades, de modo a conferir uma melhor organização ao trabalho desenvolvido. Esse é um ponto-chave para que as equipes saibam se situar à medida que as etapas avançam.

No contexto de cada fase, as atividades estão relacionadas de maneira lógica, sendo que a conclusão de cada uma delas está associada a uma entrega. Ao mesmo tempo, essa estrutura de fases permite que o controle seja segmentado em subconjuntos lógicos para facilitar o gerenciamento, o planejamento e o controle.

Se você procura uma ferramenta para ajudar na estruturação das fases nos Projetos da sua Empresa, assista aqui como funciona o Artia.

 

Fases do ciclo de vida de um projeto

Ciclo de Vida de Projetos - Genérico

As fases do ciclo de vida de projetos são definidas pela organização ou pelo gerente de projetos — conforme aspectos específicos da organização, do setor ou da tecnologia empregada, geralmente essas definições são feitas em uma reunião kick-off. No entanto, é possível mapear os projetos por fases genéricas, comuns a todos os ciclos de vida. Confira:

1. Início do projeto

O início do projeto representa uma fase preliminar de melhor identificação da necessidade em questão. Nesse momento, o problema a ser “atacado” é melhor estruturado para que a elaboração do projeto seja mais assertiva. É nesta etapa que a missão e os objetivos do projeto são definidos.

2. Organização e preparação

A etapa de organização e preparação envolve a definição de uma metodologia de gestão de projetos a ser utilizada. Na prática, isso significa escolher as melhores estratégias tendo em vista os recursos mobilizados e os objetivos que devem ser perseguidos.

Dessa maneira, é importante realizar os seguintes encaminhamentos:

3. Execução do trabalho do projeto

A essa altura, todo o planejamento das etapas anteriores é colocado em prática. Com isso, qualquer equívoco no momento de planejar as ações ficará exposto — o que demanda um constante esforço de monitoramento.

Também é importante destacar que a maior parte dos recursos mobilizados — orçamento, quadro de pessoal e esforços empregados por atividade — será consumida aqui.

4. Encerramento do projeto

O encerramento de uma fase acontece com a entrega do produto do trabalho desenvolvido até o momento. Se o projeto em questão fosse uma casa, por exemplo, poderíamos ter a seguinte disposição de etapas vinculadas à conclusão dos seguintes serviços:

  1. fundação da casa;
  2. pilares e paredes;
  3. telhado e cobertura;
  4. revestimento;
  5. instalações elétricas e hidráulicas;
  6. pintura e cerâmica.

No ciclo de vida de um projeto, cada uma dessas entregas — as quais representam o encerramento de uma fase — precisa ser aceita e avaliada pelo cliente ou por quem dará continuidade aos trabalhos no momento seguinte.

No entanto, é importante lembrar que nem sempre as fases do projeto são sequencialmente seguidas à risca. Para um melhor entendimento, veja no gráfico abaixo a sobreposição de fases do projeto.

Ciclo de Vida dos Projetos - sobreposição de fases do projeto

Assim, é preciso dedicar um momento para refletir sobre o que já foi feito para avaliar o êxito do trabalho. Dessa maneira, o final de cada fase serve para diagnosticar e corrigir erros que colocam em risco o sucesso das ações empregadas.

Estamos falando de algo determinante para a continuidade do projeto, uma vez que as falhas percebidas poderão representar até mesmo a completa inviabilidade das ações em curso. Em outras palavras: não haveria desvio de rota possível frente ao tamanho dos erros cometidos.

Esse é um caso extremo, é claro. Com o devido monitoramento das atividades — tanto de planejamento quanto de execução —, vários problemas poderão ser percebidos antes do agravamento de situações indesejadas.

Ciclo de Vida de Projetos - transição de fases e entregas

Já que está pesquisando sobre Ciclo de Vida do Projeto, já percebeu que é fundamental o uso de um Software de Cronograma Online. Conheça o Cronograma do Artia.

Diferença do ciclo de vida de um projeto e de um produto

Muitos gestores, em diferentes ramos de negócios, têm dificuldades para distinguir o ciclo de vida de um projeto do ciclo de vida de um produto. Isso decorre de um problema relacionado à visualização da duração de cada ciclo.

O ciclo de vida de um produto não tem fim, ao passo que o ciclo de um projeto tem prazo determinado para ser concluído. Além disso, é importante entender que o ciclo do projeto está referenciado em uma etapa específica de uma cadeia produtiva.

Vejamos um exemplo relacionado à produção de um determinado produto — como uma nova marca de shampoo. Uma empresa que produza e comercialize esse produto precisa dominar e dedicar-se a uma série de operações, como:

  • adequação às exigências de agências reguladoras;
  • testes para se verificar a qualidade dos produtos produzidos;
  • pesquisas de mercado para entender qual é a demanda do consumidor;
  • estratégias de marketing para apresentação da marca;
  • produção e fabricação do shampoo.

O ciclo de vida do produto diz respeito a todas as etapas descritas. O ciclo do projeto, por sua vez, está relacionado a apenas uma dessas etapas. Imagine, por exemplo, um projeto voltado a reestruturar o setor de marketing dessa empresa.

Nesse ciclo, as ações estarão circunscritas àquele setor e pouco ou nada terão a ver com atividades que não sejam ligadas ao marketing. Implementadas as estratégias de reestruturação, o ciclo do projeto terá sido concluído. Por outro lado, o ciclo de vida do produto permanecerá existindo, uma vez que o shampoo não deixará de ser fabricado.

Ciclo de Vida dos Projetos - diferença de ciclo de vida e ciclo de projeto e de produto

Como construir ciclo de vida de um projeto?

O ciclo de vida de um projeto está fortemente ligado ao tipo de produto em questão. Na prática, isso significa dizer que, para cada ramo de negócio, haverá uma demanda diferente para estruturar as etapas do ciclo de projeto.

Assim, entre produtos de um mesmo tipo também pode haver diferenças significativas para a estruturação das etapas. Empresas diferentes terão culturas organizacionais diferentes e dificuldades distintas, o que afeta a conformação dos projetos. Dessa maneira, dificilmente teremos ciclos de vida em projetos que sejam idênticos.

Imagine, por exemplo, duas confecções de sapato — as quais chamaremos de confecção A e confecção B. As duas empresas estão sediadas em regiões distintas.

Tenha em vista também que a primeira encontra grandes problemas com fornecedores de couro (não há um fornecedor próximo que produza couro em quantidade adequada), ao passo que a segunda nunca teve dificuldades dessa natureza.

A sobrevivência dos negócios da confecção A é constantemente ameaçada por essa situação, uma vez que um insumo básico para a produção de sapatos não é encontrado facilmente no mercado.

Com isso, o mapeamento de potenciais fornecedores é uma etapa integrante do ciclo de vida dos projetos desenvolvido por A — para B, por outro lado, isso não configura uma preocupação e, portanto, não merece ser tratado como uma etapa única.

Esse é um exemplo banal que serve ao objetivo de demonstrar o seguinte: cada equipe de gestão de projetos deve estar atenta às especificidades de sua organização. Isso é, estruturar um ciclo de projetos baseado em outras experiências pode não ser o ideal.

Além disso, não podemos deixar de dizer que o volume de atividades tem grande importância para a conformação das etapas. Isso porque todo o trabalho desenvolvido passará por um momento de monitoramento e avaliação, como já mencionamos ao longo deste texto.

Para que um grande esforço não seja empregado sem a devida verificação de sua relevância, o ideal é que uma mesma etapa não contemple muitas entregas. Assim, se o andamento dos trabalhos não tiver sido o mais adequado ao longo de determinado período, será possível realinhar alguns processos a fim de corrigir os erros.

Agora, veja na figura abaixo um exemplo para projetos da área de construção.

Ciclo de Vida dos Projetos - construção

Voltemos ao exemplo da casa. Como considerar, por exemplo, fundação e cobertura como partes de uma mesma etapa? Afinal, se depois da conclusão dessa primeira fase dos trabalhos for constatado que a estrutura está comprometida, será muito mais difícil consertar os problemas e retomar a construção.

Por isso é tão importante estruturar muito bem as etapas do ciclo de vida em projetos. Como você pôde acompanhar no post de hoje, o segredo para evitar desperdícios de tempo, de recursos e de esforços está em manter-se sempre atualizado, dedicando alguns minutos à leitura de conteúdos relevantes — como este artigo sobre o ciclo de vida em projetos.

Agora que você já conhece a fundo o conceito de ciclo de vida em projetos e seus desdobramentos, que tal aprender como se tornar um gerente de projetos?

 

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (6)
  • Roberto bom dia,
    Estou com dificuldade de criar o ciclo de vida do projeto pois na área nenhum projeto é feito seguindo uma metodologia especifica, apenas é iniciado. Não tenho histórico para me basear pois na maioria das vezes as informações são centralizadas em uma ou duas pessoas da equipe. A ideia de criar o ciclo de vida do projeto na área é para que todos tenham conhecimento e que passemos a utilizar uma metodologia. Consegue me dar uma luz rs ?

  • Bom dia.
    Fiquei muito feliz por ter esta explicação sobre como iniciar um projecto.
    O meu sonho é de ver se eu crio um projecto que vai beneficiar a minha comunidade, um projecto c impacto Social.
    Caso haja fundo para incrementar o que tenho vou abrir , mesmo assim farei o esforço para que o tenha.
    Muito obrigado.

Seu e-mail não será publicado.