7 passos para se tornar um gestor de TI excelente

7 passos para se tornar um gestor de TI excelente

Escrito por Roberto Gil Espinha

22 fev 2017

6 min de leitura

À medida que o gestor de TI assumiu um papel de destaque na estratégia empresarial, também cresceu sobre ele o grau de cobrança e a expectativa. Muito além de liderar o time que ampara a operação por meio da tecnologia, agora esse profissional tem a responsabilidade de sentar à mesa de decisões e propor soluções disruptivas e inovadoras.

O equilíbrio entre lidar com novas aplicações, traçar estratégias, gerir projetos e manter uma equipe produtiva faz com que o executivo responsável pelo departamento de TI busque sempre estar atualizado e disposto a quebrar paradigmas e surpreender.

Se transformar no gestor de TI que o mercado busca não é resultado da simples vontade. É preciso olhar para a função com novos olhares, estar antenado às tendências e, sobretudo, estar disposto a ter uma nova postura. Inevitavelmente, requer a desconstrução do que até então era entendido como eficaz.

Você é líder de tecnologia e está buscando se adaptar a esta nova realidade? Eis a reflexão que trazemos neste artigo. Continue lendo, para entender o que você pode fazer para ser um gestor de TI diferenciado e eficiente!

Como se tornar um Gestor de TI de alto nível

Do entendimento profundo do negócio à criação de parcerias produtivas — passando por visão estratégica, liderança e capacidade de negociação —, veja algumas dicas para elevar sua eficiência como gestor de tecnologia:

1. Entenda do seu negócio

Não há mais espaço para o executivo de TI que só domina a técnica. Como agora a tecnologia não é mais vista como mero suporte, é preciso que você conheça profundamente o modelo de negócio da sua empresa. Conheça as demandas de serviços dos diversos departamentos e busque se aproximar dos demais líderes para entender de que forma a TI pode ajudá-los a melhorar seus resultados.

Com isso, é possível compreender melhor os desafios da operação e também os objetivos estratégicos para, de uma forma mais orgânica e sustentável, elevar sua atuação analítica e consultiva sobre o negócio.

2. Amplie sua visão estratégica

Como hoje as empresas esperam do gestor de TI mais capacidade de otimizar processos e propor soluções, é muito importante que você saiba trabalhar com indicadores e métricas. Logo, ter uma visão estratégica, que contemple também objetivos de médio e longo prazos, é fundamental.

Em outras palavras, é importante:

  • Saber analisar o ciclo de vida da informação;
  • Gerenciar projetos utilizando métodos inovadores;
  • Visualizar facilmente como as ferramentas disponíveis podem contribuir para o crescimento do negócio etc.

A visão estratégica, ao contrário do que possa parecer, é bem mais do que ter uma boa intuição; é, também, saber usar os recursos disponíveis para testar ideias e colocar descobertas em prática.

3. Use as ferramentas com inteligência

A gama de soluções e serviços de tecnologia disponíveis no mercado não para de crescer, pois a computação em nuvem reduziu significativamente os custos. Então, não basta ter boas ferramentas em mãos: é preciso utilizá-las de maneira inteligente.

Hoje, as empresas esperam mais do que a parametrização de funcionalidades que ajudam a extrair relatórios gerenciais. Assim, é essencial que você consiga cruzar informações e analisá-las com rapidez. Também é importante “traduzir” os dados, para que os executivos de negócios não percam muito tempo tentando decifrá-los.

Um exemplo? Tão importante quanto disponibilizar um CRM (Customer Relationship Management) ou um BI (Business Intelligence) para a alta hierarquia, é desenhar um dashboard que sintetize padrões e demonstre graficamente as informações extraídas dos dados!

4. Monte um time de ouro

Alta performance. É isso que você deve conseguir da sua equipe. Para isso, é claro, é importante recrutar profissionais experientes e ajudá-los a entender sua importância dentro da realidade do negócio.

Dessa forma, capacitação, engajamento e motivação são tão ou mais importantes do que certificações e conhecimentos técnicos. É interessante dar liberdade para que as pessoas tragam ideias e proponham mudanças em processos e rotinas operacionais.

Certifique-se de que o seu time está preparado para:

  • Antecipar e prevenir problemas;
  • Possuir capacidade de autogerenciamento;
  • Não resistir às mudanças;
  • Ter uma produtividade acima da média.

5. Refine sua liderança

Acabou a era do chefe de TI. Agora é a vez do driver, aquele que conduz e conquista pelo exemplo, pela empatia. Sua equipe merece um líder engajador e motivador, que a conduza a uma atuação de resultados acima da média.

Proporcione aos profissionais que você lidera as ferramentas necessárias para que eles executem um bom trabalho e crie meios de cobrar resultados sem ser autoritário ou desmotivador. Reconheça que delegar é melhor do que mandar. Trabalhe para que o seu time se sinta inspirado a fazer diferente, realizar mais e com qualidade superior.

Proporcione aos profissionais que você lidera as ferramentas necessárias para que eles executem um bom trabalho e crie meios de cobrar resultados sem ser autoritário ou desmotivador. Reconheça que delegar é melhor do que mandar. Trabalhe para que o seu time se sinta inspirado a fazer diferente, realizar mais e com qualidade superior.

6. Torne-se um bom negociador

Como um gestor de TI voltado para a estratégia, você também necessita expandir suas capacidades de negociação. Da definição de prazos e orçamentos em projetos à aquisição de produtos e serviços de terceiros, saber negociar não é um diferencial. É o que o mundo corporativo espera de você.

E, como poder de negociação, entenda também a flexibilidade para ceder a algumas exigências e ganhar pontos com as demais áreas dentro da empresa.

Muitas vezes, é interessante realizar mais do que o estabelecido como “obrigação”, pois, no momento em que você precisar, as pessoas se lembrarão do seu gesto.

7. Busque parceiros que ajudem você a inovar

Por fim, um bom gestor de TI deve ter boa capacidade para encontrar bons parceiros profissionais e estabelecer com eles uma relação proveitosa.

Perceba que não estamos falando aqui apenas sobre contratar excelentes fornecedores externos para entregar recursos e soluções inovadoras, mas também sobre se aproximar de empresas parceiras para realizar benchmarking e intercambiar conhecimento — quem não é concorrente é um excelente candidato para se tornar colaborador.

Colaboração: eis aqui a palavra que melhor define os negócios atualmente e, ao que tudo indica, será uma prática cada vez mais necessária. Ou seja, quanto mais você colaborar e receber auxílios, melhor será a sua performance, mais inovadora será a sua gestão e melhores serão os seus resultados!

Gostou das nossas dicas? Conte nos comentários quantas delas você já coloca em prática, para ser cada dia mais um gestor de TI de sucesso!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Nenhum comentário ainda!

Seu e-mail não será publicado.