Conheça alguns estilos de gestão

Estilos ou modelos de gestão
- Autoritário
- Paternalista
- Democrático
- Coaching e Desenvolvimento
- Meritocrático
Autoritário
O estilo de gestão autoritário é baseado exclusivamente na hierarquia, ou seja, abrange a liderança de cima para baixo. Nesse modelo, o líder possui autonomia e autoridade para delegar tarefas e determinar punições, seguindo o princípio do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. A imagem desse gestor se aproxima da figura do ditador e os funcionários são vistos como um recurso substituível. Vale acrescentar que para o gestor autoritário, a satisfação do empregado tem pouca (ou nenhuma) importância. Apenas os lucros interessam a ele!
Paternalista
Apesar desse estilo de gestão também ser regido de cima para baixo, o gestor aqui se preocupa mais com os funcionários do que necessariamente os resultados e os lucros. Para esse gestor, a opinião e os sentimentos dos colaboradores são importantes, por isso a sua liderança é baseada em direitos e responsabilidades. Existe apenas o perigo de ser paternalista e protetor demais, de modo que o profissionalismo chegue a ser deixado de lado. A lucratividade também é importante para o negócio e não deve ser deixada de lado!
Democrático
O estilo democrático de gestão é mais aberto e flexível. Nele, o gerente permite que os empregados expressem suas ideias e sugestões. Mais do que isso, ele leva as opiniões dos funcionários em consideração, desenvolve uma comunicação empática, dá e recebe feedbacks e implementa uma política amigável, capaz de minimizar conflitos e facilitar o gerenciamento das tarefas. É preciso apenas buscar o equilíbrio, pois nem tudo que o colaborador sugere pode ser acatado.
Coaching e Desenvolvimento
A gestão por coaching e desenvolvimento cria uma experiência de aprendizagem e qualificação para os funcionários. Esse é um estilo que tem se popularizado bastante na atualidade, pois o líder assume o papel de treinador que move, motiva e capacita os profissionais para que eles cresçam na carreira. Cumpre ressaltar que esse estilo de gerenciamento é saudável tanto para o desenvolvimento individual do colaborador, como também para o sucesso da equipe. No entanto, adotar esse modelo de gestão requer certa habilidade do líder para identificar e valorizar talentos.
Meritocrático
O modelo meritocrático de gestão, como o próprio nome sugere, é baseado no merecimento. Nesse estilo, os funcionários são valorizados de acordo com o desempenho. Para implementar o modelo de gestão meritocrático, os gerentes estipulam metas, desenvolvem projetos e designam tarefas individuais e coletivas. Quando essas metas são batidas e os objetivos são alcançados, eles recebem elogios, promoções, premiações e incentivos.
E aí, que estilo de gestor você é? Se identificou com algum dos modelos de gestão citados acima? Compartilhe as suas impressões conosco. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!
Elimine a ociosidade incentivando a equipe com Gamification
Webinar com dicas para engajar a equipe e mante-la focada nos resultados esperados com Gamification