estilos de gestão

A figura do líder é indispensável na fluidez e bom andamento das rotinas organizacionais, tanto que, tradicionalmente, o gestor é a grande referência da equipe. Apesar de tamanha importância, há modelos de gestão prejudiciais para os resultados do negócio. Pensando nisso, preparamos uma lista contendo os estilos de gestão mais populares na atualidade. Confira nosso artigo, conheça esses estilos e descubra que tipo de gestor você é e que tipo de líder quer ser.

Autoritário

O estilo de gestão autoritário é baseado exclusivamente na hierarquia, ou seja, abrange a liderança de cima para baixo. Nesse modelo, o líder possui autonomia e autoridade para delegar tarefas e determinar punições, seguindo o princípio do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. A imagem desse gestor se aproxima da figura do ditador e os funcionários são vistos como um recurso substituível. Vale acrescentar que para o gestor autoritário, a satisfação do empregado tem pouca (ou nenhuma) importância. Apenas os lucros interessam a ele!

Paternalista

Apesar desse estilo de gestão também ser regido de cima para baixo, o gestor aqui se preocupa mais com os funcionários do que necessariamente os resultados e os lucros. Para esse gestor, a opinião e os sentimentos dos colaboradores são importantes, por isso a sua liderança é baseada em direitos e responsabilidades. Existe apenas o perigo de ser paternalista e protetor demais, de modo que o profissionalismo chegue a ser deixado de lado. A lucratividade também é importante para o negócio e não deve ser deixada de lado!

Democrático

O estilo democrático de gestão é mais aberto e flexível. Nele, o gerente permite que os empregados expressem suas ideias e sugestões. Mais do que isso, ele leva as opiniões dos funcionários em consideração, desenvolve uma comunicação empática, dá e recebe feedbacks e implementa uma política amigável, capaz de minimizar conflitos e facilitar o gerenciamento das tarefas. É preciso apenas buscar o equilíbrio, pois nem tudo que o colaborador sugere pode ser acatado.

Coaching e Desenvolvimento

A gestão por coaching e desenvolvimento cria uma experiência de aprendizagem e qualificação para os funcionários. Esse é um estilo que tem se popularizado bastante na atualidade, pois o líder assume o papel de treinador que move, motiva e capacita os profissionais para que eles cresçam na carreira. Cumpre ressaltar que esse estilo de gerenciamento é saudável tanto para o desenvolvimento individual do colaborador, como também para o sucesso da equipe. No entanto, adotar esse modelo de gestão requer certa habilidade do líder para identificar e valorizar talentos.

Meritocrático

O modelo meritocrático de gestão, como o próprio nome sugere, é baseado no merecimento. Nesse estilo, os funcionários são valorizados de acordo com o desempenho. Para implementar o modelo de gestão meritocrático, os gerentes estipulam metas, desenvolvem projetos e designam tarefas individuais e coletivas. Quando essas metas são batidas e os objetivos são alcançados, eles recebem elogios, promoções, premiações e incentivos.

E aí, que estilo de gestor você é? Se identificou com algum dos modelos de gestão citados acima? Compartilhe as suas impressões conosco. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Elimine a ociosidade incentivando a equipe com Gamification

Webinar com dicas para engajar a equipe e mante-la focada nos resultados esperados com Gamification

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O conceito de Gamification e por que 40% das 1000 empresas mais bem-sucedidas do mundo usam essa estratégia. Exploraremos algumas estratégias e como aplica-las no dia-a-dia da sua empresa e também cases de marcas que estão fazendo história!