Método e metodologia de projetos: entenda a diferença

Método e metodologia de projetos: entenda a diferença

Escrito por Roberto Gil Espinha

28 Sep 2020

11 min de leitura

Metodologia é o caminho que será seguido em toda a execução do projeto, a implementação de planejamento do que precisa ser executado e em que ordem; já o método é um modo de colocar em prática alguma ação específica, em alguma parte pontual do projeto. A diferença entre método e metodologia está no grau: enquanto a primeira executa uma ação, a segunda planeja todas elas.

Para quem se envolve superficialmente com gestão de projetos, o significado dessas palavras pode até não importar tanto. Agora, se você trabalha com liderança de equipes, gerência de projetos e de processos internos, você não pode se contentar em saber “mais ou menos”! Então continue lendo e veja o apanhado que fizemos para você entender de uma vez por todas a diferença entre método e metodologia de projetos. Trouxemos exemplos para você perceber as características de cada um e as diferenças práticas no seu dia a dia!

Método e metodologia de projetos: qual a diferença?

Para que você entenda como um método de projeto pode ajudar no seu desempenho e como uma metodologia de projeto pode transformar a forma como você e sua equipe gerenciam suas atividades, é importante começar sabendo a diferença entre uma coisa e outra. Porque as palavras até são parecidas, mas seus conceitos são bem diferentes!

Você vai perceber que enquanto o método é uma ação pontual, para um contexto específico de nível local, a metodologia de projeto tem papel abrangente, para o corpo geral que envolve o projeto, num nível global de aplicação. Difícil de entender? A gente resume: o método de projeto você usa para uma execução de atividade, enquanto a metodologia você implanta para a gestão completa do projeto.

Vamos te explicar o que é cada um dos dois, para que com exemplos você consiga sentir na prática as diferenças entre as duas coisas e como isso influencia na sua gestão de projetos.

O que é um método de projeto?

Na essência de seu significado, um método de projeto é uma técnica de execução. É fundamental salientar que um método de projeto não tem a responsabilidade de criar, por exemplo, fluxos de execução, organização de equipes, metodologias de delegação de atividades.

Um método de projeto é uma forma de executar um (ou mais) dos passos de seu projeto. Pra você entender na prática, vale citar o exemplo do Método do Caminho Crítico que apresentamos aqui mesmo no blog. O Método do Caminho Crítico (CPM, em inglês) usa um diagrama que auxilia na gestão de processos (dentro do seu projeto) que têm prazos apertados e uma grande possibilidade de atraso se não forem bem geridos.

O GTD é outro exemplo de método que auxilia projetos pessoais que precisam de mais produtividade. Com sua sequência de “coletar, processos, organizar, revisar, fazer”, ele auxilia na execução de uma organização de rotina executiva e mais efetiva.

Esses exemplos de método de projetos ajudam a explicar o conceito: um método de projeto é uma maneira de execução de processos e de realização de etapas.

E nessa hora você pode estar se perguntando: “Mas e a organização cronológica de atividades? E a gestão de prazos globais com toda minha equipe? E o cronograma de andamento do projeto? Tenho vários métodos de projetos como os citados, mas nenhum deles resolvem toda nossa organização!”.

E sabe qual é a verdade? Os métodos de projetos não resolvem mesmo. Eles existem para auxiliar na execução de processos e oferecer modos de agir, mas são as metodologias de projeto que assumirão a tarefa de te acompanhar na gestão completa de seu projeto. A gente explica:

O que são metodologias de projetos?

Fazer a gestão de projetos (grandes ou pequenos) nunca foi tarefa fácil. Até porque, como a gente explica passo a passo no nosso guia sobre gestão de projetos, metodologia de projeto se caracteriza como um padrão que está relacionado à implantação, desenvolvimento e uso dos projetos para atingir as metas de uma organização.

Na prática, uma metodologia de projetos pode ser explicada a partir de três características principais. Seu conceito inclui:

Processos:

O passo a passo das tarefas a serem executadas, cada uma das ações que precisa ser colocada em prática;

Ferramentas:

Assim como funções manuais, a gestão de projetos também tem suas auxiliadoras, entre as quais estão softwares, sistemas gerenciadores etc.;

Padrões:

Documentos testados e aprovados que funcionem como relatórios, controles de funcionamento, formulários etc.

Uma metodologia de projeto, então, vai além de um método, levando em conta que será aplicada em toda a extensão do projeto em questão. É esse caráter global da metodologia de projeto que a diferencia de um método de projeto, que tem aplicação local em alguma área específica. Enquanto a metodologia vai do processo anterior à implantação até o relatório de resultado, o método de projeto tem a atribuição de ser um “modus operandi” para execução de alguma tarefa.

ATENÇÃO: Além das metodologias, é importante prestar atenção nas fases do projeto.

Existe toda uma sequência que vai garantir o sucesso da atividade. Para não pular nenhuma etapa, confira o Checklist de Gerenciamento de Projetos clicando no banner abaixo:

Checklist para ajudar a gerenciar projetos do início ao fim

Tipos de metodologias de projetos

Preditivas

Metodologias preditivas são aquelas em que o planejamento do projeto é feito inteiro antes da execução, em todos os detalhes. Cronograma, escopo, orçamento, materiais e qualquer outra característica importante é definida com antecedência. Portanto, a tolerância a mudanças ao longo do andamento do projeto é muito pequena.

Essas foram as primeiras práticas desenvolvidas para estrurar projetos, por isso, elas são chamadas de clássicas ou tradicionais.

E qual é a utilidade desse tipo de metodologia? Bem, dependendo do tipo de projeto, pode ser necessário fazer um planejamento mais rigoroso. A construção de uma ponte que liga dois lados de uma cidade não pode ser feita sem planejamento e com alta flexibilidade, concorda? Por isso, o ideal é uma metodologia preditiva, em casos como esse.

Outro tipo de situação na qual as metodologias tradicionais são comumente aplicadas é quando a empresa já possui alta expertise em projetos, e não faz tantas mudanças ao longo do andamento.

Ágil

As metodologias ágeis seguem o caminho oposto das preditivas no que diz respeito ao planejamento. Apesar de muitos pensarem que metodologias ágeis são sobre rapidez, não é bem assim. Na verdade, sua principal característica é a alta flexibilidade e capacidade de adaptação a mudanças. Por isso, aqui o planejamento é feito de forma iterativa, ou seja, conforme as entregas no andamento do projeto.

Menos planejamento e mais mão na massa! Esse tipo de metodologia é muito útil no contexto de desenvolvimento de softwares, por exemplo, pois a prioridade está no funcionamento do produto e não em um rigoroso planejamento inicial. Novos replanejamentos são feitos conforme novas entregas são desenvolvidas e o usuário final pode usufruir do produto antes da finalização do projeto.

Mas isso não quer dizer que metodologias ágeis servem apenas para projetos de software. Com a popularização, elas começaram a ser utilizadas também em outros tipos de projeto que exigem menor rigidez e planejamento inicial.

Híbrida

Uma metodologia híbrida é a união dos dois mundos, por assim dizer. Um tipo de metodologia personalizável, na qual a empresa pode mesclar aspectos das metodologias ágeis e preditivas conforme sua necessidade. Por exemplo: optar por um planejamento rigoroso antes de iniciar o projeto, como faria em uma metodologia preditiva, mas dividir o esforço da equipe em sprints, como faria em uma ágil.

Qual a importância de adotar uma metodologia de gestão para seus projetos

Metodologias são uma forma de sistematização do trabalho. Elas organizam o esforço da equipe para que a execução do projeto não se torne uma completa bagunça. Escolher uma metodologia é importante para qualquer empresa, especialmente para as que trabalham com projetos muito completos ou com muitos projetos ao mesmo tempo.

Mas afinal, como escolher a metodologia mais adequada para os meus projetos?

Como escolher a metodologia ideal para o seu negócio

Na hora de escolher uma metodologia, é importante pensar na complexidade do seu projeto, no contexto da empresa e nos riscos que o projeto apresenta. Com base nesses fatores, fica mais fácil escolher a metodologia mais adequada.

Entre metodologias preditivas, ágeis e híbridas, existem dezenas que podem ser úteis para você. Confira as principais e seus prós e contras:

Cascata

A metodologia em cascata foca em planejamento e funciona de forma sequencial. Isso significa que uma etapa do projeto só inicia quando a anterior está concluída. É daí que vem o nome cascata. Veja:

 

A metodologia em cascata foca em planejamento e funciona de forma sequencial.

 

Com esse alto nível de organização, a metodologia ajuda a garantir que não haverá erros no decorrer do projeto. Além disso, cada fase é bem definida e só está lá se for realmente necessária.

Já uma caraterística que pode ser considerada uma desvantagem é que esse modelo exige a definição de todos os requisitos já no início do projeto e eles não podem ser modificados ao longo do andamento, o que pode ser um problema em cenários que exigem melhor adaptação a mudanças.

Prince2

Prince2 é quase uma coletânea de boas práticas em gestão de projetos. São 7 princípios, 7 temas e 7 processos que fazem essa metodologia. Apesar de preditiva, ela é flexível e pode ser utilizada em conjunto com outras metodologias, inclusive ágeis.

Ela envolve uma extensa documentação que pode ser bem útil no rastreamento de desempenho e no planejamento, mas pode ser difícil adaptá-los em cada etapa do projeto.

Scrum

Scrum é a metodologia ágil mais popular dentre as diversas existentes. Ela tem como principais características a divisão do trabalho em ciclos que geram uma entrega quando terminam, chamados de Sprints. Essas entregas vão compondo o produto final, e o planejamento é feito a cada Sprint, ao longo do andamento do projeto.

Logo, essa metodologia é muito mais flexível para mudanças no escopo e não tem como principal foco o planejamento inicial detalhado, mas a entrega de novas “partes” do projeto. Em desenvolvimento de software, por exemplo, ela é muito útil, pois novas funcionalidades podem ser testadas rapidamente e os erros podem ser corrigidos na hora.

Extreme programming

A XP também é uma metodologia ágil e é muito semelhante ao Scrum. Porém, seu foco está na simplicidade e na produtividade. As Sprints são mais curtas (normalmente) e pode haver alterações ao longo do ciclo. Revisões são feitas constantemente para garantir que o produto final terá alta qualidade. A ideia é levar as práticas ágeis ao “extremo”.

Implementar tecnologias de gestão é um desafio? A gente ajuda

Você já percebeu como escolher bem os métodos para seus projetos é fundamental, e ainda mais como é importante definir assertivamente que metodologia usar ao longo da execução. Outro ponto que fica evidente é que em tempos como os nossos, o uso de tecnologias para gestão de projetos não é mais uma opção – mas uma necessidade.

Implementar novas tecnologias pode parecer (e muitas vezes é) desafiador. Por isso, preparamos um e-book especialmente pra te ajudar a lidar com os obstáculos que podem aparecer durante o processo.

A mudança para uma gestão de projetos com metodologia, eficácia e resultados pode ser desafiadora – mas certamente é o melhor caminho possível!

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (3)
  • Pelo artigo, ficou claro que é cada vez mais importante adotar tecnologias para uma gestão de projetos bem-sucedida e separar métodos de metodologias. Parabéns!

  • Muito simples e clara a distinção entre metodologia e método. Parabéns pelo trabalho e obrigado pelo esclarecimento!

  • A diferenciação conceitual e prática entre método e metodologia não fazia muito sentido pra mim. Via dificuldades em aplica-lós em diferentes ramos. Mas, a linguagem oriunda da TI neste artigo me ajudou a ver algumas perspectivas mais genéricas. Parabéns!

Seu e-mail não será publicado.