Déficit de tempo e atenção: males do século

O maior desafio para implantar e reformular intranets e portais corporativos avançados é fazer com que os colaboradores aceitem isso, mesmo eles sabendo que esses ambientes são essenciais para produtividade e competitividades de sua organização. Sabemos também que muitas dessas ferramentas não são utilizadas, mas afinal por que não utilizam?

Os dois obstáculos considerados mais banais de todos são os fatores “atenção” e “tempo” que serão abordados aqui.

Escassez de atenção

A base de toda troca e de toda tomada de decisão é o aprendizado (não por acaso, Peter Senge cunhou a expressão “organizações que aprendem”). Mas afinal, o que é preciso para aprender? Na lista teria: reflexão, experimentação, e atenção. Onde nos aproximamos do dilema fundamental que as organizações enfrentam.

Esse dilema está diretamente ligado a uma regra de ouro da economia “toda abundância leva a uma nova escassez“. Como escreveu Herbert Simon (citado por Chris Anderson no excelente livro “Free“):

Em um mundo rico em informações, a riqueza da informação implica a carência de outra coisa: escassez daquilo que a informação consome. O que a informação consome é bastante óbvio: ela consome a atenção de seus destinatários. Dessa forma, a abundância de informação gera carência de atenção.

Pense um pouco na sua rotina diária: sim, agora é óbvio: a abundância de informação leva a uma escassez de atenção.

Agora, se seus colaboradores, trabalhadores do conhecimento, vivem essa realidade então uma parte da resposta para nossa pergunta pode estar ai.

Tempo ao tempo

Muitas atribuições e papéis que antes eram executados por 2 ou 3 pessoas passaram a ser destinados a uma só, com a promessa de que, em paralelo, os processos seriam simplificados e a tecnologia viria suprir a baixa no headcount.

Mas nem sempre é assim, hoje você tem muito mais trabalho e responsabilidade, e a tecnologia muitas vezes mais parece atrapalhar do que ajudar.

É nesse ponto que se soma a falta de tempo com a falta de atenção, já que além de muita informação, temos pouco tempo para processá-la, ruminá-la e transformá-la em conhecimento. Sem tempo para refletir e interagir, não há troca, não há aprendizado – não há inovação.

Enfim, queremos que as pessoas colaborem, mas não damos a ela o tempo necessário para que reflitam sobre o processo e suas oportunidades de melhoria. Temos uma enorme gama de informações, sem limites logísticos para entregá-la aos destinatários, mas continuamos empurrando “tudo para todo mundo” nas intranets básicas da vida, contribuindo para aumentar o déficit de atenção (ao invés de diminuí-lo).

A questão é que ainda somos seres humanos, e isso faz com que da rapidez só tiremos a pressa. As redes sociais estão à disposição, basta sabermos como utilizá-las a nosso favor.

Ganhe tempo organizando suas atividades corretamente

Dicas fundamentais para organizar o trabalho de sua equipe com uma boa Gestão de Tarefas

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar as atividades do dia a dia para que você gerencie melhor seu tempo e, com isso, conquiste não só melhores resultados para a sua empresa, como mais tempo para dedicar a você mesmo.