5 passos para fazer a gestão da inovação e aumentar a competitividade nos negócios

5 passos para fazer a gestão da inovação e aumentar a competitividade nos negócios

Escrito por Roberto Gil Espinha

02 abr 2024

13 min de leitura

A gestão da inovação é uma prioridade estratégica para empresas de todos os setores. Afinal, não dá mais apenas para acompanhar as mudanças, é preciso traçar um caminho rumo à inovação e buscar sempre fazer as coisas diferente do que já conhecemos.  

Por isso, neste artigo, vamos abordar como funciona a gestão da inovação e quais as melhores estratégias para inovar nos negócios. Você aprenderá:

O que é a gestão da inovação? 

Gestão da inovação é o processo que transforma ideias inovadoras em soluções tangíveis de valor. Ou seja, é colocar a inovação em prática com base nas estratégias de uma empresa.

Faz parte desse processo todo o ciclo de inovação, desde a identificação de novas ideias até a criação de ambientes abertos à criatividade e experimentação.

Por que fazer a gestão da inovação?  

O mundo capitalista gira em torno de pessoas, que têm necessidades, e empresas, que criam soluções para elas. A lógica é sempre a mesma, mas, com o passar do tempo, as necessidades se tornam cada vez mais elaboradas e exigem novas propostas de valor para satisfazê-las.  

Por isso, toda empresa precisa estar constantemente inovando para acompanhar o mercado.  

Por exemplo: o telefone celular surgiu para satisfazer uma necessidade de comunicação. Mas, o mercado viu neste produto uma capacidade de inovar e entregar experiências mais completas. Hoje, existe uma série de outros atributos que o usuário leva em consideração ao comprar um aparelho telefônico, porque as necessidades desse cliente mudaram.  

E isso não é de hoje! Apesar do conceito de inovação parecer recente, é um processo que acontece há muito tempo. Conheça a história:  

Gestão da inovação: um conceito contemporâneo?  

Inovar é gerar novas ideias e propor formas diferentes de fazer as coisas. Desde a invenção da roda até a era digital, o desejo de inovar está nas relações comerciais e se faz presente.  

Segundo o economista Joseph Schumpeter, desde a ascensão capitalista podemos considerar que exista inovação.  

E a gestão, onde entra nisso tudo?  

Apesar da inovação existir há muito tempo, a concepção de gestão da inovação ainda é recente. Inovar está muito relacionado à criação de novos produtos e serviços, sedo responsabilidade da estratégia geral da empresa e não de uma área específica.  

Mas, de acordo com o SEBRAE, a inovação deveria ser considerada como qualquer outra área de uma empresa, como finanças, RH e marketing, tendo processos dedicados de gestão de projetos.  

Quais os 3 tipos de inovação?  

A inovação sempre tem o objetivo de mudar a forma tradicional de fazer algo, mas isso pode ser em diferentes escalas e proporções de impacto. Veja só:  

Inovação incrementalInovação disruptivaInovação radical
FocoAprimorar produtos, serviços ou processos existentesExpandir os produtos, serviços ou processos para novos mercadosCriar produtos, serviços ou processos totalmente novos
ObjetivoManter a competitividade no mercado atualDiversificação e crescimento do negócioReinventar o modelo de negócio da empresa
AdoçãoGradualInicial por um nicho, seguido por uma rápida expansãoAdoção incerta e dependente de mudanças no comportamento do consumidor
RiscoBaixoAltoMuito alto
Prazo1 ano1 a 3 anos3 a 10 anos

Inovação incremental 

A inovação incremental representa iniciativas de inovação de curto prazo, que buscam otimizar os produtos existentes por meio de melhorias contínuas em desempenho, funcionalidade ou custo.  

Exemplo: atualização de um software para incluir novos recursos. 

Inovação disruptiva 

A inovação disruptiva são iniciativas de médio prazo, que buscam expandir o negócio para novos mercados. Para isso, há a criação de soluções inovadoras visando atender às necessidades de clientes não atendidas pelas ofertas tradicionais. 

Exemplo: desenvolvimento de smartphones, que substituíram os telefones celulares tradicionais. 

Inovação radical  

A inovação radical representa iniciativas de longo prazo, que buscam reinventar completamente o modelo de negócios da empresa, explorando tendências emergentes e oportunidades de mercado. 

Este tipo de inovação é altamente arriscado e incerto, mas também pode oferecer recompensas significativas, como a redefinição da indústria e a criação de novas fontes de receita. 

Exemplo: invenção da eletricidade. 

Benefícios da gestão da inovação: impacto para a competitividade do negócio 

Vantagem competitiva 

A inovação permite que as empresas se diferenciem da concorrência, oferecendo produtos, serviços e processos mais eficientes e relevantes para as necessidades dos clientes. 

Valorização da marca 

Empresas que investem em inovação tendem a ser percebidas como líderes de mercado e pioneiras. Assim, elas são vistas como mais modernas, dinâmicas e competitivas, o que contribui para a valorização da marca. 

Aumento da lucratividade 

A inovação pode levar a uma redução de custos por meio da otimização de processos, eliminação de desperdícios e aumento da eficiência operacional. Além disso, a introdução de novos produtos ou serviços pode gerar novas fontes de receita, contribuindo para o aumento da lucratividade. 

Melhoria da experiência e satisfação do cliente 

Produtos ou serviços inovadores geralmente oferecem uma melhor qualidade, funcionalidade e experiência, resultando em maior satisfação e fidelidade do cliente. 

Atração e retenção de profissionais 

A cultura de inovação proporciona um ambiente de trabalho mais colaborativo e atraente, pois, ao incentivar a ideação, os colaboradores se sentem ouvidos e desafiados a fazer acontecer.  

Novas oportunidades de negócio 

A inovação pode abrir novas oportunidades de negócio por meio de parcerias estratégicas, expansão para novos mercados e lançamento de produtos ou serviços complementares.  

Agora que você já sabe por que é importante gerenciar a inovação e quais benefícios ela pode trazer, confira o passo a passo para fazê-la!  

Passo a passo: como fazer a gestão da inovação? 

A gestão da inovação envolve 5 passos principais. Mas, antes de explicá-los, é importante entender esses passos como parte de um processo cíclico, porque a inovação é uma prática constante: quanto mais a empresa inova, mais ela aprende e mais aberta a ideia inovadoras ela fica.

gestao-da-inovacao-passo-a-passo

1. Levantamento de ideias

O primeiro passo para gerenciar a inovação é saber qual ideia inovadora será desenvolvida. Aqui, considera-se a identificação das necessidades, problemas ou oportunidades que a empresa enfrenta e o incentivo a prospecção de ideias.  

Como fazer?  

  • Analise o mercado (concorrência, clientes, fornecedores, centros de pesquisa, tendências de produtos e processos)  
  • Analise os pontos fortes e fracos da empresa, bem como seus recursos e capacidades.  
  • Identifique oportunidades que a empresa pode explorar. 
  • Abra espaço para a equipe utilizar a criatividade e trazer novas ideias. 
  • Faça sessões de brainstorm e mapas mentais.

2. Seleção

Com muitas ideias em pauta, é o momento de refiná-las e definir o que poderá seguir adiante. Ao avaliar as opções e selecionar uma ou mais inovações, é importante considerar as estratégias de negócio da empresa, para que a inovação gerenciada contribua com as metas organizacionais.  

Como fazer? 

  • Avalie as ideias com base no potencial de mercado e alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa. 
  • Priorize as ideias com base em critérios predefinidos (impacto, custo, tempo e recursos necessários). 
  • Analise a viabilidade técnica da inovação. 
  • Selecione a inovação que tem maior potencial para implementação.  

| Leia também: matriz de priorização  

3. Definição de recursos

Ter uma ideia revolucionária não basta. É preciso ter recursos suficientes para colocá-la em prática. Por isso, o terceiro passo é definir os recursos necessários para implementar a inovação, considerando recursos financeiros, humanos, infraestrutura, tecnologia etc.  

Como fazer? 

  • Liste todos os recursos que serão necessários.  
  • Mapeie quais recursos a organização já possui e quais precisarão ser adquiridos.  
  • Avalie a possibilidade de fazer parcerias para obtenção de recursos.  
Webinar-Planejamento-de-Recursos

4. Implementação

O quarto passo da gestão de inovação é o desenvolvimento de fato da ideia. É transformar as ideias selecionadas em conceitos tangíveis e soluções práticas. 

Para isso, é preciso elaborar um plano detalhado de como a execução ocorrerá e monitorar o desenvolvimento em termos de prazos, custos, requisitos, entregas e qualidade.  

Como fazer? 

  • Elabore planos de ação para o desenvolvimento da inovação.  
  • Identifique e os riscos associados ao projeto de inovação e desenvolva planos de contingência.  
  • Desenvolva protótipos, realize testes e faça ajustes com base no feedback dos stakeholders. 
  • Acompanhe o progresso do desenvolvimento da inovação de perto.  
  • Defina indicadores para medir o sucesso da gestão da inovação. 
  • Esteja preparado para enfrentar desafios ao longo do processo de inovação.  
  • Monitore os resultados através da coleta de dados sobre o desempenho da solução. 
  • Meça o impacto da solução nos objetivos da empresa. 

| Leia também: guia sobre projetos de inovação

5. Aprendizagem

Todo projeto gera alguns aprendizados, seja no processo de execução ou na própria seleção da ideia. Então, ao entregar a inovação definida, lembre-se de avaliar toda a gestão dessa inovação, a fim de identificar quais foram os erros e acertos desse processo.  

Como fazer? 

  • Analise todas as decisões tomadas e identifique erros e acertos.  
  • Liste o que funcionou conforme o esperado e o que não, analisando o porquê.  
  • Registre as lições aprendidas em cada etapa.  

Saber fazer a gestão de inovação é um bom ponto de partida para desenvolver novas soluções. Mas, no meio disso tudo, existem alguns desafios que podem dificultar a criação. Veja quais são a seguir. 

Principais desafios da gestão da inovação 

Resistência à mudança 

Projetos de inovação, especialmente aqueles que envolvem mudanças significativas, enfrentam altos níveis de risco e incerteza, o que pode desencorajar os gestores e levar à resistência da alta gestão. 

Dificuldade para medir o valor para a organização

A falta de métricas e ferramentas adequadas para medir o retorno financeiro e o valor gerado pelas iniciativas de inovação pode dificultar a avaliação de seu impacto. Ao não ver a inovação como parte importante da estratégia, há dificuldade para justificar os investimentos necessários. 

| Calcule o retorno sobre o investimento (ROI) dos seus projetos de inovação de forma eficiente:  

09.-Planilha-Calculadora-de-ROI

Baixo engajamento da equipe 

Quando os membros da equipe não estão alinhados com os objetivos e valores da inovação, há uma maior desmotivação do time, o que dificulta a implementação de iniciativas inovadoras. 

Falta de ferramentas e softwares adequados

A falta de ferramentas específicas para a gestão da inovação torna os processos mais lentos e menos eficientes. Assim, a organização tem sua capacidade de gerenciar a inovação limitada.  

Demora na execução 

A burocracia organizacional, a falta de recursos e outros aspectos técnicos podem levar a atrasos na execução dos projetos de inovação. Isso resulta, muitas vezes, na perda de oportunidades de mercado e no comprometimento da competitividade da organização. 

Orçamento limitado 

A falta de recursos financeiros pode limitar o investimento em pesquisa e desenvolvimento, prototipagem e implementação de novas ideias. 

5 dicas para superar os desafios e gerenciar a inovação com sucesso

1. Crie uma cultura de inovação

Todos os membros da equipe devem entender o que significa inovação para a empresa e como ela se alinha aos objetivos gerais. Afinal, ideias inovadoras muitas vezes surgem em conjunto.  

Então, os colaboradores precisam se sentir à vontade para compartilhar ideias e colaborar uns com os outros. Dessa forma, incentive a criatividade, a experimentação e permita que eles assumam riscos calculados voltados à inovação. 

| Baixe já: [E-book] como elevar a performance do time através da cultura organizacional

2. Invista em treinamento e desenvolvimento

Investir em treinamento e desenvolvimento é crucial para capacitar a equipe a enfrentar desafios e impulsionar a inovação. Identifique necessidades de treinamento, ofereça programas personalizados, promova uma cultura de aprendizado contínuo e integre o treinamento à estratégia de inovação.  

3. Utilize ferramentas e softwares adequados

As ferramentas e softwares tornam os processos mais ágeis e otimizam o tempo da gestão da inovação. Alguns exemplos que são muito benéficos nesse contexto são ferramentas de brainstorming, prototipagem, gestão de projetos e comunicação.  

Para escolher as mais adequadas, avalie as necessidades da equipe, pesquise opções no mercado, priorize ferramentas integradas e ofereça treinamento.

4. Adote uma metodologia estruturada

A gestão da inovação não é um processo aleatório e adotar uma metodologia estruturada é essencial para orientar os esforços de inovação.  

Algumas metodologias mais utilizadas em inovação são o Design Thinking, Lean Startup e Scrum, mas é importante que você avalie as opções e escolha a que melhor se encaixa nos objetivos estratégicos da sua empresa.  

|Leia também: principais metodologias de projetos  

5. Desenvolva indicadores de sucesso

Os indicadores de sucesso são essenciais para avaliar a efetividade da gestão da inovação na organização. Eles fornecem informações sobre o progresso dos projetos de inovação e permitem que você identifique áreas que precisam de melhorias. 

| Conheça os melhores indicadores para gestão de projetos: 

Conhecimento teórico adquirido. Pronto para começar na prática?  

Empresas que priorizam a gestão da inovação estão mais preparadas para se adaptar às mudanças do mercado, se diferenciar da concorrência e alcançar o crescimento a longo prazo. Afinal, a inovação não é mais uma opção, mas sim uma necessidade para a sobrevivência e o sucesso empresarial. 

Então, agora que você já sabe todo o conceito por trás da inovação, que tal exercitá-la na prática?  

Lembre-se de que o primeiro passo é incentivar a geração de ideias. Então, para te inspirar nesse processo, conheça quais são as principais tendências do mercado para 2024 e tire insights de onde inovar!  

    Principais aprendizados neste artigo

  • A gestão da inovação é o processo que transforma ideias inovadoras em soluções tangíveis de valor.
  • Toda empresa precisa estar constantemente inovando para acompanhar o mercado.
  • Existem três tipos de inovação: incremental, disruptiva e radical.
  • A inovação abre oportunidades de negócio por meio de parcerias estratégicas, expansão para novos mercados e lançamento de produtos ou serviços complementares.
Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.