Comunicação em Projetos

O tema comunicação, apesar de aparecer apenas no oitavo lugar como aspecto considerado no planejamento de projetos, segundo um estudo apresentado no ‘Fórum Nacional de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos – 2005’, realizado pelo PMI, chapter Rio de Janeiro, surge no segundo lugar no rol de problemas em projetos, nas nove disciplinas do PMBOK – Project Management Body of Knowledge (gerenciamento do escopo, de riscos, de custos, da comunicação, dos recursos humanos, do tempo, da qualidade, de aquisições e gerenciamento da integração).

A informação precisa ser distribuída com diferentes objetivos, para diferentes interlocutores, sendo complexa e exigindo um planejamento efetivo. Por exemplo, as instruções para realização das atividades, o cronograma detalhado, as reuniões de progresso de projeto são integrantes do processo de comunicação, na opinião de uma equipe do projeto. Para o patrocinador (sponsor), a comunicação tem informações em nível executivo. Para o usuário final, a comunicação envolve “o quanto o projeto afeta seu dia a dia”, suas habilidades e capacitação e até sua segurança pessoal. Por esse motivo, muitas empresas contratam consultorias em change management, quando há a necessidade de alterações em processos, sistemas ou organogramas da organização.

Em um projeto, podemos citar a comunicação visual como parte importante do processo, que é a utilização de desenhos que facilitam o entendimento e a memorização. É necessária uma atualização constante do material, publicando essas updates no site do projeto ou nas paredes da sala onde a equipe do projeto atua.

É necessário também, utilizar de linguagens comuns, para que todos os usuários do projeto consigam interpretar as informações dadas, utilizando de conceitos, definições e jargões quem seja entendido por todos os envolvidos.

Elaborar um plano de comunicação de um projeto é simples, mas preciso saber o que, como e para quem divulgar qual a periodicidade e o meio de comunicação para divulgar as informações, pois, estes são os componentes básicos de um plano de comunicação, cuja elaboração, atualização e o monitoramento são de responsabilidade do gerente do projeto.

Gerenciar a comunicação é divulgar o que está sendo feito, gerenciar o que está sendo falado e documentado, para que haja uma efetiva gestão que demonstre, por exemplo, indicadores específicos de cada área, permitindo o monitoramento da comunicação do projeto.

Fonte: http://www.artigonal.com/ger-de-projetos-artigos/comunicacao-e-causa-de-problemas-em-projetos-1845902.html




Confira mais em nosso Webinar de Comunicação no Gerenciamento de Projetos

Conceitos e Técnicas para aumentar a eficiência da Comunicação na Gestão de Projetos e Equipes.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância da comunicação e como organizar seus projetos para que você atinja melhores resultados.