Processo de desenvolvimento de software: entenda como funciona na prática

Processo de desenvolvimento de software: entenda como funciona na prática

Escrito por Roberto Gil Espinha

28 mar 2022

6 min de leitura

Na área da tecnologia e da ciência da computação, existe um conjunto de atividades responsáveis pelo processo de criação, implantação e suporte de softwares. Essas atividades fazem parte do processo de desenvolvimento de software.

Os softwares trazem inúmeros benefícios para uma empresa, desde aumento da produtividade até redução de custos e recursos customizados.

Nesse texto, você irá aprender sobre como funciona o desenvolvimento de softwares na prática e qual a importância de utilizar um gerenciador de projetos para melhorar o processo. Vamos lá?

O que é o processo de desenvolvimento de software?

Processo de desenvolvimento de softwares é o esforço de criar, desenvolver, projetar, programar e dar suporte a um software.

No processo de desenvolvimento de softwares existe um conjunto de atividades fundamentais para serem realizadas. Entre elas encontram-se: especificação, desenvolvimento, verificação e evolução.

Etapas do processo de desenvolvimento de software

Etapas do processo de desenvolvimento de software

1. Requisitos do cliente

A primeira etapa no desenvolvimento de softwares e uma das mais importantes no processo é o levantamento de requisitos do cliente.

É o momento de analisar quais as necessidades e qual o objetivo de desenvolver determinado software. Para isso, é preciso saber quais as demandas do cliente e os quais resultados ele espera alcançar com aquele produto.

Portanto, é necessário fazer um compilado de todas as informações. Assim como, definir as condições e referências para a execução do software. Essa é a hora de maior diálogo entre o cliente e o desenvolvedor.

2. Especificações técnicas

Nessa etapa entra a criação de user stories. Aqui é escrito as necessidades de negócio que serão mandadas para a fábrica. Dessa forma, eles têm um entendimento de tudo aquilo que precisa ser desenvolvido.

A parte de desenvolvimento só inicia depois de toda a equipe entender o que deverá ser entregue. Pode ser escrito nas user stories, por exemplo: “Ao clicar aqui, deve aparecer um botão que faça determinada ação”.

3. Processo

Na etapa do processo, tudo que foi definido é encaminhado para a fábrica. Inicialmente, a fábrica “quebra” as estórias em tarefas de desenvolvimento e define qual a melhor forma de desenvolver as atividades.

Depois de toda a estrutura ser escrita e refinada, inicia-se o processo de codificação. Aqui o desenvolvedor começa a criar toda a estrutura lógica dentro do software.

Atualmente, o software se divide em front-end e back-end. O front-end se refere à tela e é aquilo que o que o usuário irá enxergar. Já no back-end é onde fica montada toda a estrutura da regra de negócios.

4. Teste

Depois da etapa de produção e desenvolvimento do software, é o momento de testar e ver se ele cumpriu com os requisitos selecionados.

É importante saber que o teste nunca ocorre em um ambiente de produção e sim em um ambiente especifico para testes.

O teste é feito simulando diversos cenários, para ver como e onde ele impacta e também para evitar problemas na hora da publicação.

Leia também: entenda como otimizar processos e aumentar a produção na sua empresa

5. Review

Feito o teste, encontra-se a etapa da review. A review é uma apresentação que o Q.A (Quality Assurance) realiza, que tem como objetivo garantir a qualidade do produto desenvolvido e analisar se foi entregue o que o cliente queria.

Pode acontecer do produto em questão não ser aprovado na review. Sendo assim, ele volta para as correções necessárias e só passa para a etapa de publicação no momento que a equipe de negócios decidir que o software está de acordo com as necessidades do cliente.

6. Implementação/Publicação

Depois de passar por todas as etapas anteriores e garantir que o software alcançou os resultados esperados, ele está pronto para a publicação.

É importante que nessa etapa, o cliente esteja integrado e adaptado com o software, para ter a melhor experiência com o produto possível. Para isso, a equipe pode fornecer treinamentos ou até mesmo disponibilizar um tutorial no próprio software.

Qual a importância de um gerenciador de projetos no processo de desenvolvimento de softwares?

Um gerenciador de projetos como o Artia, por exemplo, pode trazer grandes resultados para uma empresa, principalmente para uma softwarehouse.

Veja a seguir 6 benefícios encontrados ao se utilizar um software de gestão de projetos:

Benefícios de um software de gestão de projetos

Entenda cada um dos benefícios de perto:

Permite a gestão do tempo

Existem ferramentas no software de gestão de projetos que possibilitam a realização da gestão do tempo, como o Kanban, por exemplo.

A ferramenta permite planejar e organizar todas as suas tarefas. O kanban também conta com apontamento de horas, no qual você consegue ter um maior controle sobre quanto tempo você gastou para realizar cada atividade.

Facilita a gestão de custos

É possível fazer um gerenciamento de custos utilizando um software de gestão de projetos.

O Artia, por exemplo, possui ferramentas que permitem realizar controle financeiro, comparando o custo estimado com o custo real.

Auxilia na produtividade

Utilizar um software de gestão de projetos pode auxiliar muito na produtividade do profissional e da equipe de desenvolvimento.

O Artia conta a técnica Pomodoro, a qual é uma medotologia de trabalho que possibilita dividir o esforço em tempos de 25 minutos e intervalo de 5. Essa técnica ajuda muito na produtividade.

Permite a gestão de riscos

O gerenciamento de riscos é fundamental para obter sucesso em um projeto. Com um software de gestão de projetos, é possível observar os riscos que podem acontecer durante o desenvolvimento do projeto, registrá-los e armazená-los dentro da ferramenta.

Permite a gestão de qualidade

A qualidade em projetos é um fator fundamental para obter bons resultados e ela deve ser acompanhada de perto pelos gestores.

Um software de gestão de projetos auxilia na organização das tarefas e ajuda a manter o projeto dentro do prazo. Dessa maneira, um desempenho final positivo é mais garantido.

Permite a integração das tarefas

Um dos principais benefícios ao se utilizar um gerenciamento de projetos é a possibilidade de integração das tarefas.

Como o desenvolvimento de software não é um processo linear, é necessário que todas as atividades desempenhadas estejam integradas, a fim de que tudo ocorra de forma planejada e estruturada.

Atualmente o método de gestão de projetos mais utilizado é o Scrum. Portanto, se você deseja saber mais sobre o método e como aplicá-lo na gestão de projetos, confira o guia completo de aplicação do scrum.

Nele você irá aprender os artefatos do scrum, as ferramentas, reuniões e os papéis que fazem parte do método. Quer aprender o passo a passo para aplicar a estrutura scrum no gerenciamento de projetos? É só clicar no banner abaixo e baixar gratuitamente!

infográfico scrum passo a passo

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.