Uma das tarefas mais importantes de qualquer gestor é o de respeitar as individualidades de cada colaborador estimulando suas potencialidades. Outra tarefa igualmente importante é conseguir fazer com que essa equipe formada por pessoas tão diferentes consiga trabalhar de forma conjunta para que conflitos e falhas na comunicação sejam evitados e a produtividade se mantenha em alta.

Pensando em ajudá-lo nessa missão difícil, mas não impossível, selecionamos 7 passos fundamentais para que o trabalho em equipe dentro das organizações seja cada vez melhor.

Seja um comunicador eficiente

Comunique-se com clareza. Aqui vale falhar pelo excesso, nunca pela falta. Todo gestor tem a obrigação de deixar claro para sua equipe quais são os valores, metas e objetivos da empresa. Assim, cada colaborador consegue perceber a sua importância dentro da organização e como o trabalho em conjunto permite ganhos maiores.

Conheça os colegas de trabalho

Mais do que funcionários desempenhando uma função, as equipes são compostas por pessoas. Parece uma afirmação absurda, mas muitas vezes sabemos muito pouco sobre o colega de trabalho. Uma equipe pode reunir pessoas com outras afinidades além da profissional. Estimule e participe da troca de experiências entre as pessoas da organização.

Aprenda a lidar com as adversidades

Os conflitos serão inevitáveis, assim como o choque de opiniões. Ainda assim é possível pegar essa situação adversa e transformá-la em oportunidades, encontrando soluções para possíveis problemas ou sucesso de um projeto dentro destes impasses. O importante é valorizar a diversidade e eliminar qualquer tipo de competição entre os membros da equipe.

Tenha paciência

É muito difícil aceitar críticas ou opiniões divergentes. Apesar disso, nada justifica o desrespeito e a falta de consideração com o colega de trabalho. Respire fundo e reflita sobre aquilo que foi dito. Se você não gostou ou não concorda, a melhor maneira de agir é argumentando seu ponto de vista de modo claro e objetivo.

Seja organizado e tenha planejamento

Muitas pessoas envolvidas em um mesmo projeto tendem a ficar dispersas. É fundamental que seja feito um planejamento, estabelecendo as metas da equipe. A medida que o trabalho for acontecendo, é importante que haja um balanço para que o grupo comemore as conquistas e seja capaz de se recuperar de eventuais contratempos.

Divida tarefas

Uma das maiores vantagens do trabalho em equipe é a divisão de tarefas. E isso vale para o gestor também. Esqueça aquela imagem de alguém centralizador, que controlava com mãos de ferro todas as decisões da empresa. Compartilhar responsabilidades é uma ótima oportunidade de tornar a equipe mais ativa.

Cuidado com a acomodação

Nem em uma equipe coesa, criativa e com alta produtividade escapa dos problemas. O maior deles é a acomodação. Muitas vezes o grupo já está tão integrado que se torna resistente às opiniões divergentes. Não permita que a equipe fique estagnada. O estímulo a novas ideias e a participação de todos é um trabalho que deve ser contínuo e aprimorado.

Com uma liderança eficaz, ações estratégicas, objetivos definidos e feedbacks constante, o trabalho em equipe poderá ser desenvolvido em toda sua potencialidade.

E na sua empresa, como é o trabalho em equipe? Quais as melhores vantagens e os pontos que precisam melhorar?

Ganhe tempo organizando suas atividades corretamente

Dicas fundamentais para organizar o trabalho de sua equipe com uma boa Gestão de Tarefas

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Neste nosso webinar, vamos explorar a importância de organizar as atividades do dia a dia para que você gerencie melhor seu tempo e, com isso, conquiste não só melhores resultados para a sua empresa, como mais tempo para dedicar a você mesmo.