Gráfico de Gantt online: o que é, exemplos e como montar

Gráfico de Gantt online: o que é, exemplos e como montar

Escrito por Roberto Gil Espinha

05 dez 2022

7 min de leitura

Atualizado em 23/04/2024

O gráfico de Gantt, também conhecido como de cronograma gantt,  é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão de projetos, porque ele permite gerenciar todas as atividades do cronograma, otimizar o tempo de execução e monitorar o cumprimento de cada etapa.   

Mas, você ainda sente dificuldade na hora de pôr em prática ou não vê muitos resultados ao utilizá-lo? A resposta para isso pode estar no gráfico de Gantt online! 

Neste texto, você verá quais são as formas mais frequentes de fazer o diagrama de Gantt e vai entender o porquê do modo online ser o mais prático deles. Venha conferir!

O que é o gráfico de gantt online?

Um gráfico de gantt online é uma versão digital e disponibilizada na web do diagrama de gantt, modelo de cronograma usado para planejar e acompanhar o progresso de projetos.

cronograma-gantt

Ele é muito útil para equipes híbridas que atuam em diferentes regiões, e precisam monitorar os prazos e a aderência à execução real. Também oferece maior praticidade para editar etapas, tarefas, prazos e responsáveis caso existam mudanças no decorrer do projeto.

3 formas de controlar os projetos com o gráfico de Gantt 

A ideia do gráfico de Gantt é organizar os dados do cronograma (atividades e prazos) de modo mais visual, permitindo acompanhar: o status das tarefas, o tempo gasto e a sequência de atividades a ser seguida.   

Assim, para inseri-lo na gestão de projetos, basta:  

  • Listar as atividades do projeto; 
  • Identificar a relação entre as tarefas; 
  • Determinar prazos e responsáveis. 

Ter todas essas informações de forma mais visual ajuda muito no controle e no cronograma dos projetos e proporciona mais agilidade aos gestores. Mas, dependendo da forma que ele for montado, essa gestão pode ser mais ou menos trabalhosa.  

Por isso, é importante escolhê-la com atenção! As formas mais utilizadas são: manualmente, no Excel ou online. Veja detalhes sobre cada uma delas a seguir: 

1. Gráfico de Gantt manual  

Quando as formas de gestão mais visual surgiram, como o Kanban, o post-it era um dos recursos mais utilizados.  Por isso, inicialmente, os gráficos de Gantt eram feitos com eles. 

Neste modelo, é preciso ter uma folha, com o eixo vertical e o eixo horizontal já desenhados, que será o diagrama gantt em si. A partir disso, cada post-it representará uma atividade e, conforme o projeto for avançando, basta mover os papéis e atualizar o gráfico.  

Apesar de simples, o ponto negativo do gráfico de Gantt manual é que, a cada mudança mais elaborada, os papéis precisam ser refeitos. Além disso, é preciso ter muito cuidado para que nada seja perdido e as etapas não fiquem falhas.  

Exemplo prático de Gráfico de Gantt manual  

2. Gráfico de Gantt Excel 

Passando do analógico para o digital, a primeira opção é utilizar o Excel. Esta é uma plataforma bastante conhecida e, para quem já está familiarizado, pode ser uma ótima solução. 

No programa, é possível criar fórmulas e gráficos dinâmicos que mostram o tempo de duração das atividades e até a porcentagem de execução. 

O legal dessa forma de diagrama de Gantt é que, conforme informações são adicionadas na planilha base, todo o gráfico é atualizado, o que economiza bastante tempo e facilita o dia a dia do gestor.  

Exemplo de Gráfico de Gantt Excel na prática

Se você quer migrar seu gráfico de gantt para uma planilha, disponibilizamos uma planilha de fácil edição. Baixe agora:

3. Gráfico de Gantt online 

Apesar do Excel trazer algumas automações que facilitam o uso, é preciso ter um certo conhecimento para montá-lo do zero, porque ele não traz campos prontos e dedicados aos projetos. 

Por isso, a melhor opção é o gráfico de Gantt online, que tem uma interface dedicada totalmente a isso, sendo necessário apenas adicionar os dados referentes as suas atividades.  

Além disso, nestas plataformas, o controle do projeto pode ser muito maior, porque é possível monitorar outros elementos juntamente com o cronograma, como custos, alocação de recursos etc.  

Assim, além de ser mais prático na hora do preenchimento, ele é o que proporciona mais vantagens à gestão de projetos, porque otimiza processos de todos os tipos.   

Exemplo da praticidade do Gráfico de Gantt online 

Gráfico de Gantt online: por que é a melhor opção?   

O gráfico de Gantt online é a melhor opção para o controle dos projetos porque todas as informações são estruturadas de modo automático. É como criar um cronograma online com maior capacidade.   

Lembra que, lá no começo do texto, nós falamos que a dificuldade do gráfico de Gantt estava justamente na organização das informações? No Gantt online você não tem esse problema!  

Assim, gerenciar os prazos, recursos e tarefas realmente se torna algo simples.  

Ainda não está convencido da praticidade que o gráfico de Gantt online pode trazer? Então, veja um exemplo do quão prático é realizar o controle das atividades em uma das melhores plataformas de Gantt online: o Artia.   

Como criar um gráfico de gantt online com o Artia?

O Artia é um software de gestão de projetos que tem diversas funcionalidades, sendo uma delas o gráfico de Gantt.  

Para utilizar este recurso, há uma aba específica para a visualização do diagrama de Gantt. Dessa forma, não é preciso formatar nem selecionar nada, porque, conforme as atividades vão sendo criadas, o gráfico é montado automaticamente.   

Então, basta preencher os elementos essenciais da atividade (início estimado, término estimado e esforço) que o gráfico estará pronto! Exemplo de gráfico de Gantt online na plataforma Artia 

Viu, bem simples, né? Por isso, o gráfico de Gantt online é a melhor opção, já que o software tem uma estrutura muito mais completa que as demais formas e permite que o Gantt fique pronto em questão de minutos! 

Além disso, no Artia você consegue ter ainda outras facilidades, como: 

  • Opção de filtrar por pasta, estado e responsável;  
  • Modo de visualização personalizado, com valor previsto para as atividades ou apenas o valor real;   
  • Possibilidade de alterar datas e responsáveis no próprio diagrama de Gantt.  

Confira uma demonstração de criar cronograma online na plataforma:  

Ficou mais fácil entender como o gráfico de Gantt pode ser a solução que faltava para a sua organização?  

Então, não deixe de conferir na prática a praticidade que só os softwares de gestão de projetos conseguem trazer. Faça já um teste grátis no Artia e veja os resultados!

Banner-trial-gratuito-cta
Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (1)

Seu e-mail não será publicado.