Imagem blog artia

Gráfico de Gantt online: aprenda a controlar o avanço dos projetos do modo mais prático

Escrito por Roberto Gil Espinha

05 dez 2022

6 min de leitura

O gráfico de Gantt, também conhecido como de cronograma gantt,  é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão de projetos, porque ele permite gerenciar todas as atividades do cronograma, otimizar o tempo de execução e monitorar o cumprimento de cada etapa.   

Mas, você ainda sente dificuldade na hora de pôr em prática ou não vê muitos resultados ao utilizá-lo? A resposta para isso pode estar no gráfico de Gantt online! 

Neste texto, você verá quais são as formas mais frequentes de fazer o diagrama de Gantt e vai entender o porquê do modo online ser o mais prático deles. Venha conferir! 

3 formas de controlar os projetos com o gráfico de Gantt 

A ideia do gráfico de Gantt é organizar os dados do cronograma (atividades e prazos) de modo mais visual, permitindo acompanhar: o status das tarefas, o tempo gasto e a sequência de atividades a ser seguida.   

Assim, para inseri-lo na gestão de projetos, basta:  

  • Listar as atividades do projeto; 
  • Identificar a relação entre as tarefas; 
  • Determinar prazos e responsáveis. 

Ter todas essas informações de forma mais visual ajuda muito no controle e no cronograma dos projetos e proporciona mais agilidade aos gestores. Mas, dependendo da forma que ele for montado, essa gestão pode ser mais ou menos trabalhosa.  

Por isso, é importante escolhê-la com atenção! As formas mais utilizadas são: manualmente, no Excel ou online. Veja detalhes sobre cada uma delas a seguir: 

1. Gráfico de Gantt manual  

Quando as formas de gestão mais visual surgiram, como o Kanban, o post-it era um dos recursos mais utilizados.  Por isso, inicialmente, os gráficos de Gantt eram feitos com eles. 

Neste modelo, é preciso ter uma folha, com o eixo vertical e o eixo horizontal já desenhados, que será o diagrama gantt em si. A partir disso, cada post-it representará uma atividade e, conforme o projeto for avançando, basta mover os papéis e atualizar o gráfico.  

Apesar de simples, o ponto negativo do gráfico de Gantt manual é que, a cada mudança mais elaborada, os papéis precisam ser refeitos. Além disso, é preciso ter muito cuidado para que nada seja perdido e as etapas não fiquem falhas.  

Exemplo prático de Gráfico de Gantt manual  

2. Gráfico de Gantt Excel 

Passando do analógico para o digital, a primeira opção é utilizar o Excel. Esta é uma plataforma bastante conhecida e, para quem já está familiarizado, pode ser uma ótima solução. 

No programa, é possível criar >fórmulas e gráficos dinâmicos que mostram o tempo de duração das atividades e até a porcentagem de execução. 

O legal dessa forma de diagrama de Gantt é que, conforme informações são adicionadas na planilha base, todo o gráfico é atualizado, o que economiza bastante tempo e facilita o dia a dia do gestor.  

Exemplo de Gráfico de Gantt Excel na prática

Se você quiser aprender o passo a passo para montar um gráfico de Gantt no Excel, nós temos um texto só para isso, não deixe de conferir!  

3. Gráfico de Gantt online 

Apesar do Excel trazer algumas automações que facilitam o uso, é preciso ter um certo conhecimento para montá-lo do zero, porque ele não traz campos prontos e dedicados aos projetos. 

Por isso, a melhor opção é o gráfico de Gantt online, que tem uma interface dedicada totalmente a isso, sendo necessário apenas adicionar os dados referentes as suas atividades.  

Além disso, nestas plataformas, o controle do projeto pode ser muito maior, porque é possível monitorar outros elementos juntamente com o cronograma, como custos, alocação de recursos etc.  

Assim, além de ser mais prático na hora do preenchimento, ele é o que proporciona mais vantagens à gestão de projetos, porque otimiza processos de todos os tipos.   

Exemplo da praticidade do Gráfico de Gantt online 

Gráfico de Gantt online: por que é a melhor opção?   

O gráfico de Gantt online é a melhor opção para o controle dos projetos porque todas as informações são estruturadas de modo automático. É como criar um cronograma online com maior capacidade.   

Lembra que, lá no começo do texto, nós falamos que a dificuldade do gráfico de Gantt estava justamente na organização das informações? No Gantt online você não tem esse problema!  

Assim, gerenciar os prazos, recursos e tarefas realmente se torna algo simples.  

Ainda não está convencido da praticidade que o gráfico de Gantt online pode trazer? Então, veja um exemplo do quão prático é realizar o controle das atividades em uma das melhores plataformas de Gantt online: o Artia.   

Exemplo prático: gráfico de Gantt online no Artia 

O Artia é um software de gestão de projetos que tem diversas funcionalidades, sendo uma delas o gráfico de Gantt.  

Para utilizar este recurso, há uma aba específica para a visualização do diagrama de Gantt. Dessa forma, não é preciso formatar nem selecionar nada, porque, conforme as atividades vão sendo criadas, o gráfico é montado automaticamente.   

Então, basta preencher os elementos essenciais da atividade (início estimado, término estimado e esforço) que o gráfico estará pronto!  

Exemplo de gráfico de Gantt online na plataforma Artia 

Viu, bem simples, né? Por isso, o gráfico de Gantt online é a melhor opção, já que o software tem uma estrutura muito mais completa que as demais formas e permite que o Gantt fique pronto em questão de minutos! 

Além disso, no Artia você consegue ter ainda outras facilidades, como: 

 

  • Opção de filtrar por pasta, estado e responsável;  
  • Modo de visualização personalizado, com valor previsto para as atividades ou apenas o valor real;   
  • Possibilidade de alterar datas e responsáveis no próprio diagrama de Gantt.  

 

Confira uma demonstração de criar cronograma online na plataforma:  

Ficou mais fácil entender como o gráfico de Gantt pode ser a solução que faltava para a sua organização?  

Então, não deixe de conferir na prática a praticidade que só os softwares de gestão de projetos conseguem trazer. Faça já um teste grátis no Artia e veja os resultados!  

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.
Comentários (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *