Value Management Office (VMO): o que é e seu impacto para a entrega de valor ao negócio

Value Management Office (VMO): o que é e seu impacto para a entrega de valor ao negócio

Escrito por Roberto Gil Espinha

15 Mar 2024

9 min de leitura

A gestão de projetos mudou bastante nos últimos anos e, cada vez mais, a priorização da mudança e a centralização no cliente passam a ser um foco importante para as empresas.

Com isso, as formas e estruturas de gerenciamento de projetos também são alteradas. E é aí que surge o VMO (Value Management Office), uma proposta mais abrangente e atual do PMO.

Quer saber mais sobre o tema? Neste artigo você verá:

O que é um VMO (Value Management Office)?

VMO (Value Management Office) é uma estrutura organizacional focada no gerenciamento de valor dos projetos realizados por uma empresa.

Isso significa, que ele funciona como um instrumento para que a organização tome decisões baseadas no benefício gerado, entregando os melhores resultados para si e para seus clientes.

Mas, não confunda! Isso não é o mesmo que PMO. Veja a diferença:

VMO x PMO: qual a diferença?

Tanto o VMO quanto o PMO são estruturas de gerenciamento de projetos. Mas, a grande diferença entre eles está no foco de cada um: o primeiro é mais voltado para a maximização do valor entregue, enquanto o segundo tem como foco a execução eficaz dos projetos.

Veja algumas das diferenças entre esses dois escritórios:

PMOVMO
FOCOProcessos de gerenciamento de projetosEntrega de valor
OBJETIVOConcluir os projetos dentro do prazo, orçamento e requisitos de qualidade estabelecidosMaximizar o valor entregue, com foco na satisfação do cliente e nos valores da organização
FUNÇÕESFornecer governança, supervisão e controle sobre projetos, indicando as melhores práticas para a execuçãoConduzir a gestão de mudança, pensar nos benefícios estratégicos e implementar a melhoria contínua

| [WEBINAR] O que é um PMO?

VMO x PMO: Qual escolher?  

O VMO é uma estrutura que surgiu mais recentemente devido a necessidade de os projetos serem mais flexíveis e centrados no cliente. Assim, vemos uma tendência de que os PMOs evoluam para VMOs, porque, ao focar no valor, a empresa ganha maturidade organizacional.

Apesar disso, muitas vezes, essas funções podem coexistir ou até serem integradas, tendo ações complementares e funcionando como um conjunto completo para a gestão de projetos.

Agora, se você deseja investir em apenas um deles, vale a pena analisar a maturidade da sua organização, o tipo de projetos que ela realiza e quais os objetivos estratégicos, considerando que:

  • VMO: ideal para empresas que buscam uma cultura focada em valor, com alto grau de maturidade e projetos complexos.
  • PMO: ideal para empresas que buscam padronizar e profissionalizar a gestão de projetos, com maturidade média e projetos mais simples.

| Leia também: análise de maturidade em projetos – o que é + como fazer

Aumentos da maturidade organizacional e entrega de valor foram termos que apareceram bastante nesse tópico e que são a base do VMO. Mas, você sabe por que essa entrega de valor é tão importante?

Por que entregar valor é importante para os negócios?

Em um contexto altamente complexo do mundo VUCA e BANI, os consumidores levam em consideração muitos fatores além do produto ou serviço ofertado. Assim, pensar no valor entregue é a melhor estratégia de sobrevivência e competitividade no mercado.

“70% dos entrevistados dizem que compram produtos de empresas com ações responsáveis e 65% buscam averiguar a origem daquilo que compram (onde é fabricado, do que é feito, como é feito)”

Mc Kinsey

Ou seja, a realidade atual exige que os produtos e serviços sejam desenvolvidos com propósitos claros e através de processos conscientes. Assim, investir em um Value Management Office é duplo sucesso, porque é bom para a empresa e é bom para o cliente.

Ao entregar mais valor, gera-se um ciclo de benefícios:

vmo value management office
Importância de implementar um VMO – Value Management Office

DICA! Como entregar valor?

Entregar valor é um processo complexo, porque envolve o planejamento estratégico da organização, extensas pesquisas de mercado, compreensão de viabilidade etc. Mas, de modo geral, podemos simplificar em:

  • Entenda o que os clientes realmente desejam e quais requisitos buscam.
  • Desenvolva soluções inovadoras e que tenham um diferencial de mercado.
  • Tenha responsabilidade com os processos e pessoas envolvidas.
  • Ofereça produtos e serviços de alta qualidade.
  • Proporcione uma experiência positiva ao cliente, desde a compra até o pós-venda.[JB6] [GM7] 

| Leia também: o guia completo para criar um planejamento estratégico que gera resultados

Se gerar mais valor traz muitos benefícios e o VMO é pautado nisso, é obvio que ele também traz uma série de vantagens para os negócios. Veja mais a seguir!

Benefícios de investir em um Value Management Office

Garantia do alinhamento estratégico

O VMO alinha os projetos com os objetivos estratégicos da organização, garantindo que os recursos sejam direcionados para iniciativas que realmente agreguem valor e levem a conquistas maiores.

Maximização do retorno sobre o investimento (ROI)

O VMO contribui para a seleção dos projetos mais promissores em termos de retorno sobre o investimento, otimizando o portfólio de projetos e reduzindo desperdícios com iniciativas secundárias.

09.-Planilha-Calculadora-de-ROI

Aumento da governança e padronização

Apesar de ser mais característico do PMO, a padronização dos processos e fornecimento de metodologias de gestão também é uma vantagem do Value Management Office. Aqui, ao elencar projetos que geram mais valor, o escritório também direciona a execução dessas iniciativas, para que a estratégia seja de fato alcançada.

Otimização do uso dos recursos

Ao focar no valor, os projetos podem ser otimizados, empreendendo recursos nas iniciativas certas e eliminando gargalos. Dessa forma, há uma alocação mais eficiente dos recursos humanos, financeiros e materiais.

Melhora no relacionamento com os stakeholders

Um escritório de projetos promove uma comunicação eficaz com todas as partes interessadas, deixando todos na mesma página em relação aos objetivos e propósitos. Isso melhora a tomada de decisão e obtém mais apoio para os projetos.

Melhoria contínua

O VMO monitora e analisa o desempenho dos projetos, identifica oportunidades de melhoria, aumenta a maturidade organizacional e promove a capacidade de inovação ao longo do tempo.

Agora que você já sabe o que é e quais as vantagens de implementar um VMO, aprenda qual é a sua estrutura e quais funções permitem que ele traga tudo isso na prática!

Qual a principal estrutura de um VMO?

O VMO é uma estrutura bastante variável, porque depende das características específicas de cada organização. No entanto, podemos trazer alguns pontos comuns:

Liderança executiva

O VMO geralmente é liderado por um executivo de alto nível, como um diretor de valor ou um diretor de projetos.

Equipe multidisciplinar

A equipe do VMO deve ser composta por profissionais especializados em gestão de portfólio, gestão de projetos, gestão de riscos, análise de negócios e outras áreas relacionadas.

Gerentes de projeto

Cada projeto ou iniciativa dentro da organização deve ser liderado por um gerente de projeto ou líder designado. Esses profissionais são responsáveis por executar as atividades do projeto de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo VMO.

Comitê de revisão de portfólio

O comitê de revisão de portfólio é responsável por avaliar e priorizar os projetos propostos com base em critérios estratégicos e de valor.

Stakeholders e patrocinadores

São as pessoas que fornecem orientação estratégica, apoio financeiro e recursos necessários para a execução dos projetos.

Ferramentas e Tecnologia

O VMO geralmente faz uso de várias ferramentas e tecnologias para facilitar a maximização do valor. Isso pode incluir software de gerenciamento de projetos, sistemas de business intelligence, ferramentas de análise de riscos, entre outras.

|Leia também: 7 melhores ferramentas de gestão de projetos

Quais as principais funções do VMO?

Um VMO geralmente deve responder às seguintes perguntas:

  • Quais são os objetivos estratégicos da organização?
  • Quais produtos e serviços auxiliarão a alcançar esses objetivos? 
  • Quais produtos e serviços já existem no mercado e quais as lacunas de oferta?
  • Quanto a organização está disposta a investir nesse interesse a curto e longo prazo?
  • Qual é a melhor utilização das capacidades financeiras e operacionais?
  • Há recursos suficientes para que a proposta seja viável?
  • Há alguma iniciativa que possa ser parada, suspendida ou adiada para aumentar o investimento?
  • O momento mais adequado para o projeto é agora?
  • Se alguma das iniciativas falhar, há um plano B?

Para isso, as principais ações que o escritório de gerenciamento de valor realiza são:

  • Seleção e priorização de projetos alinhados aos objetivos estratégicos.
  • Desenvolvimento e implementação de metodologias e processos padronizados.
  • Alocação eficiente de recursos.
  • Treinamento e desenvolvimento da equipe para as melhores práticas de gerenciamento de projetos.
  • Gerenciamento de riscos, mudanças e benefícios.
  • Preparação de relatórios e comunicação com as partes interessadas.
  • Monitoramento de KPIs e análise de dados.
  • Promoção da melhoria contínua.

Conclusão: o VMO é um agente transformador

Por meio da melhoria contínua e da promoção da aprendizagem organizacional, o VMO impulsiona a inovação e a adaptação às mudanças do ambiente. Dessa forma, ele é uma das estruturas atuais mais completas e eficazes para alcançar resultados e desenvolver projetos de impacto.

Ao implementar um VMO, as empresas aumentam o valor entregue para o cliente, melhoram sua tomada de decisão e aumentam a lucratividade, sendo este um agente de transformação e aprimoramento dos resultados organizacionais.

Se a sua empresa tem um nível elevado de maturidade no gerenciamento de projetos, essa é a sua chance de melhorar ainda mais e desenvolver projetos de sucesso.

Agora, se você sente que o seu negócio ainda não está preparado para implementar um VMO, comece melhorando as bases da sua gestão de projetos. Baixe já nosso e-book avançado de GP e dê  os próximos passos!

10.-Ebook-Guia-Avancado-da-Gestao-de-Projetos
Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.