Conheça-4-funções-de-um-gerente-projetos

De um modo geral, pode-se dizer que o Gerente de projetos é o principal responsável pelo sucesso de um projeto. No entanto, isso não quer dizer que o gerente da proposta realiza todo o trabalho físico, visto que o seu foco é assegurar o cumprimento da tarefa e atuar na resolução de eventuais problemas.

A aplicação dos processos de gestão de projetos requer um profissional organizado, com capacidade de acompanhamento de diversas situações simultâneas, habilidade para executar várias atividades, além de boa visão analítica.

Quer entender mais sobre o papel de um gerente de projetos? Então continue a leitura deste post e confira quais são as suas funções!

Principais funções de um Gerente de projetos

1. Gerir o cronograma geral

Gerir o cronograma como um todo é essencial para garantir que o trabalho será atribuído aos recursos apropriados e finalizado dentro do prazo e do orçamento estipulados. Isso exige uma boa visão dos resultados que se pretende alcançar e o que tem que ser feito para tal.

Fazer a gestão do cronograma também exige que o profissional organize as propostas, elaborando planejamentos bem claros, e consiga habilitar as demais pessoas que estão envolvidas no projeto e que são fundamentais para que ele dê certo.

2. Identificar, gerir e resolver os principais problemas

Ocupar a posição de líder significa acompanhar de perto todo o trabalho que é desenvolvido pela sua equipe — fator crucial para identificar, gerir e resolver os principais problemas que surgirem durante a execução do projeto.

Dessa forma, o profissional pode solucionar os erros em tempo hábil, evitando que ele perdure até a entrega da tarefa e acabe prejudicando o resultado final, causando insatisfação para o cliente.

Interessou saber mais sobre o Cronograma? Preparamos todo um material especial para você aqui.

3. Definir e obter métricas apropriadas

Para verificar se um projeto está andando conforme o planejado, é necessário ter parâmetros claros que ajudem a alcançar essa resposta. Por isso, também é função do gerente de projetos fazer a definição e obtenção das métricas apropriadas para certificar-se corretamente a respeito do progresso e da qualidade dos entregáveis produzidos.

4. Divulgar as informações para as partes interessadas

A comunicação é considerada o ponto fraco da maioria dos projetos. Sendo assim, é preciso contar com um processo de comunicação que seja aberto e o mais transparente possível. Com base nisso, o gerente de projetos tem que divulgar as informações da iniciativa para todas as partes interessadas.

Ao fazer com que as informações cheguem aos participantes da sua equipe de forma clara e eficiente, ele evita falhas na comunicação que possam comprometer uma ou todas as etapas da atividade.

Um software de Gestão de Projetos pode ajudar a sua empresa a cumprir os prazos e aumentar a produtividade. Confira aqui as soluções do Artia.

Vantagens para o Gerente de Projetos de utilizar um software na gestão:

Para ganhar mais praticidade no desempenho das suas funções, cada vez mais os profissionais dessa área adotam um sistema de gerenciamento de projetos que ajuda a controlar suas responsabilidades. Veja a seguir quais são os benefícios de utilizar esse recurso:

Aumenta a produtividade de toda equipe

A rotina de uma equipe responsável por projetos — principalmente a do gestor — costuma ser bem corrida e compreende o controle de muitas informações e processos relevantes. O uso de um sistema de gerenciamento diminui o índice de erros, eliminando o retrabalho, atrasos e perdas de informações. Consequentemente, há o aumento da produtividade, e a empresa passa a produzir mais e melhor.

O Gerente de Projetos controla melhor as informações

A partir do auxílio da tecnologia, pode-se agrupar os dados que de fato são indispensáveis para o bom andamento da gestão do projeto. Com isso, o gerente não precisa passar por aquela sensação de que uma informação importante está sendo esquecida.

O software para gerir projetos proporciona um controle maior sobre as informações da tarefa, possibilitando que todas as variáveis relacionadas a ela sejam consideradas.

Aprimora o monitoramento de tarefas

Uma condição imprescindível para gerenciar as atividades de um projeto é que esse processo seja feito de maneira correta e pela pessoa certa. Diante disso, o sistema ajuda o gerente não só a manter o controle de quem está fazendo o que, mas também a monitorar o progresso de cada tarefa.

Outra vantagem é que o software viabiliza a especificação daquilo que deve ser feito, em quanto tempo e como tem que ser realizado. Em função disso, há mais facilidade para delegar tarefas e aumentar a eficiência da equipe.

Elimina ruídos de comunicação

Uma das principais exigências do gerenciamento de propostas é a comunicação entre a equipe e seus membros. Ao usufruir do sistema adequado, esse ponto torna-se mais fluido e confiável, visto que aumenta a segurança das informações do projeto, garantindo que elas cheguem até as pessoas certas e autorizadas a acessá-las.

Um software favorece a avaliação de resultados para o Gerente de Projetos

A implementação do sistema para gerenciar projetos acelera a velocidade e gera consistência para os projetos desenvolvidos, reduzindo os esforços da gestão e permitindo que o gerente de projetos tenha mais disponibilidade para se dedicar à execução das atividades do seu cargo — evitando a baixa produtividade, atrasos, retrabalhos e inconsistências.

Permite mais colaboração

Como os dados podem ser acessados mais facilmente, a colaboração também é um quesito facilitado, que oportuniza e amplia a participação dos envolvidos no projeto para que possam colaborar ativamente em diversos aspectos, como o apontamento de soluções mais eficientes.

Estimula o gerenciamento múltiplo

Muitos gerentes sentem que o tempo que eles têm para produzir não é o suficiente para desenvolver um projeto, e isso se torna ainda pior quando é preciso comandar vários projetos simultaneamente — situação comum no dia a dia das organizações.

Sem adotar um software de gerenciamento, essa missão é praticamente impossível, diminuindo a qualidade final dos projetos. O sistema maximiza a efetividade do próprio gerente, que passa a ter capacidade de gerenciar múltiplos projetos simultâneos.

O gerente de projetos de projetos é uma figura de suma importância para o cumprimento e o êxito das tarefas. Nesse contexto, a implementação do sistema de gerenciamento de projetos ajuda desde a obediência de prazos até a obtenção de resultados otimizados. Contudo, para aproveitar os benefícios desse recurso, é fundamental contratar uma empresa especializada e que lhe dê todo o suporte necessário.

Quer saber mais sobre como o sistema de gerenciamento de projetos pode impactar positivamente a sua empresa? Entre em contato conosco e descubra como podemos lhe ajudar!

A importância da Gestão de Projetos

O conceito, a história, seus benefícios e porque usar Gestão de Projetos.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Tenha uma Gestão de Projetos eficiente assistindo este webinar, e confira os benefícios que sua empresa poderá ter na prática.