competências e habilidades essenciais em um gestor de projetos

O sucesso de um projeto pode ser influenciado por inúmeros fatores internos e externos em uma organização. Entre eles, um dos aspectos mais críticos para que um empreendimento possa alcançar os resultados esperados por seus stakeholders é a soma das competências e habilidades dos profissionais que o gerenciam.

Antes de continuar, no entanto, é importante ressaltar a distinção entre os dois termos. Habilidade é a capacidade técnica de um profissional desenvolver uma tarefa e, nesse caso, está diretamente relacionada à disciplina de gestão de projetos.

Por sua vez, competência é um conceito mais abrangente, que envolve não somente as habilidades de um profissional, mas também seu conhecimento, atitude e experiências anteriores, o que permite sua aplicação em diferentes áreas. Valendo-se dessas informações, conheça agora as competências e habilidades essenciais para um gestor de projetos.

Alocação de recursos

Conseguir alocar recursos escassos em múltiplos projetos ou iniciativas é uma habilidade fundamental para os gestores em mercados cada vez mais competitivos. Muitas empresas precisam executar diversos projetos ao mesmo tempo e, nesse cenário, a capacidade dos gestores de priorizar e controlar os recursos financeiros, materiais e humanos é fundamental para que as inciativas sejam realizadas de forma integral e sem prejuízos à estratégia da organização.

Construção de equipes

Saber montar um time com as pessoas adequadas para cada função também é indispensável para um gerente de projetos. Essa habilidade consiste em conhecer exatamente o perfil de profissional necessário para uma função e avaliar seu possível aproveitamento em outras atividades. Com isso, evitam-se situações como membros da equipe com tempo ocioso ou levando tempo excessivo para completar uma tarefa.

Disciplina

Essa talvez seja uma das habilidades fundamentais para qualquer gestor de projetos nos dias de hoje. Ela diz respeito à capacidade de gerenciar as restrições dos empreendimentos, como escopo, cronograma, custo e qualidade. Já sabemos que essas restrições são altamente pressionadas durante a execução, o que exige altos níveis de disciplina e concentração nos objetivos específicos do projeto para que o planejamento possa se concretizar.

Visão holística

Um gerente de projetos altamente competente dificilmente entregará resultados caso não tenha visão holística. Essa competência é intrínseca aos profissionais que levam em conta todos os aspectos relacionados à execução de um projeto e não somente alguma questão técnica fragmentada.

Em busca de uma execução harmônica, os gerentes com essa competência são capazes de reunir aspectos como o planejamento inicial, o alinhamento à estratégia da organização, a capacidade e motivação da equipe para realizar as tarefas, o atendimento das expectativas (ainda que conflitantes) de todos os stakeholders, entre outros.

Comunicação

Somente as tarefas relacionadas à comunicação em um projeto podem tomar mais de 90% do tempo de um gerente. Por isso, a capacidade de se comunicar bem é uma competência indispensável para que os gestores possam deixar claros os objetivos e prioridades do empreendimento, além de serem capazes de ouvir e interpretar o que todos os profissionais envolvidos têm a dizer.

Liderança

Outra competência fundamental para o gestor é a liderança, afinal esse é o principal papel que deve exercer durante um projeto. Ela diz respeito à capacidade de um gerente inspirar respeito e confiança nos membros da equipe para que eles se sintam motivados a completar todas as tarefas necessárias para o sucesso do empreendimento.

E você? Acredita que essas são as competências e habilidades essenciais para um gestor de projetos ou sentiu falta de alguma? Deixe seu comentário.

Acompanhamento de Projetos - o guia completo para o sucesso

Confira este eBook fundamental para gerir seus projetos e melhore os resultados.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Segundo o Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute), um quinto de toda a riqueza produzida pelas nações do mundo é investida em projetos. Saiba como ter projetos com eficiência.