Entenda o que são os entregáveis de um projeto e como definir

Entenda o que são os entregáveis de um projeto e como definir

Escrito por Roberto Gil Espinha

17 Apr 2023

7 min de leitura

Publicado  em 17 de abril de 2023

Imagem-destaque-entregáveis-de-um-projeto

Ao elaborar um projeto, você com certeza sabe qual é o objetivo final dele, certo?  

Mas, na maioria das vezes, essa meta precisa de um conjunto de esforços e leva algum tempo para ser atingida. E é aí que entram os entregáveis do projeto! Eles representam entregas menores que, em conjunto, possibilitarão finalizar o projeto com sucesso.  

Quer aprender como identificar os entregáveis do seu projeto? A gente te explica a seguir, confira!  

 

O que são entregáveis de um projeto?  

Os entregáveis de um projeto são entregas pontuais que ocorrem durante a execução. 

Um projeto possui um objetivo único, mas, para que ele seja alcançado, há uma série de atividades que precisam ser desenvolvidas. Assim, os entregáveis são resultado de algumas dessas atividades. 

Bem simples, né? Mas, apesar de não ser nada complicado, os entregáveis são elementos fundamentais para uma boa gestão de projetos. Veja por quê:  

 

Qual a importância de definir entregáveis para um projeto? 

Definir os entregáveis do projeto é muito importante para garantir que ele esteja caminhando na direção correta e que as ações realizadas correspondem às expectativas dos stakeholders 

Pensa só: em um projeto de desenvolvimento de um novo software, por exemplo, conforme as funcionalidades e atributos do sistema forem sendo criados, o cliente precisa avaliar se aquilo está de acordo com o objetivo proposto. Se ele receber apenas o produto final, pode ser que o resultado seja algo muito diferente do que ele queria e o projeto não será satisfatório.  

Por isso, o objetivo de definir entregas para o projeto é garantir a conformidade das atividades com o escopo delimitado. Além disso, os entregáveis também auxiliam o gerente a acompanhar o progresso das ações e a avaliar o status do andamento.  

Aí você pode se perguntar: mas, isso não é a mesma coisa que os marcos do projeto? Não!  

Entregáveis Vs. Marcos  

Os marcos do projeto são entregas importantes que indicam que o projeto está seguindo no caminho certo. Praticamente a mesma definição que os entregáveis, não é?   

A diferença entre eles está na função que eles têm para a gestão de projetos 

O marco representa apenas uma entrega importante, como um prazo limite para alcançar aquele resultado. Já os entregáveis, representam momentos de alinhar e repensar o desenvolvimento do projeto.  

Assim, quando um marco é alcançado no prazo, é dada continuidade no projeto, porque tudo está saindo conforme o planejado. Porém, quando um entregável é concluído, mesmo que no prazo, há a avaliação se o resultado está atendendo às expectativas dos stakeholders e se o que está sendo desenvolvido é o que foi pensado no escopo.  

Agora que você já sabe exatamente o que é um entregável do projeto e para que ele serve, é o momento de entender como definir entregáveis para o seu projeto. Acompanhe!  

Como definir os entregáveis de um projeto?  

Os entregáveis do projeto geralmente são definidos durante a fase de planejamento, porque eles são momentos pré-determinados de análise e acompanhamento do projeto.  

As entregas que devem ser aprovadas pelos stakeholders irão variar de acordo com cada projeto. Mas, no geral, para defini-las é preciso basicamente conhecer a fundo os objetivos, cronograma e recursos do projeto. 

Ao saber o que é esperado e todo o detalhamento de como se alcançará a meta, o gerente consegue ter uma visão mais completa dos pontos críticos e dos momentos mais oportunos para mudança, identificando quais serão os entregáveis.  

Como essa definição depende da análise do projeto em si, não existe um passo a passo para fazê-la. Mas, para te ajudar, separamos 3 dicas de ferramentas que podem ser muito úteis na hora de identificar e monitorar os entregáveis do seu projeto: 

 

3 ferramentas para dominar os entregáveis do projeto 

1. EAP

A EAP (estrutura analítica do projeto) divide as etapas do projeto em pacotes menores de trabalho, fornecendo mais detalhes ao gerente e possibilitando a tomada de melhores decisões.  

Assim, além de conhecer o escopo, desenvolver uma EAP antes de definir os entregáveis é uma maneira inteligente de identificar quais são as entregas de maior impacto no projeto. 

entregaveis-de-um-projeto-1

2. Kanban

Definir entregáveis ajuda o gerente a verificar se o progresso do projeto está como deveria. Por isso, ter uma ferramenta que facilite o acompanhamento das tarefas é bastante importante.  

O Kanban é um quadro visual que separa as atividades em cartões e as organiza em colunas de “não iniciado”, “em andamento” e “concluído”. Com isso, ele permite analisar rapidamente o status de cada ação e analisar se os prazos estão sendo cumpridos ou não.  

Dessa forma, se uma entrega importante não for acontecer, o gerente consegue informar o cliente com antecedência e consegue analisar mais facilmente os motivos de tal atraso. 

entregaveis-de-um-projeto-2

Quer saber mais sobre o Kanban? Baixe nosso e-book completo sobre o tema e aprenda a ter uma gestão mais visual! 

3. Matriz de rastreabilidade de requisitos

Os entregáveis servem para garantir que os requisitos do projeto sejam atendidos. Então, entender como eles se relacionam com todos os outros elementos do projeto é muito útil para ter entregas mais seguras e completas.  

Para isso, a matriz de rastreabilidade de requisitos pode ser de grande ajuda, uma vez que ela apresente a origem dos requisitos, como eles se relacionam com os elementos do projeto e se há inconsistências nas entregas. 

entregaveis-de-um-projeto-3

Quais as principais entregas de um projeto?

Apesar de termos dito que os entregáveis de um projeto variam conforme o que se deseja desenvolver, existem alguns documentos que devem ser aprovados pelos patrocinadores e clientes independentemente do objetivo do projeto. 

Assim, podemos considerar 4 entregas fundamentais: 

1. Termo de abertura de um projeto

O termo de abertura do projeto (TAP) é um documento que contém todas as informações básicas sobre o projeto, que geralmente traz:  

  • Título do projeto; 
  • Gerente de projeto responsável; 
  • Justificativa do projeto; 
  • Objetivos e metas do projeto; 
  • Descrição do projeto; 
  • Premissas do projeto; 
  • Restrições do projeto; 
  • Principais stakeholders do projeto; 
  • Riscos do projeto; 
  • Marcos do projeto; 
  • Custo e prazo estimados. 

Estes documentos devem ser assinados pelos patrocinadores e clientes, indicando que há conformidade entre o que foi solicitado e a proposta elaborada para o projeto. 

2. Cronograma

Você já ouviu a frase que tempo é dinheiro, não é? Então! O cronograma descreve os prazos previstos para conclusão das tarefas e atividades a serem realizadas e, dependendo dessas datas, vários outros elementos do projeto serão afetados.  

Por isso, os stakeholders devem ter pleno conhecimento acerca do cronograma, para que entendam as necessidades do projeto e invistam os recursos necessários para concluí-lo no prazo desejado.  

Se quiser saber como construir um cronograma completo para os seus projetos, assista ao nosso webinar gratuito:

[BANNER]

3. Planos do projeto

Um projeto envolve muitos elementos e vários deles precisam de um plano de ação previamente estabelecido. Assim, os planos das áreas de gerenciamento, como riscos, requisitos, qualidade, recursos e tempo também devem ser considerados entregáveis fundamentais de um projeto.  

Quer conhecer mais sobre as áreas de gestão de um projeto e entender o que deve ser analisado em cada uma delas? Baixe gratuitamente nossa checklist completa de gerenciamento de projetos!  

4. Entrega final

Todo projeto tem um fim, que é quando o resultado é atingido. Por isso, obviamente, que o último entregável do projeto sempre será o produto ou serviço completo 

Além desses quatro entregáveis principais, os projetos costumam trazer também relatórios de acompanhamento e protótipos, mas dependendo do projeto eles podem não aparecer.  

Agora ficou mais fácil entender o que são os entregáveis do projeto?  

Como você percebeu, os entregáveis do projeto dependem muito do planejamento. Então, para que você esteja ainda mais preparado para identificá-los, assista ao nosso minicurso completo sobre planejamento de projeto.  

Assim você garante entregas de sucesso e que realmente conseguirá alcançar na prática! 

Roberto Gil Espinha
Com mais de 20 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Finanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus processos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializaçõe em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.